Campeonato Placard Andebol 1: Primeiro clássico da época joga-se este sábado

PUB

SL Benfica e Sporting CP medem forças no Pavilhão nº2 da Luz à 9ª jornada, com transmissão em direto na BTV e n’A Bola TV; Águas Santas Milaneza recebe ABC UMinho.

Nove jornadas após o arranque oficial do Campeonato Placard Andebol 1 chega o primeiro clássico da competição, entre SL Benfica e Sporting CP. Um jogo que dispensa qualquer tipo de apresentações, que coloca frente a frente os dois crónicos candidatos à conquista do título de campeão nacional e que vai fazer com que um deles, ou mesmo ambos, percam os primeiros pontos da temporada. Águias e Leões, a par do FC Porto, são as únicas equipas que, para além de ainda não terem sofrido qualquer derrota, venceram todos os oitos encontros disputados até ao momento. Para além disso, ambas estão no topo da lista das equipas com melhor ataque na prova até ao momento: Sporting CP tem 295 golos marcados, o SL Benfica tem 287.

Chema Rodríguez, treinador do SL Benfica, não tem dúvidas de que este é o jogo mais importante da época, até ao momento, para os dois conjuntos: “Está claro que será a partida mais importante até agora. Temos feito boas partidas, frente a grandes equipas, e isso seguramente que nos vai ajudar a disputar esta grande partida. É uma equipa duríssima, que joga muito e tem um bom treinador. É uma partida importante para as duas equipas, nós estamos a trabalhar e estamos preparados para o jogo. Temos feito boas partidas e esperamos que esta também o seja.” – atirou o líder encarnado, dizendo ainda que a partida não é decisiva.

“Ganhar um dérbi é sempre ganhar um dérbi, e é sempre importante. Está claro que é uma fase regular, estarmos juntos, a lutar pelos objetivos, por ganhar o Campeonato, importa e, por isso, é primordial e importantíssimo ganharmos a partida. Não é determinante, faltam muitas partidas, mas jogando em casa, ganhar três pontos é importante” – afirmou.

Também Bélone Moreira esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao dérbi da capital e refere que a equipa tem que encarar esta partida sem olhar para o sucesso recente na época: “Este é um jogo que toda a gente quer jogar. É um dérbi, é verdade que são oito jogos e oito vitórias, mas o que fizemos no passado não nos traz nada para o jogo. Temos de trabalhar bem, acreditamos no nosso estilo de jogo, no modelo que o treinador nos impôs e vamos preparar o jogo nesse sentido. Vai ser um jogo duro e esperamos que no final nos sorria a vitória” – referiu o internacional português.

Do lado do Sporting CP, Ricardo Costa salienta a vontade dos jogadores mas alerta para uma eventual falta de experiência em jogos desta magnitude: “Os dérbis são daqueles jogos que para o treinador, do ponto de vista emocional, é fácil de preparar, porque todos querem jogar. Estamos na máxima força, mas sabemos que para muitos dos nossos atletas será a primeira vez num dérbi. Somos uma equipa jovem e temos a vontade de querer jogar este tipo de jogos” – atirou o técnico leonino, reforçando ainda a importância da intensidade e capacidade defensiva no encontro.

“É importante que entremos determinados. Sabemos do valor do SL Benfica, que está a fazer um bom início de época e é uma equipa experiente, mas com a nossa juventude e audácia queremos ganhar. Não é fácil, mas vamos com essa mentalidade. (…) Para nós [um bom nível defensivo] será muito importante para contrariar o jogo trabalhado, com pivôs e finalizações claras dos laterais do SL Benfica. Temos estado a trabalhar para isso, mas vamos manter a nossa filosofia de jogo de ser rápidos e ofensivos. Gostamos de estar no jogo com alta intensidade” – referiu.

O clássico contará com transmissão em direto na BTV e n’A Bola TV, a partir das 16h00 deste sábado.

Minhotos na Maia à procura da inédita primeira vitória

O Águas Santas Milaneza chega à 9ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1 após dois triunfos consecutivos, dando seguimento ao bom início de temporada da equipa maiata, que apesar de ter tido um pequeno percalço pelo meio – dois desaires seguidos – regressou assim ao caminho das vitórias (cinco no total, em sete jogos) e está no 5º lugar da tabela, a apenas um ponto do CF Os Belenenses. Do outro lado, estará uma equipa do ABC UMinho que continua a atravessar um período negro como já não se via há alguns anos: seis derrotas e um empate e ainda por alcançar a primeira vitória. Os minhotos ocupam atualmente o 16º e último posto da tabela, com os mesmos oito pontos do que SC Horta e CD Xico Andebol.

Ricardo Moreira, treinador do Águas Santas Milaneza, diz que os erros terão que ser evitados para que os três pontos fiquem na cidade da Maia: “O ABC UMinho é um histórico do andebol português e, como habitual, apresenta equipas muito bem organizadas e orientadas. Esta equipa não foge à regra e tem vindo a crescer nos últimos jogos. O Águas Santas Milaneza terá que realizar um jogo sem erros para que possa ganhar em sua casa.”

Quanto a Jorge Rito, técnico do ABC UMinho, não foge ao momento negativo que o emblema bracarense atravessa mas deixa uma palavra de total confiança nos jogadores minhotos e no trabalho que tem vindo a ser realizado, dizendo ainda que a primeira vitória irá acabar or surgir: “Aquilo que eu espero é que seja mais um jogo difícil contra uma boa equipa, que tem jogadores com uma qualidade individual muito interessante e, portanto, a nossa tarefa vai ser complicada. No entanto, e apesar deste momento menos habitual que o ABC UMinho atravessa atualmente, acredito nos nossos jogadores, que podemos fazer melhor e a forma como os nossos atletas trabalham e se dedicam ao treino e ao clube todos os dias, algum dia terá que dar resultado. Vamos lutar pelo resultado que nos interessa, que é a vitória mas vai ser um jogo muito complicado para nós.”

Campeonato Placard Andebol 1
9ª Jornada
13.11.2021 – 14h00 – Madeira SAD x Artística de Avanca Bioria
13.11.2021 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x ABC UMinho, águassantastv / andeboltv
13.11.2021 – 16h00 – SL Benfica x Sporting CP, BTV/A Bola TV
13.11.2021 – 18h00 – AD Sanjoanense Delba x Boa Hora FC INETUM
13.11.2021 – 18h00 – CD Xico Andebol x Vitória FC
13.11.2021 – 19h00 – FC Porto x FC Gaia, Porto Canal
13.11.2021 – 21h00 – SC Horta x ADA Maia Universidade da Maia

Patrocinadores Institucionais