Campeonato 1ª Divisão Feminina: Juve Lis e Madeira SAD em 2021/2022

PUB

A maior competição de andebol feminino em Portugal com mais duas equipas que completam o lote de 14 na edição 2021/2022.

Juve Lis e Madeira SAD são dois dos emblemas que irão figurar no Campeonato 1ª Divisão Feminina, na edição 2021/2022.

Em 2020/2021, a formação leiriense fez um grande início de Campeonato mas acabou por terminar na 8ª posição, com 49 pontos e um registo de 610 golos marcados e 631 sofridos. Já a turma madeirense, orientada por António Florido, conquistou o título de Campeão Nacional, com 72 pontos, 772 golos marcados e 575 sofridos, e venceu ainda a Taça de Portugal, numa prova realizada em Vila Real, batendo o ARC Alpendorada na final. Este domingo, o ARC Alpendorada acabou por ser mais forte e derrotou o Madeira SAD conquistando assim a primeira Supertaça da sua história.

Expectativas e ambições

Diogo Guerra, que se mantém ao comando da Juve Lis, mostra-se ponderado na análise à próxima época mas também otimista em relação à evolução da sua equipa: “A época 2021/22 irá ser uma época de renovação, para grande parte das equipas do Campeonato 1ª Divisão Feminina. Têm havido muitas mudanças, e a maioria das equipas tem se reforçado bastante, por isso prevejo que as equipas da parte de cima da tabela irão estar mais fortes, e do 4º/5º lugar para baixo irá ser tudo muito disputado e, com certeza, como aconteceu no ano passado, penso que irá haver margem para algum outsider aparecer. No que diz que respeito aos objetivos para a nossa equipa, passa por garantir a manutenção, e após isso, garantir a melhor posição possível, sabendo de antemão que a tarefa será mais difícil que o ano anterior. Tivemos saídas significativas de atletas, que estavam identificada com a nossa forma de jogar, o que nos vai obrigar a mudanças, mas isso não nos assusta. Para nós é um ótimo momento para melhorar, fazer crescer e evoluir, atletas, treinadores, e modelo de jogo.”

Sobre a preparação da formação de Leiria, o técnico destaca de sobremaneira a Direção do clube: “Relativamente à nossa preparação, as coisas estão a decorrer dentro do previsto, agradecemos desde já o esforço que a direção tem feito para fortalecer a equipa, não só com jogadoras, mas com equipa técnica e dirigentes prontos a ajudar. Mas também com competição e meios, para melhoramos as condições de treino para nós e para as nossas atletas. Neste momento encontramo-nos a meio da preparação, pois mais uma vez deparamo-nos com um calendário muito difícil de gerir, fazemos o primeiro jogo a 25 de setembro e depois paramos 3 semanas, o que nos obriga a fazer uma gestão mais cuidadosa do planeamento desta etapa importantíssima do ano.”

O treinador, de 38 anos, afirmou-se otimista em relação à sua equipa e aos níveis anímicos da mesma: “De momento a equipa encontra-se melhor do que seria a nossa expectativa, tendo em conta o pouco trabalho com bola que temos feito e os efeitos da carga que se apresentam duradouros, o que é um excelente indicador para as novas atletas e para o que grupo – que está a responder positivamente. Ainda temos algumas atletas, a regressar de férias, e outras novas no clube, que exigem um cuidado redobrado, para garantir a sua segurança em campo, e para se adaptarem o mais rápido possível as novas ideias. A verdade é que grande parte das equipas não são profissionais, mas a exigência é, quer seja para garantir qualidade e performance no jogo, quer para garantir a segurança das atletas, o andebol feminino tem potencial, para um grande salto qualitativo, mas precisa de apoio e dinâmica das estruturas federativas e associativas, para isso acontecer.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Joana Gomes (ex-Batalha AC), Ana Pedrosa (ex-Batalha AC), Inês Pires (ex-Batalha AC), Laura Guerra (ex-Batalha AC), Moranca Ngonga (ex-SL Benfica)

Guarda-Redes
12. Juliana Monteiro
16. Luana Ligeiro
24. Sofia João
32. Mafalda Nobre

Centrais
5. Joana Gomes
10. Bianca Carvalho

Pontas
3. Mariana Carolino
4. Ana Fonseca
9. Maiara Monteiro
11. Irina Pires
19. Laura Guerra

Laterais
7. Inês Pires
8. Andreia Cardoso
14. Beatriz Santos
17. Joana Oliveira
22. Bárbara Ferreira
25. Moranca Ngonga
26. Patrícia Mendes

Pivôs
2. Sara Gonçalves
6. Ana Pedrosa
13. Maria Brites

Expectativas e ambições

António Florido, treinador que continuará ao leme do Madeira SAD, na próxima temporada, reconhece que o Campeonato será bastante equilibrado e competitivo: “Entre quatro ou cinco equipas, no que diz respeito à disputa pelo título; esperamos um campeonato mais regular e sem paragens derivadas de fatores externos, como foi caso da pandemia que causou um último campeonato atípico, em que conseguimos superar as adversidades e conquistar o título. O Madeira SAD espera estar preparada para esta competição, repetindo a conquista alcançada na época transata e apresentando a melhor performance em todos os jogos.”

Sobre a preparação da formação insular, o técnico destaca que as suas atletas estão preparadas para o futuro: “Iniciámos os treinos com regularidade a 30 de agosto – o foco será o campeonato, a taça e as competições europeias. A equipa encontra-se motivada e a trabalhar dentro das expectativas, temos um excelente grupo de trabalho que irá colocar dificuldades a qualquer adversário que enfrente.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Ângela Pessoa (ex-ARC Alpendorada), Danielle Joia (ex-UKS Varsovia), Laura Fernandes (ex-CS Madeira), Suelma Soares (ex-AD Sanjoanense) e Topic Sladjana (ex-Puerto del Carmen)

Guarda-Redes
1. Nádia Nunes
16. Anastasia Lintitchi
25. Mariana Silva
99. Suelma Soares

Centrais
9. Mariana Azevedo
14. Laura Fernandes
55. Danielle Joia

Pontas
3. Catarina Silva
8. Tânia Rodrigues
10. Júlia Figueira
23. Neide Duarte
61. Luana Jesus

Laterais
6. Cristiane Silva
15. Maria Duarte
18. Francisca Henriques
19. Ângela Pessoa
95. Greyce Santos

Pivôs
5. Maria Nunes
11. Sofia Ferreira
77. Sladjana Topic

Boa sorte, Juve Lis e Madeira SAD!

Patrocinadores Institucionais