Andebol em Cadeira de Rodas: Portugal vence jogo amigável com Espanha

PUB

Seleção Nacional derrotou a congénere espanhola por uns expressivos 10-26, no Palácio dos Desportos de Léon.

Num duelo ibérico de cariz particular, realizado este domingo no Palácio dos Desportos de Léon, Espanha, Portugal derrotou a seleção do país vizinho e demonstrou o crescimento de uma equipa portuguesa estruturada e ambiciosa, que aponta a patamares cada vez mais altos no Andebol em Cadeira de Rodas. Esta foi a primeira iniciativa de um projeto recente desta vertente da modalidade implementada por Espanha, algo que Portugal já tem vindo a desenvolver e a aperfeiçoar há vários anos, e que acabou por se refletir no resultado final.

A segunda parte revelou-se bastante mais equilibrada do que a primeira, tendo Portugal recolhido aos balneários e vencer por uns expressivos 2-13. A etapa complementar teve mais golos e mais dinâmica e Portugal apontou os mesmos 13 golos, enquanto que Espanha superou o desempenho do primeiro tempo, concretizado mais oito golos. O resultado final ficou fechado em 10-26, em que a experiência teve um papel fundamental na vitória lusa

Ricardo Neves, treinador que comandou a Seleção Nacional neste jogo face à ausência de Danilo Ferreira, revela que a equipa esteve bastante concentrada e soube reagir a um adversário sobre o qual ainda não havia referências: “Não conhecíamos o adversário, esta foi a primeira vez que a equipa espanhola se apresentou e após termos visto a forte estrutura física dos jogadores contrários ficámos logo em alerta. Entrámos bastante focados no que pretendíamos e eu tentei reproduzir as metodologias e ideias que o Danilo [Ferreira] tem vindo a colocar em prática e os jogadores cumpriram na perfeição, tal como temos treinado. O tamanho do adversário acabou por ser um fator prejudicial para eles, no que toca à mobilidade da cadeira, e como nós temos uma equipa mais móvel e rápida, conseguimos marcar alguns golos em contra-ataque. Estivemos também bastante concentrados na defesa, o que ajudou a que o resultado fosse tão expressivo. No segundo tempo já entrámos um pouco mais relaxados, mostrámos alguma desconcentração no início o que nos levou a sofrer alguns golos e, após o nosso time-out, as coisas voltaram ao normal.” – referiu.

Joaquim Escada, coordenador do Andebol4ALL, fala em responsabilidade de ajudar quem quer impulsionar esta vertente do andebol: “Espanha está a iniciar um trabalho de Andebol em Cadeira de Rodas e nós aceitámos este convite, tal como devemos estar sempre presentes para ajudar nesta vertente do andebol por toda a Europa e, quiçá, por todo o Mundo. Iniciámos este processo há dez anos, fomos a quatro finais na Europa, estamos ‘lá em cima’, por isso, temos essa responsabilidades de ajudar e foi isso que fizemos hoje com os nossos amigos espanhóis. Até porque existe esta parceria entre as Federações espanhola, portuguesa e suíça para a organização conjunta do Europeu de 2028 e, tudo isso, leva-nos a ter que estar presente e colaborar no sentido de podermos ter o Andebol em Cadeira de Rodas o mais desenvolvido possível para nos afirmarmos nos Jogos Paralímpicos 2028.” – afirmou.

O próximo compromisso da Seleção Nacional ACR de Portugal passará pela participação no Mundial e Europeu, que vão realizar-se em simultâneo em 2022, segundo o que está previsto, ainda sem data e local definidos. O objetivo da IHF, EHF e Federação de Andebol de Portugal é dinamizar cada vez mais o Andebol em Cadeira de Rodas para que possa integrar a lista de modalidades paralímpicas, nos Jogos Olímpicos de Verão de 2028, em Los Angeles.

Patrocinadores Institucionais