Na segunda ronda da prova de qualificação para o Campeonato da Europa, José António Silva iniciou a partida com Beatriz Sousa e Mégane Ribeiro nas pontas, Patrícia Lima a comandar o ataque, Maria Pereira e Joana Resende como atiradoras, Bebiana Sabino como pivô e, para defender as redes portuguesas, a aniversariante, Isabel Góis. Portugal entrou mais forte na partida conseguindo um parcial de 2:0 pela mão de Maria Pereira e Bebiana Sabino. No entanto, a equipa espanhola respondeu conseguindo conquistar a vantagem no marcador e aos 10 minutos vencia por 3:5. As guerreras conseguiram controlar a vantagem do marcador, com pequenas oscilações, até ao intervalo, onde venciam por 11:14.
Nos segundos 30 minutos, Espanha entrou a marcar e aumentou a vantagem para cinco bolas de diferença, o que levou José António Silva, selecionador português, a recorrer ao 7×6. A opção tática revelou-se eficaz no primeiro ataque mas, ap´ós uma exclusão de Ana Carolina Silva, as lusas tiveram que recuar. Apesar das contrariedades, e dos cinco golos de desvantagem, Portugal foi crescendo defensivamente, com Maria Unjanque em grande destaque e, à entrada dos últimos quinze minutos, fazia o 18:20. A emoção sentia-se nas bancadas do Multiusos de Paredes e, impulsionada pelo público, a jovem lateral de 18 anos deixou tudo empatado a 20. As portuguesas chegaram à liderança do marcador, pela mão de Sandra Santiago, com o 22:21, mas a seleção vizinha respondeu e conquistou a vitória pela margem mínima, 22:23. A melhor marcadora da partida e, o destaque da tarde de sábado, foi Maria Unjanque com seis golos e, do lado espanhol, Alexandrina Barbosa foi a artilheira com os mesmos seis golos.
José António Silva, Selecionador Nacional, abordou a evolução da formação portuguesa: “Fiquei muito satisfeito pelo trabalho que desenvolvemos, por aquilo que estas miúdas fizeram, por tudo aquilo que conquistámos em tão pouco tempo ao nível da qualidade exibicional e capacidade competitiva, mas, obviamente, é uma derrota amarga, pois podíamos ter feito mais um pouco de história. Como tenho dito, estamos num processo, estamos no início e temos que nos dar por satisfeitos com aquilo que avançámos em tão pouco espaço de tempo. Jogámos com uma equipa que está habituada a fazer Jogos Olímpicos, a fazer campeonatos do Mundo e da Europa, e nós não temos essa experiência. E isso, em momentos decisivos, às vezes, paga-se caro, porque ainda não sabemos lidar com algumas circunstâncias de jogo” – terminou.
Qualificação EHF Euro 2022
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)