Campeonato Placard Andebol 1: As cores de ABC UMinho

PUB

Equipa bracarense é a primeira a ser apresentada para a nova época 2021/2022.

O ABC UMinho é um dos históricos emblemas do andebol português e volta a competir ao mais alto nível no Campeonato Placard Andebol 1, em 2021/2022. A equipa da cidade de Braga apresenta-se para a nova temporada com o tradicional equipamento amarelo e negro.

Na época passada, a formação orientada por Jorge Rito terminou na 9ª posição, com 54 pontos e com um registo de 796 golos marcados e 808 golos sofridos.

Expectativas e ambições

O líder do ABC UMinho, Jorge Rito, diz que a equipa está motivada para encarar a nova época e espera superar a época passada, no que toca à classificação, destacando ainda aquele que considera ser o fator mais decisivo da próxima temporada.

“O reencontro dos jogadores com o público será o fator mais marcante da época que se aproxima. A possibilidade de podermos sentir os espectadores no nosso pavilhão e sabermos que estamos ali para lhes dar alegrias será a grande motivação dos jogadores e treinadores do ABC UMinho. Quanto ao campeonato em si, penso que manterá o padrão da época passada. Um primeiro grupo de três equipas que irão lutar pelo título (FC Porto, Sporting CP e SL Benfica), um segundo grupo onde estarão equipas com ambição para ficar nos seis primeiros lugares (ABC UMinho, CF Os Belenenses, Águas Santas Milaneza, Madeira SAD, Póvoa AC) e finalmente um último grupo composto por equipas que irão lutar pelas restantes posições. O ABC UMinho vai competir para ficar nos seis primeiros lugares do Campeonato Placard Andebol 1 e chegar à Final Four da Taça de Portugal será também uma meta ambicionada.”

O técnico de 58 anos, que se prepara para cumprir a sétima época consecutiva ao leme do clube minhoto após regresso, explica como tem decorrido o período de pré-temporada.

“A planificação da pré temporada tem sido cumprida tal como estava estabelecida. Iniciámos os treinos no dia 9 de agosto. Estamos a cumprir a quarta semana de treinos e já realizámos 32 treinos e 3 jogos amigáveis. Os treinos têm decorrido, alternadamente, entre o Pavilhão Flávio Sá Leite, Praia da Apúlia e o Ginásio Sports Place. No final desta quarta semana iremos participar no Torneio da Póvoa de Varzim e ainda teremos mais um jogo de treino antes da 1ª jornada do Campeonato.”

Por fim, Jorge Rito não deixou de destacar a saída de alguns atletas para outras equipas e o inerente processo de reação.

“Quando se perdem jogadores influentes todos os anos, o trabalho subjacente à construção de uma equipa torna-se mais complicado. Estamos neste momento nesse caminho, procurando criar vínculos de união entre todos, ao mesmo tempo que vamos construindo o modelo de jogo apropriado às características dos nossos jogadores.”

Plantel 2021/2022

André José e Erekle Arsenashvili são as principais ausências do ABC UMinho para a nova temporada. Os dois atletas transferiram-se para o Sporting CP e, em sentido inverso, os minhotos apresentaram alguns reforços, com destaque para o regresso do experiente pivô formado no clube: José Costa, de 37 anos.

Saídas: André José, Erekle Arsenashvili, João Fernandes, Pedrag Rodic, Carlos Oliveira, Sebastián Ceballos.
Entradas: José Costa (ex-CB Benidorm), Vinícios Carvalho (ex-AD Sanjoanense Delba), Filipe Morais (ex-FC Porto, representou a Artística de Avanca Bioria na temporada passada), José Paulo Silva (ex-SC Horta TRVPRO), Dinis Mota (ex-Boavista FC), José Martins (ex-GC Santo Tirso), Rostyslav Polishchuck (ex-Portovyk Yuzhne).

Guarda-Redes
78. Cláudio Silva
38. Tiago Ferreira
1. José Martins

Central
23. Rui Baptista

Pontas
4. Filipe Morais
9. Rafael Peixoto
54. Pedro Castro
73. André Rei (C)

Laterais
21. Dinis Mota
27. Hugo Manso
57. Vinicios Carvalho

Pivôs
17. José Silva
45. Tomás Teles
48. José Costa

Boa sorte, ABC UMinho!

Patrocinadores Institucionais