Primeiros dias de estágio da Seleção Nacional A Feminina em Rio Maior

PUB

Grupo orientado por José António Silva cumpre o terceiro treino da preparação para os jogos com Hungria e Espanha, a contar para o EHF Euro 2022 Qualifiers.

Compromisso e foco total nos próximos dois jogos de Portugal dos EHF Euro 2022 Qualifiers, diante de Hungria e Espanha. É este o espírito presente na comitiva portuguesa que se encontra em estágio no Rio Maior Sports Centre, desde esta terça-feira, às ordens de José António Silva.

O Selecionador Nacional fez um pequeno balanço daquilo que está a ser a preparação para a estreia de Portugal no Grupo 5 da última fase de qualificação para o Campeonato da Europa e salientou a confiança que a comitiva sente em cumprir as metas propostas, sustentada na entrega e disponibilidade das atletas.

“Após a concentração, a primeira tarde de trabalho foi destinada a reuniões, primeiro com a equipa técnica e depois com as atletas, para fazermos um ponto da situação relativamente ao trabalho a realizar. Para além disso, no primeiro treino fizemos alguns testes para avaliar a condição física, bem como exercícios-critério para avaliar aspectos técnico-tácticos individuais das atletas. Todas se apresentaram sem grandes limitações, sendo, no entanto, evidente que a condição física está longe ainda do que é desejado, o que se deve, muito provavelmente, ao facto de estarmos ainda numa fase inicial da época. Amanhã prosseguiremos de acordo com o que está planeado, incidindo o nosso trabalho no desenvolvimento da capacidade técnico-tática individual das jogadoras, particularmente no que diz respeito às questões defensivas. Todas demonstraram uma grande disponibilidade para o treino e, assim sendo, estamos confiantes de que poderemos alcançar os objetivos a que nos propusemos.” – referiu o líder da Seleção Nacional.

O estágio em Rio Maior vai prosseguir até à próxima terça-feira, 5 de outubro, dia em que a comitiva lusa irá viajar para Budapeste, para disputar o primeiro duelo com a Hungria. Alguns dias antes, será anunciada por José António Silva uma nova convocatória, aquando da chegada de atletas que atuam em campeonatos estrangeiros, e que será definitiva para ambos os jogos.

Estreia absoluta

O facto de a primeira fase do estágio contemplar apenas atletas que atuam em Portugal, no Campeonato 1ª Divisão Feminina – com exceção de Érica Tavares que joga em Espanha -, possibilitou a que seis das 18 convocadas tivessem, pela primeira vez, a oportunidade de integrar um estágio da Seleção Nacional A Feminina. São elas as guarda-redes Ana Ursu e Ana Pontes, as laterais Joana Pires, Luciana Rebelo e Maria Duarte e ainda Rita Campos (pivô) e Neide Duarte (ponta-direita).

Para Maria Unjanque, lateral do SL Benfica, a situação é ligeiramente diferente, uma vez que a atleta de 18 anos já havia sido convocada para um estágio anterior, no entanto, procura ainda a estreia com a camisola de Portugal.

Bilhetes para o Portugal x Espanha à venda!

Após o encontro com a Hungria, a comitiva irá regressar a Portugal e rumará à cidade de Paredes, local onde decorrerá o segundo estágio antes do duelo ibérico com Espanha. Os bilhetes para o segundo jogo da referida Qualificação, que terá lugar no Pavilhão Muncipal de Paredes, já estão à venda e podem ser adquiridos aqui.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o encontro de dia 10 de Outubro deverão ser feitas através deste link: Formulário Portugal : Espanha

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

Calendário – Qualificação EHF Euro 2022
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, Canal 11
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, Canal 11

Patrocinadores Institucionais