Suíça junta-se a Portugal e Espanha na organização do EHF EURO 2028

PUB

Federação helvética estava na corrida pela organização única dos EHF EURO’s 2026 e 2028 mas apresentou proposta para unir esforços com os as federações ibéricas.

A organização do EHF EURO 2028 tem agora novos contornos, com a Suíça a apresentar uma proposta para se juntar à candidatura conjunta de Portugal e Espanha. O que, inicialmente, estava encaminhado para uma organização ibérica, muda de rumo, e passa agora a ser uma união de três frentes, com o objetivo de fazer do Campeonato da Europa de 2028 um evento com uma dimensão anda maior. O Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) aprovou por unanimidade a nova proposta conjunta, esta terça-feira, e, desta forma, a Suíça retirou as suas propostas únicas para os EHF EURO’s 2026 e 2028.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, fala em orgulho nesta organização que é, agora, realizada a três. “Depois de um acordo entre Portugal, Espanha e Suíça, apresentamos à EHF a candidatura conjunta à organização do Europeu de 2028. É com um sentimento de grande satisfação e orgulho que estaremos envolvidos na preparação e organização deste Europeu. Será um momento de grande afirmação do andebol nacional e colocará Portugal, mais uma vez, na organização do maior evento europeu. Estou certo de que esta competição irá contribuir decisivamente, nos próximos anos, para um aumento da nossa prestação desportiva e organizativa. Quero convidar toda a comunidade do andebol para nos encontramos em 2028 para a maior festa da modalidade.” – afirmou.

As três nações já começaram a trabalhar no sentido de encontrar as melhores infra-estruturas para receberem os jogos, apresentando o icónico Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, como um possível local para acolher o fim-de-semana final da prova. Entre outras opções apresentadas, estão o Palau St. Jordi, em Barcelona, o Estádio Wanda Metropolitano, em Madrid e a Palexpo, em Genebra.

A adjudicação dos países anfitriões dos eventos EHF EURO em 2026 e 2028 terá lugar no Congresso Extraordinário da EHF no dia 20 de novembro, em Viena.

Esta é a situação atual das candidaturas à organização dos EHF EURO’s 2026 e 2028:

Patrocinadores Institucionais