Campeonato 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD vence na deslocação a Vila Nova de Gaia

PUB

Campeão Nacional derrotou o Colégio de Gaia Toyota em jogo referente à 3ª jornada; CA Leça recebeu e venceu o CS Madeira.

Este domingo realizaram-se dois jogos referentes à 3ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que envolveu as duas equipas da Madeira. Para o CS Madeira, o fim-de-semana não correu da forma pretendida, com a equipa insular a sofrer uma derrota com o Colégio de Gaia Toyota (36-28, este sábado) e com o CA Leça (21-19, este domingo). Quanto ao Madeira SAD irá regressar a casa com seis pontos da bagagem, resultantes dos triunfos sobre o CA Leça (18-29) e o Colégio de Gaia Toyota, por 26-32, no Pavilhão Municipal de Gaia, este domingo.

Numa partida envolta em muita emoção, o Madeira SAD aplicou a primeira derrota ao Colégio de Gaia Toyota e subiu ao topo da classificação. As insulares entraram a vencer com dois golos sem resposta, antes da formação da casa responder da mesma forma, empatando o jogo a dois golos, aos cinco minutos. O Colégio de Gaia Toyota, que apresentou desde cedo um 5×1 defensivo com Helena Soares como defensora mais adiantada, consumou a reviravolta, mais tarde, pela mão de Maria João Santos ao que se seguiu um período de algum desacerto, com os dois emblemas a desperdiçarem várias oportunidades. À passagem pelos 16 minutos, o Madeira SAD voltou a colocar-se na dianteira (7-8) antes mesmo de nova reposta contundente do conjunto da casa, que assinou cinco golos contra apenas um sofrido (12-9), levando António Florido a pedir o primeiro time-out da partida, aos 22 minutos. A paragem revelou-se preciosa para as madeirenses, que melhoraram o desempenho defensivo e responderam com um parcial de 0-5 (13-16), igualando a maior vantagem registada até então, contando com a preciosa ajuda da guardiã Sueli Soares. Ao intervalo, o Madeira SAD vencia por 14-16.

O segundo tempo mostrou um Madeira SAD mais eficaz e dominador que, apesar do Colégio de Gaia Toyota nunca ter dado o jogo como perdido, conseguiu sempre segurar a liderança no marcador que, aos 45 minutos, marcava 21-25. Na reta final do encontro, a equipa comandada por António Florido dilatou os números antes de consumar o triunfo por 26-32. Neide Duarte, com nove golos apontados, foi a melhor marcadora do jogo e teve um papel fundamental no resultado positivo da sua equipa.

No outro jogo do dia, o CA Leça subiu provisoriamente ao segundo lugar do Campeonato 1ª Divisão Feminina após ter derrotado o CS Madeira por 21-19, num jogo em que a houve um maior equilíbrio no primeiro tempo. Ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas a 11 golos. Sheila Langa (CALE) e Catarina Ascenção (CSM) destacaram-se com cinco golos apontados cada. O emblema insular sofreu a terceira derrota na prova e está agora no 9º lugar.

Campeonato 1ª Divisão Feminina
3ª Jornada
17.10.2021 – 18h00 – CA Leça x CS Madeira, 21:19 (11:11)
17.10.2021 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x Madeira SAD, 26:32 (14:16)

Patrocinadores Institucionais