EHF Beach Handball Champions Cup: Equipas portuguesas vencem no primeiro dia

PUB

Três equipas masculinas e duas femininas representam Portugal na competição que está a decorrer em Itália; GRD Leça Love Tiles foi a única equipa lusa a conquistar duas vitórias.

No dia inaugural do EHF Beach Handball Champions Cup 2021, cinco equipas femininas arrancaramda melhor forma possível, com um registo de duas vitórias em outro tantos jogos, e uma delas é a equipa portuguesa GRD Leça Love Tiles. A competição está a decorrer em Isola delle Femmine, no noroeste da Sicília, Itália.

As duas vitórias conquistadas pelo GRD Leça Love Tiles no primeiro dia, ambas por 2-0, aconteceram diante das húngaras Strandepitok Girls BHT e das alemãs CAIPIranhas, que colocam a formação lusa numa posição favorável para chegar aos Quarto de Final.

Para além da equipa de Leça da Palmeira, também a equipa espanhola GEA AM Team Almeria (campeã em título) se estreou com dois triunfos, bem como a Hadsten Beach Handball (Dinamarca), a LV Sport Multichem Szentendrei NKE, da Hungria e a Minga Turtles, da Alemanha.

A outra equipa feminina em prova, a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres, somou uma vitória sobre as italianas do Handball Erice SSD, por 2-1, e uma derrota diante da LV Sport Multichem Szentendrei NKE, da Hungria, por 2-0.

Na competição masculina, as três equipas portuguesas em prova (Escola de Formação de Espinho – Os Tigres, V. GAW e Cincomaisum AC) conheceram o sabor da vitória no primeiro dia. ‘Os Tigres’, atuais 2º classificados do Grupo A, foram a única das três a realizar apenas um jogo, que terminou em vitória, diante da equipa italiana Blue Team, por 2-1.

Quanto às restantes formações lusas, estão ambas no 3º lugar dos respetivos grupos, após terem somado um triunfo e uma derrota. O V. GAW estreou-se a perder com os húngaros do HIR-SAT BHC após desempate por shoot-out e, mais tarde, derrotou o HVC, dos Países Baixos, por 2-0. Já o Cincomaisum AC teve o mesmo desfecho, após uma derrota inaugural por 2-1 diante do BHC Sand Devils, da Alemanha, derrotaram no segundo jogo o Fervas BHC, da Hungria por 2-0.

A competição prossegue esta sexta-feira, e os jogos irão determinar quem são as 16 equipas que estarão presentes nos Quartos de Final, oito em cada competição. No torneio feminino, as quatro melhores equipas de cada grupo irão seguir em frente, enquanto que na competição masculina, as duas melhores equipas de cada grupo, juntamente com os dois melhores terceiros classificados, rumarão à fase seguinte. Todas as outras equipas tentarão a melhor classificação possível na Consolation Round.

Pode consultar aqui as classificações e o calendário de jogos das vertentes masculinas e femininas.

Novo regulamento referente à indumentária

A Federação Europeia de Andebol (EHF) confirmou, esta quinta-feira, que a Federação Internacional da modalidade (IHF) aprovou o uso de calções até meio da coxa como equipamento feminino. Esta alteração pertence ao novo regulamento do andebol de praia e serão apresentadas no Congresso da IHF, agendado para os dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, na Turquia, e entrarão em vigor no primeiro dia do ano de 2022.

Patrocinadores Institucionais