Supertaça Masculina: Em contagem decrescente para o arranque da Final Four

PUB

Meias finais da prova decorrerão este sábado, na Nazaré; Jogo entre Sporting CP e Águas Santas Milaneza é o primeiro do dia, FC Porto defronta SL Benfica mais tarde.

A Supertaça Masculina está de volta, depois de um ano de ausência devido à pandemia, e regressa em novo formato: uma Final Four que conta com a participação das quatro melhores equipas da época passada. As meia finais realizam-se este sábado (11 de setembro), com o jogo entre Sporting CP e Águas Santas Milaneza (15h00) a anteceder o clássico entre FC Porto e SL Benfica (17h00), num evento realizado no Pavilhão Municipal da Nazaré. A final esta agendada para o dia seguinte, domingo, pelas 17h00.

O vice-campeão da época passada, Sporting CP, quer aproximar-se dos rivais em termos de número de Supertaças conquistadas – os Leões contam com três títulos, contra as sete de FC Porto e as seis de SL Benfica – e vão medir forças com um oponente que ainda não conhece a sensação de erguer o troféu em disputa, mas que promete dar luta para o conseguir. A equipa verde e branca entra renovada na nova época mas com as mesmas ambições de sempre, tal com diz o técnico Ricardo Costa.

“Sabemos que temos um jogo difícil nas meias-finais contra uma equipa que todos conhecem. É uma das grandes equipas em Portugal que procura ficar sempre nos primeiros lugares. Temos o máximo respeito pelo Águas Santas Milaneza, que ainda por cima vem de dois jogos nas competições europeias e apresenta um ritmo que nós ainda não temos. Se queremos lutar por este título, temos de ser responsáveis e respeitar o adversário” – frisou o novo treinador leonino, salientando que a conquista da Supertaça é o objetivo principal.

“É uma oportunidade para disputar um título que, à partida, não poderíamos estar a jogar. Abriu- se aqui uma janela, o que até pode ser injusto para os outros dois clubes que supostamente iam jogar juntos. Temos de olhar para estes jogos como uma boa oportunidade, vamos lutar pelo título”

O Águas Santas Milaneza começou a temporada oficial mais cedo, com uma eliminatória da EHF European League, que acabou por não ser feliz para os maiatos, tendo sido eliminados pelos espanhóis do BM Logroño La Rioja. Em antevisão ao duelo com os Leões, o novo treinador Ricardo Moreira espera um jogo muito difícil e diz que é necessário fazer um jogo melhor do que os anteriores.

“A nossa equipa veio de uma eliminatória da EHF European League, que não teve o desfecho que desejávamos porque pretendíamos e tínhamos ambições de seguir em frente, embora soubéssemos, desde início, que iam ser dois jogos muito difíceis. Este jogo contra o Sporting CP não acontece na melhor altura, mas sim naquela que o calendário assim decidiu e pretendemos fazer um jogo melhor do que os dois anteriores, de luta e de entreajuda, sabendo que estamos perante um adversário muitíssimo bem estruturada e que ficou no segundo lugar do último Campeonato Placard Andebol 1, que teve uma participação com muito mérito nas competições europeias. Este ano, o Sporting CP teve um investimento avultado em atletas e, dessa forma, considero que está uma equipa ainda mais forte do que no ano anterior, juntando a isso, a contratação de um novo treinador.”

O técnico de 39 anos diz ainda que a altura não é a melhor para defrontar o Sporting CP e garante mais maturidade dos seus jogadores nos processos de jogo. “Não é um adversário que, de forma alguma, pretendíamos defrontar nesta altura mas vamos lutar com todas as armas que temos. Queremos fazer um jogo mais coletivo e mais seguro, que não foi possível nos últimos dois que realizámos, e de maior maturidade em todas as ações que tivermos em campo, principalmente.” – atirou.

No segundo jogo do dia, será a vez do Campeão Nacional e atual detentor do troféu, FC Porto, medir forças com o SL Benfica, que conta com seis troféus da Supertaça conquistados, menos uma do que os Dragões. Em antevisão ao primeiro jogo oficial interno da nova época, ambos os lados mostraram vontade e ambição em chegar à Final e erguer o troféu.

Magnus Andersson, treinador azul e branco, afirmou que o objetivo é apenas o de ganhar o jogo mas insistiu na premissa de respeitar o rival da Luz. “Nós tentamos ganhar todos os jogos, mas também devemos ter respeito pelos adversários. O SL Benfica precisa de ganhar alguma coisa e investiu muito, tem ótimos jogadores e uma equipa muito boa, mas nós também, por isso vai ser um jogo interessante. Sabemos que temos de jogar bem para vencer as equipas de topo em Portugal e espero que o consigamos fazer no sábado. O nosso objetivo é ganhar, mas também temos muito respeito pela outra equipa e temos de jogar melhor do que fizemos na pré-época.” – referiu o técnico sueco, reforçando que o FC Porto irá lutar, novamente, por todos os títulos em disputa.

“É um título e queremos ganhar tudo. Vamos jogar contra uma equipa muito boa e esperamos ganhar para no domingo defrontarmos outra equipa muito boa. É um bom início de época para nós antes do arranque da Liga dos Campeões.” – afirmou.

Quanto ao SL Benfica, o central Lazar Kukic antevê um jogo difícil mas importante para o clube e diz ainda que os jogadores encarnados têm que estar na máxima força para triunfar na competição. “Temos um grande clássico, um jogo que é muito importante para nós. Eu acho que é uma final, devemos encarar assim e começar a época com um grande título. Vamos todos tentar conseguir a vitória na Supertaça. Estamos preparados e confiantes, que é o mais importante para a equipa. Conhecemo-los bem, temos de dar 100 por cento para ganhar e chegar à final. Têm jogadores famosos, com muita experiência, mas nós também temos a nossa qualidade e vamos mostrá-la em campo.” – atirou.

O SL Benfica tem já uma eliminatória europeia nas pernas e depois de eliminar os suíços do HC Kriens-Luzern, vai agora defrontar o Rhein-Neckar Löwen, da Alemanha, na Ronda 2 de Qualificação da EHF European League. O internacional sérvio diz que é fundamental tentar fazer um jogo igual aos anteriores. “Fizemos uma pré-época muito boa, entrámos muito fortes e esperemos que os resultados saiam bem. Fizemos dois jogos muito completos, tanto no ataque como na defesa, temos de seguir esta linha e tentar manter este ritmo. Temos mais experiência e força, sobretudo na defesa, e acho que os novos jogadores vão ajudar a equipa. Vamos fazer tudo para ganhar títulos.” – garantiu.

Todos os jogos referentes à Supertaça terão transmissão em direto na RTP2.

Meias-Finais
11.09.2021 – 15h00 – Sporting CP x Águas Santas Milaneza, RTP2
11-09.2021 – 17h00 – FC Porto x SL Benfica, RTP2

Final
12.09.2021 – 17h00 – Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2, RTP2

Patrocinadores Institucionais