Seleção Nacional A Feminina prepara estágio em Rio Maior com atletas ‘nacionais’

PUB

Um total de 18 atletas, das quais 17 atuam no Campeonato 1ª Divisão Feminina, irão estar às ordens de José António Silva antes dos jogos com Hungria e Espanha, a contar para o EHF Euro 2022 Qualifiers.

No passado mês de junho, a Seleção Nacional A Feminina saiu do Kosovo com três vitórias ‘no bolso’, que garantiram um lugar na última fase de Qualificação para o Women’s EHF Euro 2022, que irá começar já no início de outubro. A equipa orientada por José António Silva vai arrancar a participação no Grupo 5 dos Qualifiers para a prova europeia com duelos frente à Hungria e à seleção vice-campeã Mundial, a vizinha Espanha. A outra equipa que completa o grupo é a Eslováquia.

O Selecionador Nacional divulgou uma lista alargada de 18 atletas que irão estagiar no Rio Maior Sports Center, a partir do dia 28 de setembro e que contempla apenas jogadoras que figuram no Campeonato 1ª Divisão Feminina (com a exceção de Érica Tavares, ponta dos espanhóis do CB Porriño). A mesma será encurtada, aquando da chegada de algumas atletas que atuam no estrangeiro, antes da partida para a Hungria. O líder da equipa lusa explica os propósitos do estágio e quais são as expetativas.

“O estágio que se inicia em 28 de setembro, tem como principal objetivo a consolidação do modelo de jogo da equipa, tendo o trabalho a realizar um foco particular nos aspetos individuais necessários à interpretação desse modelo. Paralelamente, iremos proceder à observação de atletas em contexto de Seleção, tendo em vista o alargamento do lote de jogadoras potencialmente convocáveis. Este último aspeto é muito importante para a nossa Seleção Nacional, já que existem diversos constrangimentos, particularmente lesões e limitações profissionais, que por vezes impedem o contributo de algumas atletas à equipa, sendo decisivo ter um lote alargado de atletas identificadas com o nosso trabalho e que possam a qualquer momento integrar o trabalho da equipa. Tendo em vista estes dois grandes objectivos, o trabalho que iremos realizar incidirá, como já referi, na avaliação individual das atletas, sobretudo no que diz respeito ao domínio e à forma como se adaptam aos aspectos estruturantes do nosso modelo de jogo.”

A comitiva irá viajar para Budapeste, capital da Hungria, no dia 5 de outubro e irá defrontar a congénere húngara no dia seguinte, na cidade de Érd. Antes do primeiro jogo do Grupo 5 de Qualificação para o Women’s EHF Euro 2022, José António Silva irá divulgar a convocatória final para o respetivo encontro, bem como o duelo seguinte com Espanha, que terá lugar em Paredes.

Conheça a convocatória para o Estágio em Rio Maior (28/09 a 03/10).

Após o encontro com a Hungria, a comitiva irá regressar a Portugal e rumará à cidade de Paredes, local onde decorrerá o segundo estágio antes do duelo ibérico com Espanha. Os bilhetes para o segundo jogo da referida Qualificação, que terá lugar no Pavilhão Muncipal de Paredes, já estão à venda e podem ser adquiridos aqui.

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

Calendário – Qualificação EHF Euro 2022
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, Canal 11
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, Canal 11

Patrocinadores Institucionais