Terminou hoje a 18ª edição do Congresso Técnico Científico

PUB

A nova edição do Congresso, com o lema “Da base ao Topo”, decorreu em formato híbrido, online e presencial, entre os dias 10 e 12 de setembro, na Nazaré, contando com diversas nacionalidades nas preleções.

O 18º Congresso começou no dia 10, com a preleção O jogo mental do guarda-redes, levada a cabo por Mats Olsson, treinador de guarda redes da Seleção Feminina da Noruega.

No dia 11 de setembro, teve lugar a Cerimónia de Abertura, com Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Jorge Proença Diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona, e ainda, com a presença durante as preleções da manhã de Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré que acolheu este evento.

Mais tarde, pelas 11h00, teve início o Painel – “Andebol Feminino – Que Futuro? ” com a presença do Selecionador Nacional A Feminino, o José António Silva, a Diretora Técnica Nacional, Vera Lopes e Sofia Osório, Fisiologista das Seleções Nacionais e Treinadora do Clube Desportivo da Escola Secundaria Gil Eanes.

Durante a tarde, houve o acompanhamento das meias-finais da Supertaça, com a pré-análise técnica e táctica dos encontros entre Sporting CP e Águas Santas Milaneza, e ainda, FC Porto e SL Benfica; Com comentários e análise de Luís Santos, Treinador da Seleção de Sub-18 Feminina, Marco Guimarães e Hugo Canela, do Corpo Nacional de Formadores de Treinadores de Andebol e João Antunes – Treinador do CF Sassoeiros.

O último dia começou com a preleção “Conceito do Sistema defensivo dinamarquês”, por Simon Sørensen, treinador do Bjerringbro-Silkeborg, da Dinamarca; seguido da apresentação “Conceitos de treino da base ao topo”, por Paulo Pereira, Selecionador Nacional A Masculino.

Terminando com o painel de pré-análise técnica e tática do jogo entre Sporting CP e FC Porto, da final da Supertaça, edição 2021/2022, levado a cabo por Marco Guimarães e Hugo Canela, do Corpo Nacional de Formadores de Treinadores de Andebol.

Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, encerrou esta edição do Congresso, afirmando que “Estamos satisfeitos com a opção de organizarmos o 18º Congresso Técnico Científico no formato híbrido (presencial e à distância). Por um lado foi importante para os treinadores e preletores poderem estar presentes fisicamente para momentos de proximidade e partilha. Mas a possibilidade de acompanhamento à distância acaba por ser inclusiva para aqueles que pelas mais diferentes razões (saúde, distância, económicas) não puderam estar presentes. O mesmo sucede com os preletores – a possibilidade de estarem a distância permitiu poderem participar. Este é um modelo que veio para ficar. Também consideramos interessante organizar o congresso em paralelo com uma prova desportiva de qualidade (neste caso a Supertaça) pois permite aos treinadores em conjunto assistirem aos jogos e debaterem os seus pontos de vista face ao que visionam. Sempre que for possível tentaremos este formato” – rematou.

Patrocinadores Institucionais