Campeonato 1ª Divisão Feminina: ABC UMinho e Alavarium Love Tiles em 2021/2022

PUB

Emblemas de Braga e Aveiro são mais dois a ser apresentados para a nova época desportiva.

ABC UMinho e Alavarium Love Tiles figuram no grupo de 14 equipas que irão disputar o Campeonato 1ª Divisão Feminina, na edição 2021/2022. A formação bracarense prepara-se para cumprir a terceira época consecutiva ao mais alto nível, quanto ao emblema da cidade de Aveiro, bem mais rotinado no patamar mais alto do andebol feminino em Portugal, vai voltar a tentar conquistar o título de campeão – que já conseguiu por três vezes – bem como embarcar em mais uma aventura europeia. As aveirenses têm encontro marcado com o HV Quintus, dos Países Baixos, a contar para a Women’s EHF European Cup 2021/22.

Na passada transata, a formação bracarense, terminou na 7ª posição, com 50 pontos e um registo de 654 golos marcados e 685 sofridos. Quanto ao emblema de Aveiro, lutou até ao fim pelo título mas acabou por terminar no 3º lugar, somando 72 pontos, e foi uma das duas equipas a ultrapassar a barreira dos 700 golos marcados (709) juntamente com o Madeira SAD, e 571 golos sofridos.

Expectativas e ambições

O treinador Fernando Fernandes, mostra-se feliz pelo regresso do público às bancadas do Pavilhão Flávio Sá Leite e afirma que todos no clube estão motivados para o arranque da temporada.

“A expectativa é grande, estamos motivados e ansiosos por voltar à competição. O facto de saber que os academistas estarão de novo connosco no pavilhão a apoiar-nos, deixa-nos extremamente felizes. Em relação ao Campeonato 1ª Divisão Feminina, penso que o nível competitivo subirá, com três ou quatro equipas a destacarem-se na luta pelo título.”

No que toca aos objetivos do emblema bracarense, o técnico diz que garantir a manutenção o quanto antes é o principal foco e aponta alto na Taça de Portugal.

“Os nossos objetivos passam por atingir matematicamente e o mais breve possível a manutenção. No que concerne à Taça de Portugal, queremos atingir pela primeira vez a final-four.”

Em relação à preparação para a nova época, tudo está a decorrer dentro do previsto e as atletas têm demonstrado uma entrega assinalável, como destaca Fernando Fernandes.

“A preparação está a decorrer muito bem. As atletas têm sido inexcedíveis na entrega e aplicação ao treino. Já vamos na 3ª semana de treinos com quatro jogos realizados. Na próxima semana iremos competir no Torneio de Santo Ovídio, o que permitirá atingir níveis competitivos bons para a 1ª Jornada do campeonato. A equipa é bastante jovem (com média de idades inferior à da época passada), estamos a ‘afinar’ o nosso modelo de jogo e a integrar os novos reforços nas dinâmicas da equipa.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Francisca Mirra (ex-AA Didaxis), Naíde Gonçalves (ex-CP Valongo Vouga) e Rosa Gonçalves (ex-CS Madeira).

Guarda-Redes
1. Ana Beatriz Araújo
18. Maria Costa
55. Rosa Gonçalves
99. Filipe Henriques

Centrais
6. Rita Vieira
15. Sofia Morais
22. Naíde Gonçalves
77. Ester Marques

Pontas
11. Marta Carvalho
13. Francisca Mirra
29. Joana Garcês
46. Inês Laranjeira

Laterais
5. Nádia Gonçalves
9. Daniela Castro
19. Joana Pissarra
20. Petra Silva

Pivôs
2. Francisca Araújo
27. Inês Duarte
47. Iara Saldanha

Universais
21. Margarida Cardoso

Expectativas e ambições

O Alavarium Love Tiles tem em Ulisses Pereira o novo timoneiro da equipa, que sucedeu a Carlos Neiva. O ex-Selecionador Nacional Feminino considera que a competição vai subir de patamar e fez questão de destacar alguns nomes de atletas que regressaram ao nosso pa´ís e que vêm trazer mais qualidade e experiência.

