Portugal e Espanha vencem Prémio “Patrocina un Deportista”

PUB

Candidatura conjunta ao Campeonato da Europa de 2028, venceu o prémio “Patrocina un Deportista Internacional 2021”, na VII Gala Patrocina un Deportista, que se realizou em Madrid, esta noite.

A Patrocina un Deportista reúne mais uma vez o ecossistema desportivo e empresarial na 7ª edição da Gala Patrocina un Deportista, este ano marcado por uma capacidade reduzida e grandes medidas de segurança devido à COVID-19. Esta gala, que se realiza desde 2015 e na qual participaram quase 200 pessoas nas suas últimas três edições, chega à sua VII edição, destacando empresas, indivíduos e instituições que apoiam o desporto, especialmente o desporto olímpico e paralímpico. Os objetivos desta gala são o reconhecimento, o apoio ao desporto olímpico e paralímpico, a repercussão das empresas, uma grande oportunidade para o networking, o encontro com empresas e empresários com os quais se possam juntar sinergias e o compromisso social com esta iniciativa desportiva. Desde a sua segunda edição, os Prémios Internacionais têm tido um país convidado e pelo terceiro ano consecutivo, foi Portugal. Marcaram presença neste evento, Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, o Embaixador de Portugal em Espanha, o presidente da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, para além dos representantes do Fórum dos Portugueses em Madrid, da Fundação Luso-Espanhola e da Câmara de Comércio Hispano-Portuguesa.

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro e o vice-presidente da Real Federação Espanhola de Andebol receberam este prémio pelas mãos do Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes . O representante máximo do andebol português mostrou-se bastante satisfeito com este reconhecimento que cimenta a cooperação entre os países vizinhos.

“Na Federação de Andebol de Portugal, temos os nossos objetivos traçados de forma bem clara. Queremos uma federação sustentável e competitiva, com uma gestão rigorosa e moderna. Uma federação cooperativa e cosmopolita. É desta visão abrangente que vem a relação com a Real Federação Espanhola de Andebol. Temos cooperado nos últimos anos em muitas áreas, mas queremos mais. Queremos organizar eventos conjuntos, trocar experiências na formação de treinadores e de árbitros. Em Portugal, realizamos anualmente um Congresso Técnico-Científico da modalidade, quase sempre com amigos espanhóis que contribuem com o seu conhecimento e a federação espanhola organizou este ano uma competição de andebol de praia na Nazaré, com um grande sucesso para todos. São momentos de partilha e de união ibérica.

Agora, apresentamos a candidatura ibérica ao Euro 2028. É um grande desafio. Portugal e Espanha têm todas as condições para organizar o melhor Campeonato Europeu da história da EHF. Queremos partilhar conhecimentos e experiências, mas acima de tudo queremos mostrar a toda a Europa que sabemos como organizar eventos de grande dimensão e como transmitir a paixão pelo andebol.”

Entre os premiados deste ano, para além da Federação de Andebol de Portugal e a Real Federação Espanhola de Andebol, estão Vicente del Bosque (treinador de futebol), María José Rienda, Felipe Reyes e Raul Entrerríos.

Patrocinadores Institucionais