Campeonato 1ª Divisão Feminina: Maiastars e SIM Porto Salvo em 2021/2022

PUB

Na reta final de apresentação das 14 equipas que compõem a maior prova de andebol feminino nacional, na época 2021/2022.

Maiastars e SIM Porto Salvo são dois dos emblemas que irão figurar no Campeonato 1ª Divisão Feminina, na edição 2021/2022.

Em 2020/2021, a formação maiata terminou a sua participação no Campeonato na 9ª posição, com 46 pontos e um registo de 606 golos marcados e 654 sofridos. Já a turma lisboeta, conquistou o título de Campeã Nacional da 2ª Divisão, tendo ainda estado presente na Final Four da Taça de Portugal, onde foi afastada da final pelo ARC Alpendorada, perdendo o encontro por 25:23.

Expectativas e ambições

Paulo Costa, treinador do Maiastars, referiu que o equilíbrio será a palavra de ordem mas que a sua equipa lutará durante toda a época por bons resultados: “Poderá ser um campeonato muito equilibrado, à semelhança do que foi na época transata, com uma grande incerteza nos resultados. O Maiastars trabalha sempre para vencer jogo a jogo. Assim, é com esse objetivo que vamos encarar a toda a época, lutando para que essa seja sempre uma realidade.”

Sobre a preparação da sua formação e a expectativa para o início do Campeonato, o técnico refere que esta se encontra um pouco ansiosa: “Fizemos uma preparação que achamos adequada à equipa e aos desafios e obstáculos com que nos vamos deparar ao longo da época. A equipa encontra-se com alguma ansiedade, pois todos queremos competir o mais rápido possível.” – destacou.

Plantel 2021/2022

Reforços: Helena Resende (ex-FC Pedras Rubras), Mariana Gomes (ex-FC Pedras Rubras), Maria Cálix (ex-ARC Alpendorada), Cláudia Moreira (ex-CAB CRD), Vera Costa (ex-ADA Colégio João de Barros), Ana Magalhães (ex-FC Pedras Rubras), Mariana Rocha (ex-CA São Félix da Marinha), Luciana Rebelo (ex-CD Feirense) e Beatriz Lopes (ex-FC Pedras Rubras)

Guarda-Redes
12. Maria Cálix
16. Diana Teixeira
24. Helena Resende
29. Valeriia Golerova
63. Beatriz Lopes

Centrais
3. Ana Magalhães
6. Sara Borges
7. Maria Figueiredo
22. Ana Reis
46. Sofia Gomes

Pontas
2. Carolina Sousa
4. Joana Silva
9. Vera Costa
26. Catarina Silva
34. Mariana Rocha
88. Sara Sousa

Laterais
5. Mariana Gomes
10. Maria Cerqueira
15. Luciana Rebelo
27. Nathalia Baliana
32. Bárbara Mendes
38. Cláudia Moreira

Pivôs
18. Dulce Oliveira
43. Maria Mendes
77. Eloise Desile

Expectativas e ambições

Paulo Santos, técnico da formação do SIM Porto Salvo, mostrou-se muito otimista em relação à próxima época: “A expectativa é a mais elevada possível: realizar grandes jogos, jogar e tentar sempre ganhar às melhores equipas nacionais, elevar os nossos conhecimentos técnicos e táticos e pôr-nos à prova,
como equipa e como clube de formação de nível nacional. Os objetivos de um clube que sobe de divisão, são sempre manter-se na 1ª divisão, consolidando o
nosso ritmo competitivo, que vem desde os escalões de formação. Como não há duas sem três, gostaríamos de voltar a disputar a Final Four da Taça.”

O treinador considera também que, apesar da preparação ter começado um pouco tarde, está a correr da melhor forma possível e a sua equipa está determinada em começar da melhor forma: “Devido a termos acabado a época passada, muito tarde (18 de Julho), necessitamos de atrasar um
bocadinho o início desta época, no entanto desde que começamos (a 25 de Agosto), a preparação tem corrido da melhor maneira, com trabalho diário e um forte empenho de todas as nossas jogadoras (as da época passada e todas as novas jogadoras). Um ponto negativo na nossa preparação foi não termos conseguido realizar o nosso Torneio, por falta de equipas com condições para participar. A equipa encontra-se numa fase de adaptação às novas jogadoras e a um ritmo competitivo muito forte como é o da 1ª Divisão. Estamos numa 2ª fase da preparação já mais específica, preparando a 1ª jornada, com o objetivo claro de disputar e ganhar este 1º jogo, aproveitando a pausa de seguida para proceder a ajustes que sejam necessários realizar.”
– terminou Paulo Santos.

Plantel 2021/2022

Reforços: Cláudia Correia (ex-SL Benfica), Madalena Silva (ex-SL Benfica), Marina Rocha (ex-NAAL Passos Manuel), Miriam Almeira (ex-Assomada), Sara Pinho (ex-NAAL Passos Manuel), Soraia Almeida (ex-Assomada), Iara Silva (ex-SL Benfica), Rita Oliveira (ex-SL Benfica), Beatriz Torcato (ex-NAAL Passos Manuel), Carolina Saldanha (ex-Sant Joan) e Julie Corrout

Guarda-Redes
1. Maria Inês Pereira
11. Ana Martins
12. Iara Silva
24. Marina Rocha
33. Soraia Almeida

Centrais
2. Ana Margarida Viveiros
7. Rita Califórnia
30. Carlota Felizardo

Pontas
3. Beatriz Figueiredo
4. Maria Catarina Antunes
6. Oxana Esteves
17. Julie Corrout
18. Raquel Califórnia
19. Cláudia Moniz
21. Leonor Dionísio
25. Rita Oliveira
26. Ana Marta Ribeiro
38. Madalena Ramos
44. Carolina Saldanha

Laterais
10. Sara Pinho
13. Joana Pires
15. Cláudia Correia
20. Miriam Almeida
22. Íris Gonçalves
31. Sílvia Delgado
36. Carina Lima
40. Bruna Veloso

Pivôs
5. Margarida Ribeiro
8. Madalena Silva
34. Beatriz Torcato

Boa sorte, Maiastars e SIM Porto Salvo!

Patrocinadores Institucionais