EHF European League: SL Benfica e Sporting CP entram em ação esta terça-feira

PUB

Águias e Leões em estreia na Fase de Grupos da competição europeia: Equipa da Luz vai à Alemanha defrontar o TBV Lemgo Lippe; Emblema leonino recebe o Kadetten Schaffhausen.

Esta terça-feira, SL Benfica e Sporting CP vão estrear-se na Fase de Grupos da EHF European League 2021/2022. Para o emblema da Luz, este é um patamar nunca antes alcançado, desde o surgimento da competição que veio substituir a EHF Cup, uma vez que na primeira edição, em 2020/2021, foi eliminado da Fase 1 de Qualficação, diante do Fivers, da Áustria. Quanto ao conjunto leonino, o sonho europeu da época passada chegou ao fim nos Oitavos de Final da prova, após uma eliminação inglória aos pés dos polacos do Orlen Wisla Plock. Para alcançar esse patamar, o Sporting CP terminou na 4ª posição do Grupo B e seguiu em frente juntamente com Füchse Berlin, USAM Nimes Gard e IFK Kristianstad.

Nesta segunda edição da EHF European League, o SL Benfica garantiu um lugar na Fase de Grupos após ter eliminado o HC Kriens-luzern, da Suíça e o Rhein-Neckar Löwen, da Alemanha. Agora, o primeiro duelo do Grupo B será fora de portas, frente a outra formação germânica, o TBV Lemgo Lippe, adversário que o treinador dos encarnados considera “que podia estar na Champions”. O conjunto alemão, que já venceu a antiga EHF Cup por duas vezes (2006 e 2010) está de volta às competições europeias, esta temporada, após 11 anos de ausência.

“Mostrámos que conseguimos ganhar a um dos grandes da competição, como era o Rhein-Neckar Lowen, mas o Lemgo também o é e continuamos a dizer o mesmo. Estamos aqui para competir ao máximo nível em todas as partidas. Sabemos que é um rival muito complicado, ainda para mais na sua casa, com os seus adeptos, mas nós somos o Benfica e temos de tentar ganhar todos os jogos que pudermos e é isso que vamos fazer. Vamos trabalhar para o conseguir” – afirmou Chema Rodríguez, salientando a qualidade das equipas que compõe o grupo.

“Calhou-nos um grupo muito difícil, com equipas muito complicadas como o Lemgo, o Nantes, o GOG, o Chekhovskie. Podemos dizer que é o ‘grupo da morte’ e, seguramente, que o Lemgo é um dos mais fortes. Qualquer equipa alemã nesta competição é muito forte e duríssima e, neste caso, o Lemgo é o campeão atual da Taça da Alemanha” – referiu.

O jogo entre TBV Lemgo Lippe e SL Benfica está agendado paras as 19h45 desta terça-feira, na. Phoenix Contact Arena, em Lemgo, na Alemanha.

O Sporting CP está na Fase de Grupos da EHF European League pelo segundo ano consecutivo e, pelo facto de ter terminado a época passada no segundo lugar, teve que ultrapassar ‘apenas’ uma eliminatória de qualificação, na qual derrotou o TTH Holstebro, da Dinamarca. Esta terça-feira marca o início da Fase de Grupos e o primeiro adversário do Grupo D é o Kadetten Schaffhausen. Os suíços iniciam esta temporada a 25ª campanha europeia e desde a época 2003/2004, marcaram sempre presença numa competição internacional.

O treinador leonino salienta a importância vencer os jogos em casa para que o objetivo de alcançar os Oitavos de Final seja uma realidade.

“Era muito importante estarmos dentro [da EHF European League] e a eliminatória era de tudo ou nada. Agora, no início da prova não é assim, mas queremos entrar bem, até porque é importante se queremos ambicionar ficar nos quatro primeiros para seguir para a próxima fase. (…) Sabemos que é determinante ganhar os jogos em casa e entrar fortes na competição.” – afirmou Ricardo Costa, dizendo ainda que o advesário suíço é “similar” ao emblema verde e branco.

“Vamos lutar contra uma equipa que ganhou os dois jogos na fase a eliminar contra uma equipa poderosa, o CB Granollers – uma das melhores equipas espanholas. [O Kadetten Schaffhausen] É o crónico campeão suíço, tem apostado em contratar jogadores sonantes e para nós será um grande desafio. Para ganhar, temos de estar no máximo das nossas forças. (…) Ambas [as equipas] têm jogadores experientes, embora tenham também juventude, e têm uma ideia de jogo parecida à nossa. Podemos encaixar-nos por aí.” – referiu.

O líder sportinguista mostrou ainda confiança total nos seus jogadores. “Temos equipa para ganhar qualquer jogo, mas se não estivermos com a mentalidade e agressividade certas, também podemos perder. Temos todas as possibilidades de seguir em frente, tal como os nossos adversários. (…) Este jogo é fundamental, a entrada numa competição é sempre importante e estamos cientes disso.” – atirou.

EHF European League
Fase de Grupos1ª Jornada
19.10.2021 – 19h45 – TBV Lemgo Lippe x SL Benfica
19.10.2021 – 19h45 – Sporting CP x Kadetten Schaffhausen

Patrocinadores Institucionais