Campeonato 1ª Divisão Feminina: ARC Alpendorada e AA São Pedro do Sul em 2021/2022

PUB

Primeiras duas equipas apresentadas para a nova época desportiva, da maior competição de clubes femininos em Portugal.

ARC Alpendorada e AA São Pedro do Sul são duas das 14 equipas que irão figurar na edição 2021/2022 do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

A temporada passada correu de feição ao ARC Alpendorada, que terminou a época na 4ª posição, com 62 pontos e com um registo de 612 golos marcados e 550 sofridos. A equipa do concelho de Marco de Canaveses tem pela frente o primeiro objetivo da temporada já no próximo sábado, que passa por conquistar a Supertaça, diante do Madeira SAD. Na nova época, o ARC Alpendorada irá ainda disputar a EHF European Cup e terá pela frente as espanholas do Rocasa Gran Canaria, na Ronda 2 de Qualificação.

Já a AA São Pedro do Sul, em 2020/2021 – época em que subiu ao patamar mais alto do andebol feminino em Portugal – conseguiu garantir a manutenção, terminado na 12ª e antepenúltima posição, com 41 pontos e com um registo de 500 golos marcados e 592 sofridos.

Expectativas e ambições

Alexandre Monteiro, treinador que colocou o ARC Alpendorada pela primeira vez nas competições europeias, traça o perfil daquilo que, na sua opinião, será o Campeonato 1ª Divisão Feminina em 2021/2022.

“Penso que vai ser um campeonato equilibrado e muito competitivo para todos os clubes alcançarem os seus diferentes objetivos. O próprio modelo competitivo este ano ao mudar, no que à questão das descidas de divisão se refere, vai criar uma maior pressão junto de todos os clubes já que todos os pontos se tornam decisivos e não há forma de, posteriormente, serem recuperados, uma vez que é um campeonato a duas voltas sem fase seguinte. Para os lugares cimeiros também prevejo uma luta equilibrada, visto haver um conjunto de equipas que se reforçaram bastante (SL Benfica e SIR 1º de Maio/ADA CJB), ou outras que mantiveram a base de trabalho com reforços para determinadas posições (Alavarium Love Tiles e Madeira SAD), além de outros emblemas com fortes tradições no Campeonato 1ª Divisão, que poderão ter uma palavra a dizer nesta luta.”

Em termos de objetivos, o treinador de 38 anos, refere que para cada competição em que a equipa está inserida, foi traçado um objetivo diferente.

“O principal objetivo do ARC Alpendorada é a manutenção no Campeonato, tendo, no entanto, a ambição e o desejo de ganhar todos os jogos onde estamos inseridos em busca do melhor lugar possível. Na Supertaça, e tendo em conta que é apenas um jogo, temos ambição de ganhar o troféu, sabendo que vamos enfrentar o Campeão Nacional e o recordista de títulos da prova. Na Taça de Portugal, tentaremos ir o mais longe possível com o sonho de repetir uma Final Four, sabendo que o próprio sorteio tem uma influência grande no que ao objetivo final desta competição diz respeito. Quanto à EHF European Cup, penso que o sorteio não foi favorável, mas tentaremos dar o nosso melhor para dignificar o clube e as próprias equipas portuguesas nas competições internacionais.”

Alexandre Monteiro fala ainda das mudanças que o plantel sofreu para a nova temporada e de como está a decorrer a preparação.

“Sofremos uma grande restruturação na presente época, com diversas saídas e com entrada de 11 novas jogadoras no plantel. Todo este trabalho de integração das novas jogadoras e criação de rotinas leva o seu tempo, no entanto, estamos afincadamente a trabalhar com o objetivo de nos tornarmos uma equipa competitiva, e para estar na melhor forma possível já no dia 19 de setembro, para o encontro da Supertaça.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Ana Silva (ex-Maiastars), Alice Ferreira (ex-Maiastars), Ana Miranda (ex-Alavarium Love Tiles), Beatriz Figueiredo (ex-Colégio de Gaia Toyota), Filipa Soares (ex-ND Santa Joana Maia), Francisca Machado (ex-BECA), Maria Nunes (ex-Juve Lis), Mariana Ramada (ex-Maiastars), Rebeca Freitas (ex-ABC UMinho), Rita Alves (jogadora livre) e Sofia Jesus (ex-Colégio de Gaia Toyota).

Guarda-Redes
11. Filipa Soares
12. Alice Ferreira
16. Rita Guimarães

Centrais
10. Josefina Rodrigues
13. Ana Miranda
31. Sara Brás

Pontas
5. Ana Dias
6. Maria Nunes
9. Rebeca Freitas
40. Ana Silva
78. Catarina Reis
88. Ana Silva

Laterais
20. Francisca Machado
32. Beatriz Figueiredo
33. Rita Alves
46. Cristiana Vieira

Pivôs
2. Sofia Jesus
4. Mariana Ramada
15. Margarida Fagunes

Expectativas e ambições

Ana Seabra assumiu o comando técnico da AA São Pedro do Sul e vai tentar garantir a manutenção o quanto antes e diz que esse é objetivo principal da equipa.

“A expectativa é que seja uma época tranquila relativamente à situação da pandemia, de forma a que tudo corra com normalidade, e que nos permita realizar um campeonato regular e mais competitivo do que no ano anterior. O principal objetivo é mantermo-nos na 1ª divisão e conseguirmos ser uma equipa mais competitiva.”

A nova treinadora da formação de São Pedro do Sul mostra-se ainda satisfeita com o desempenho das jogadoras na pré-temporada.

“A preparação tem sido satisfatória com o grupo ambicioso e com muitas caras novas, mas a corresponder ao trabalho que tem vindo a ser realizado. A equipa encontra-se a trabalhar de forma motivada, apesar de ainda faltarem alguns elementos para completar o plantel, mas penso que até à data têm dado um bom feedback de progressão e desenvolvimento.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Ana Rodrigues (ex-CB Porriño), Anna Carolina (ex-ES Pinheiros), Beatriz Correia (jogadora livre), Carla Ferraz (ex-AABB Bauru), Isandra Semedo (ex-Clube Desportivo ABC), Kássia César (ex-Alavarium Love Tiles), Kiara Tavares (ex-ex-Clube Desportivo ABC), Marilene Domingues (ex-S.Bernardo UNIB), Wendy Silva (ex-Corinthians Guarulhos).

Guarda-Redes
1. Gabriella Almeida
12. Isabela Ferrarin
16. Carla Ferraz
24. Isandra Semedo

Centrais
5. Catarina Páscoa

Pontas
9. Nathália Fraga
10. Kiara Tavares
13. Catarina Lima
23. Marilena Domingues
98. Wendy Silva

Laterais
6. Tâmara Santos
11. Anna Caroline
17. Eva Paredes
18. Kássia César

Pivôs
8. Beatriz Correia
25. Bárbara Rodrigues

Universais
2. Ana Rodrigues
7. Maria Coelho
19. Bruna Dias
22. Carolina Sousa
55. Matilde Brazeta

Boa sorte, ARC Alpendorada e Academia São Pedro Sul!

Patrocinadores Institucionais