“Creio que o campeonato vai subir de nível. Após várias épocas em que as melhores jogadoras foram saindo do país, começamos a ver alguma inversão nesse sentido. Jogadoras como a Maria Pereira e Patrícia Fernandes (SIR 1º de Maio/ADA CJB) ou a Mónica Soares (Alavarium Love Tiles) regressam ao campeonato português, algumas equipas – nomeadamente o Madeira SAD e a AA São Pedro do Sul, foram ao estrangeiro contratar jogadoras de alto nível, a Patrícia Rodrigues regressa à competição depois de uma longa paragem e uma das maiores promessas do andebol feminino português, a Maria Unjanque, estreia-se no Campeonato 1ª Divisão Feminina com a camisola do SL Benfica. Por isso, espero um campeonato mais forte do que nas últimas duas/três épocas.”

O novo líder do emblema aveirense, que regressou a uma casa que bem conhece, afirma que está a trabalhar num projeto a curto/médio prazo e que o clube precisava de uma reformulação.

“Quando aceitei este desafio de regressar ao Alavarium Love Tiles, foi com o objetivo de, daqui a 3 anos, o clube dominar o andebol feminino em Portugal. Portanto, o nosso horizonte temporal é mais alargado, uma vez que estamos agora a iniciar um novo ciclo e não acredito em projetos de um ano. O Alavarium Love Tiles tem que descer um pouco à terra, reconhecer que nos últimos seis anos não ganhou qualquer título e que tem um longo trabalho pela frente para regressar aos títulos. O Carlos Neiva fez um excelente trabalho, iremos manter vários princípios de jogo mas, naturalmente, teremos que reconstruir vários aspectos do nosso modelo de jogo e, no desporto, estas coisas levam tempo. Claro que este ano queremos obter o melhor resultado possível, mas este é um projeto a três anos e é com esse pensamento que estamos a guiar o nosso trabalho.”

Quanto à preparação que tem vido a ser feita, o Alavarium Love Tiles têm vários duelos de cariz amigával agendados para que a equipa possa entrar da melhor forma na nova época.

“Começámos a treinar no dia 23 de Agosto e temos treinado diariamente. Temos jogos-treino agendados com a AA São Pedro do Sul, Sir 1º de Maio/ADA CJB, JAC Alcanena, CD Feirense e CJ Almeida Garrett e creio que estaremos numa forma razoável no início da temporada, sendo que é natural que a nossa melhor forma desportiva apenas seja alcançada numa fase mais posterior. A equipa encontra-se entusiasmada com a nova época, tem mostrado uma excelente atitude nos treinos. Temos pena de que, este ano não, podemos treinar e jogar no nosso pavilhão que é, tradicionalmente, um autêntico talismã para nós, onde os nossos adeptos costumam criar um espírito incrível.  Mas, sobretudo, a equipa percebe o enorme desafio que tem pela frente nos próximos três anos e tem mostrado uma enorme vontade de melhorar e começar aqui um caminho longo, mas, que esperamos, que seja de sucesso.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Constança Sequeira (ND Santa Joana Maia), Érika Siqueira (AA São Pedro do Sul), Leonor Gonçalves (ex-ARC Alpendorada), Mónica Soares (ex-BM Porriño).

Guarda-Redes
12. Andreia Madaíl
16. Maria Antunes
24. Andreia Costa

Centrais
7. Eulália Silva
14. Constança Sequeira

Pontas
4. Catarina Soares
5. Sara Rodrigues
10. Maria Ferreira
20. Inês Leite
23. Carolina Monteiro
34. Leonor Gonçalves
95. Érika Siqueira

Laterais
9. Diana Oliveira
11. Mónica Soares
17. Carolina Justino
99. Ana Silva

Pivôs
8. Joana Trindade
15. Shayane Oliveira
21. Juceleyde Cabral
22. Soraia Fernandes

Universais
55. Ana Martins

Boa sorte, ABC UMinho e Alavarium Love Tiles!

Patrocinadores Institucionais