Campeonato 1ª Divisão Feminina: CA Leça e CJ Almeida Garrett em 2021/2022

PUB

Apresentadas mais duas equipas para a nova época desportiva, na maior competição de andebol feminino em Portugal.

CA Leça e CJ Almeida Garrett são dois dos emblemas que irão figurar no Campeonato 1ª Divisão Feminina, na edição 2021/2022.

Na passada época, a formação oriunda de Leça da Palmeira, terminou a época na 10ª posição, com 46 pontos e um registo de 516 golos marcados e 579 sofridos. Já o Clube Jovem Almeida Garrett foi, esta temporada, promovido ao maior escalão de andebol feminino, ao sagrar-se Vice-Campeão da 2ª Divisão Feminina, atrás do SIM Porto Salvo. Curiosamente, estas duas equipas encontram-se na primeira jornada, do Campeonato 1ª Divisão Feminina, no Municipal de Gaia, onde o Almeida Garrett receberá o CA Leça.

Expectativas e ambições

Pedro Borges, técnico que se mantém ao leme da formação de Leça da Palmeira, assume algum receio em relação à pandemia mas continua positivo em relação ao futuro: “Para esta época, a maior expectativa é saber se vamos conseguir ter uma época normal, sem isolamentos, sem confinamentos e sem jornadas duplas semanalmente. O CALE pretende realizar um campeonato tranquilo, consolidando todos os processos que iniciámos há dois anos e melhorando as qualidades e experiência das nossas atletas.”

O treinador assume ainda uma grande aposta na formação e uma grande motivação para a nova época: “Vamos continuar a apostar maioritariamente em atletas formadas no clube mais a inclusão de uma atleta estrangeira com características que faltavam na nossa equipa. Os objetivos desportivos passam por tentar alcançar a metade superior da tabela classificativa e na Taça de Portugal atingir a final four. A preparação da equipa está na segunda semana e corre como planeado, as atletas estão muito motivadas e ansiosas para iniciar a competição.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Cátia Ferreira (ex-AC Lusitanos), Mariana Moreira (ex-CA S. Félix da Marinha), Filipa Costa (ex-Colégio de Gaia), Beatriz Pesqueira (ex-Palmilheira), Beatriz Barradas (ex-Académico FC) e Francinete Carneiro (ex-Conrinthians)

Guarda-Redes
1. Bárbara Ferreira
12. Mariana Gonçalves
16. Beatriz Barradas
35. Helena Cruz

Centrais
2. Íris Jorge
6. Cátia Ferreira
9. Filipa Costa
22. Mariana Almeida

Pontas
7. Juliana Moreira
10. Catarina Oliveira
17. Beatriz Prata
19. Madalena Barbosa
20. Diana Gomes

Laterais
3. Beatriz Barros
8. Mariana Moreira
13. Vera Monteiro
18. Sheila Langa
31. Francinete Carneiro

Pivôs
4. Patrícia Rocha
11. Ana Frade
14. Beatriz Pesqueira
15. Filipa Ventura
33. Inês Magalhães

Expectativas e ambições

Ricardo Pereira, treinador que orienta a formação do CJ Almeida Garret acredita no regresso à normalidade: “Esperamos, acima de tudo, que seja um campeonato sem os sobressaltos dos últimos dois anos. Desportivamente, neste ano de regresso à primeira divisão, estamos convictos de que será um campeonato difícil e extremamente competitivo, que vai ser, para nós, um exercício de superação constante.”

Sobre os objetivos da sua equipa, o técnico afirmar querer cimentar um lugar no Campeonato 1ª Divisão Feminina: “Os objetivos passam por continuar a trabalhar para o crescimento do clube, e procurar, jogo a jogo, ir conquistando os pontos que nos permitam manter na 1ª Divisão no final da época, consolidando, cada vez mais, o lugar do C.J. Almeida Garrett no panorama do andebol feminino.”

Em relação à preparação, Ricardo Pereira, acredita que a sua formação está muito motivada para este desafio: “A preparação até agora tem correspondido às nossas expectativas, e as atletas têm sido incansáveis no trabalho diário, e têm assimilado as ideias que lhes temos transmitido, e temos a certeza que dia 25 vão estar à altura do primeiro desafio. Temos uma equipa jovem e irreverente, um grupo que trabalha junto há já vários anos, o que facilita a integração e o entrosamento a quem chega de novo. Estão todas elas motivadas e ansiosas para iniciar a competição e mostrar a sua qualidade.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Inês Braga (ex-CALE), Rafaela Vieira (ex-ARC Alpendorada), Ana Marcelino (ex-CALE), Filipa Barbosa (ex-Colégio de Gaia), Ana Soares (ex-ARC Alpendorada) e Sofia Gonçalves (ex-ARC Alpendorada)

Guarda-Redes
1. Rita Lello
24. Sofia Rego
47. Irina Vieira

Centrais
13. Liliana Rodrigues
22. Filipa Barbosa
33. Sara Moura
99. Tânia Ferreira

Pontas
2. Inês Martins
9. Raquel Oliveira
10. Joana Rodrigues
14. Liliana Pimenta
23. Ana Soares

Laterais
3. Márcia Gomes
5. Inês Braga
6. Francisca Nunes
17. Rafaela Vieira
31. Sofia Gonçalves

Pivôs
11. Isabel Pineu
18. Ana Marcelino
41. Catarina Brasão

Boa sorte CA Leça e CJ Almeida Garrett!

Patrocinadores Institucionais