Seleção Nacional de Sub-19 Masculina inicia participação no Campeonato da Europa na quinta-feira

PUB

Formação lusa está de partida para Koprivnica, na Croácia, onde irá disputar o Grupo D, do Euro 2021, frente à Croácia, França e Áustria.

Portugal tem estreia marcada no Campeonato da Europa de 2021, na quinta-feira, 12 de agosto e a Seleção Nacional mostra-se otimista mas ponderada na análise à competição, que será um momento de estreia para esta geração de atletas. Os preparativos para este Campeonato da Europa foram ultimados durante a semana, no estágio que teve lugar em Setúbal, após dois encontros amigáveis, fora de portas, frente à seleção espanhola.

Carlos Martingo, Selecionador Nacional, divulgou a convocatória final para o Campeonato da Europa, que contará com os mesmos 16 atletas que têm vindo a estar presentes em estágio desde o dia 18 de julho – “foi uma decisão difícil deixar alguns atletas de fora mas gostaríamos de deixar uma palavra de incentivo para eles que também fazem parte deste grupo” – referiu o técnico. Carlos Martingo não pode, ainda, deixar de agradecer todo o apoio que tem vindo a ser prestado a esta comitiva.

“Estamos muito satisfeito com a preparação realizada até ao momento, quer a nível de trabalho, quer a nível de condições que nos foram proporcionadas. Gostaríamos de deixar ainda uma palavra a todos os que nos acolheram, em Setúbal, agradecendo toda a disponibilidade e todo o apoio prestado. Tivemos oito jogos internacionais de muito bom nível, portanto a preparação foi muito boa, para este Campeonato da Europa, com um balanço muito positivo. O compromisso dos jogadores foi notável durante todo este período, assim como, o trabalho desenvolvido pelos mesmos, nos clubes, durante vários anos.”

“É uma competição extremamente dura e difícil, no nosso grupo temos a Croácia, que é a seleção organizadora e por natureza, uma equipa muito complicada, assim como França, que é uma potência do andebol internacional; temos ainda a Áustria, que no panorama europeu se tem vindo a afirmar. Portanto, perspetiva-se uma competição extremamente difícil mas que a iremos encarar de uma forma otimista e positiva. A nossa forma de estar é entrar em todos os jogos para ganhar, desta forma, o nosso primeiro objetivo será passar para o Main Round, sabendo de antemão que para o conseguirmos teremos que estar ao nosso melhor nível e vencer, pelo menos, dois dos três jogos da fase de grupos. Estamos muito felizes por disputarmos o Europeu e esperamos que os jogadores desfrutem desta competição e que seja a primeira de muitas nas suas carreiras. ” – rematou o Selecionador Nacional.

Portugal fará a sua estreia frente à Croácia, seleção anfitriã deste Campeonato da Europa, no dia 12 de agosto, pelas 19h30, no dia seguinte, a formação lusa enfrenta a congénere gaulesa – encontrando-se com um parcial positivo, tendo vencido dois amigáveis frente a esta seleção e perdido um – este encontro realizar-se-à pelas 17h30. O terceiro jogo da fase de grupos, será frente à Áustria, após um dia de descanso, portanto, no dia 15 de agosto, às 17h30.

No total serão 16 equipas em prova, divididas em quatro grupos, sendo que apenas as duas primeiras seleções de cada grupo seguirão em frente para o Main Round, já as restantes oito equipas irão seguir para o Intermediate Round.

A comitiva portuguesa parte amanhã, de Lisboa para Zagreb, e seguirá viagem de autocarro para uma das capitais deste Campeonato da Europa – Koprivnica – e ainda realizará um treino nesse mesmo dia, iniciando a competição no dia seguinte.

Poderá acompanhar todos os encontros da formação lusa na EHFTV.

Conheça a Convocatória da Seleção Nacional Sub-19 para o Europeu 2021.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa):
12.08.2021 – 19h30 – Croácia x Portugal
13.08.2021 – 17h30 – Portugal x França
15.08.2021 – 17h30 – Portugal x Áustria

Patrocinadores Institucionais