Seleção Nacional Sub-18 Masculina prepara participação no Scandibérico 2021

PUB

Nuno Santos divulgou a convocatória para o torneio que irá decorrer em Espanha entre 4 e 6 de novembro.

A Seleção Nacional Sub-18 Masculina vai voltar a juntar-se para a participação no torneio Scandibérico 2021, que terá lugar em Espanha no início do próximo mês de novembro e que contará com a presença de Portugal, Espanha, Noruega e Suécia. O Selecionador Nacional, Nuno Santos, divulgou esta quarta-feira a convocatória com os 16 jogadores que seguirão viagem até ao país vizinho para começar a preparar a participação no próximo Campeonato da Europa, para o qual Portugal já está qualificado e que decorrerá em agosto de 2022.

“Este é o primeiro grande momento de preparação, embora estejamos ainda num período muito distante da competição, em que podemos contar com a maior parte do grupo junta. Obviamente que, o objetivo principal é termos oportunidade de competir a um nível elevado com três seleções de estatuto mundial, fazer crescer a equipa no seu coletivo e criar ligações que possam ser importantes no futuro e, claro, vencer o torneio porque é sempre importante ganhar.” – afirmou o Selecionador Nacional.

Para esta convocatória, Nuno Santos instituiu oito alterações face à última, que teve como propósito a participação de Portugal no Torneio Internacional da Alemanha – em que a equipa lusa terminou na 3ª posição – e explica, abordando ainda a prestação da Seleção Nacional na referida competição que decorreu de 22 a 24 de outubro: “Foi uma questão de oportunidade. O estágio anterior aconteceu num período em que, normalmente, não há torneios porque não coincide com as semanas europeias e, pelo facto de já termos muitos atletas a competir no Campeonato Placard Andebol 1, aproveitámos para não convocar nenhum deles para abrir portas a outros que jogam nos Campeonatos Nacionais de juvenis e juniores. São jogadores que já estavam sob observação há algum tempo e surgiu esta oportunidade, com a feliz coincidência das datas. (…) Ficámos com a ideia de que há outro lote de jogadores que podem também entrar no grupo ‘principal’, tivemos vários atletas que foram internacionais pela primeira vez e alguns deles deram muito bons indicadores, o que é ótimo. Até porque sabíamos que iríamos defrontar boas equipas e que seria difícil vencer o torneio, mas o que é certo é que chegámos ao último jogo com possibilidade de ganhar. Acabámos por ficar em 3º lugar mas houve indicadores muito positivos e alguns desses jogadores que se estrearam, irão integrar de novo este próximo estágio.”

Quanto ao Scandibérico 2021, o líder da equipa sub-18 de Portugal garante que o foco primário está na equipa lusa, antes de incidir nos adversários.

“Conhecemos a Espanha relativamente bem, não temos ainda grande informação acerca da Suécia e da Noruega, mas esse é um ponto que não me preocupa muito, neste momento, por ser o primeiro grande momento de preparação para o Mundial, estamos mais focados em nós. Naturalmente que vamos estar atentos às equipas adversárias, mas isso vai acontecer com mais incidência no decorrer do torneio. Até porque daqui até ao Campeonato do Mundo ainda faltam muitos meses e, seguramente, haverá alterações nas outras equipas mas, claro que é sempre importante ter essas informações.” – referiu.

Conheça aqui a convocatória da Seleção Nacional Sub-18 Masculina (1 a 7/11/2021).

Calendário do Scandibérico 2021 (hora de Portugal Continental)
04.11.2021 – 16h30 – Noruega x Portugal
04.11.2021 – 19h00 – Espanha x Suéca
05.11.2021 – 16h30 – Suécia x Noruega
05.11.2021 – 19h00 – Espanha x Portugal
06.11.2021 – 16h30 – Portugal x Suécia
06.11.2021 – 19h00 – Noruega x Espanha

O evento vai decorrer na Quijote Arena, em Ciudad Real, Espanha.

Patrocinadores Institucionais