Campeonato 1ª Divisão Feminina: CS Madeira e Colégio de Gaia Toyota em 2021/2022

PUB

Mais duas equipas apresentadas para a nova época desportiva, na maior competição de andebol feminino em Portugal.

CS Madeira e Colégio de Gaia Toyota são dois dos emblemas que irão figurar no Campeonato 1ª Divisão Feminina, na edição 2021/2022.

Na passada época, a formação madeirense, terminou na 6ª posição, com 50 pontos conquistados em 26 jogos realizados e um registo de 607 golos marcados e 628 sofridos. Quanto ao emblema de Vila Nova de Gaia, garantiu o lugar imediatamente acima, o 5º posto, somando 57 pontos, 606 golos marcados e 536 sofridos.

Expectativas e ambições

Marco Freitas, treinador do Club Sports Madeira, admite que a época vai ser mais desafiante para todas as equipas e garante que quer manter o emblema insular entre a elite do andebol feminino português.

“A reestruturação da competição origina a descida de três ou quatro equipas, este facto certamente trará mais competitividade e uma luta enorme por parte das equipas menos apetrechadas. Como sempre participamos com o objectivo de vencer e ultrapassar os nossos adversários, estamos cientes das dificuldades que iremos enfrentar e acima de tudo queremos manter o clube no patamar mais elevado do andebol feminino.”

No que toca à preparação, o treinador da equipa oriunda da Madeira, diz ainda que algumas jogadoras mais jovens têm ajudado a consolidar os processos antes do início da temporada.

“A preparação da equipa tem decorrido dentro da normalidade, procuramos, como é habitual neste período, melhorar os índices físicos e consolidar alguns processos técnico/tácticos. Neste momento ainda temos algumas lacunas no plantel e estamos a tentar colmatar as mesmas com a integração de alguns atletas da nossa formação. Todos estamos cientes das grandes dificuldades que iremos enfrentar e temos procurado dentro do grupo que o foco seja comum de forma a ultrapassar com sucesso as adversidades.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Eduarda Costa (ex-CD Perestrelo), Matilde Henriques (ex-Madeira SAD) e Sofia Ferreira (ex-Madeira SAD).

Guarda-Redes
1. Ana Pontes
41. Sara Vasconcelos

Centrais
8. Sofia Ferreira
19. Eduarda Costa
23. Carolina Rodrigues
37. Leonor Abreu

Pontas
4. Cláudia Aguiar
9. Vera Freitas
20. Petra Nóbrega
25. Catarina Ascenção

Laterais
5. Matilde Henriques
6. Sandra Ramos
7. Patrícia Correia
13. Sara Sousa
95. Joana Semedo

Pivôs
10. Francisca Abreu
21. Jéssica Gouveia
24. Alicia Turini

Universais
2. Andreia Andrade

Expectativas e ambições

Paula Marisa Castro, treinadora do Colégio de Gaia Toyota, faz também questão de realçar o novo modelo competitivo, considerando que isso fará com que haja mais equilíbrio entre as 14 equipas em prova, e diz que quer voltar a colocar o emblema gaiense no topo. “Esta época o campeonato será mais competitivo. Haverá mais equilíbrio entre os candidatos ao título, o mesmo acontecendo com as equipas que irão lutar para não descer de divisão. A nossa equipa irá disputar cada jogo como se de uma final se tratasse. Para tal, terá de se superar em todos os momentos seja qual for o seu adversário. Como objetivo global, atendendo a que vivemos tempos de reconstituição do plantel porque perdemos muitas titulares depois de termos sido campeões em 2017 e 2019, será competir jogo a jogo, por forma a atingirmos no final uma classificação próxima da imagem do clube conquistado nos últimos 35 anos.”

Em termos de preparação, a líder do Colégio de Gaia Toyota afirma que é preciso tempo para integrar as novas jogadores nos ideais de jogo da equipa mas que tudo está a correr dentro do previsto. “A planificação tem sido cumprida conforme estava planeada. A equipa tem dado uma excelente resposta ao trabalho que lhe tem sido proposto. Este ano também saíram algumas jogadoras como tem acontecido todos os anos e os reforços têm respondido e assimilado bem os nossos conceitos de jogo. É preciso tempo para criar rotinas e construir o modelo de jogo que mais se adequa às características das jogadoras.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Ana Silva (ex-ARC Alpendorada), Carolina Nogueira (ex-DAC), Daniela Mendes (ex-Alavarium Love Tiles), Filipa Baptista (ex-Académico FC) e Joana Rocha (ex-Maiastars).

Guarda-Redes
1. Carolina Nogueira
12. Ana Ferreira
16. Sofia Vieira

Centrais
88. Ana Araújo

Pontas
4. Ana Abreu
17. Nair Pinho
21. Catarina Silva
23. Patrícia Resende
24. Filipa Baptista
44. Rita Rodrigues
77. Sara Andrade

Laterais
5. Joana Rocha
9. Catarina Ruela
19. Ana Silva
33. Mariana Rocha
42. Patrícia Vieira

Pivôs
3. Mariana Pereira
7. Bebiana Sabino
14. Helena Soares

Universais
32. Daniela Mendes
55. Maria Santos

Boa sorte, CS Madeira e Colégio de Gaia Toyota!

Patrocinadores Institucionais