Conhecida a convocatória da Seleção Nacional sub-18 Feminina para o Scandibérico

PUB

Luís Santos divulgou a lista de convocadas durante a conferência de imprensa de apresentação do torneio, que terá lugar nos municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.

Esta terça-feira, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Scandibérico, que contará com a participação da Seleção Nacional sub-18 Feminina. Luís Santos, Selecionador Nacional, foi um dos presentes e aproveitou a ocasião para divulgar a lista de 18 atletas convocadas para a competição, na qual Portugal irá defrontar as congéneres de Espanha, Suécia e Noruega e que irá decorrer de 26 a 28 de novembro, em quatro municípios: Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.

O líder da equipa lusa, abordou a inclusão de novas atletas na convocatória, a importância de dar continuidade à evolução e deixou ainda um apelo aos adeptos para que o ‘fator casa’ seja sentido: “Este estágio representa um momento fundamental nesta preparação que estamos a realizar para o Mundial 2022. Ter três jogos internacionais, cerca de três meses depois do Europeu é fulcral, até porque teremos oportunidade de comparar a nossa evolução com a de Espanha, Suécia e Noruega – seleções com quem já jogámos. A inclusão de seis atletas que não estiveram no Campeonato da Europa é outro fator importante, que nos permitirá perceber como podem estas atletas integrar os futuros grupos de trabalho. Ao mesmo tempo, continuamos o processo de formação destas jogadoras, com vista à integração futura na Seleção Nacional A e, para isso, o contexto internacional é determinante. Esperamos contar com a presença do nosso público nos jogos para podermos sentir que estamos, de facto, a jogar em casa. Aproveito para deixar uma palavra de agradecimento aos municípios que se uniram para proporcionar este momento marcante para o andebol jovem feminino.” – referiu o treinador de 40 anos.

Confira aqui a Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Feminina, para o Torneio Scandibérico (22 a 28/11/2021).

O andebol em todo o território nacional

Joaquim Escada destacou a cooperação existente entre os municípios envolvidos na realização do Torneio Scandibérico e a importância de levar o andebol até estas regiões, onde a expressão da modalidade está a aumentar cada vez mais. O coordenador do Andebol4ALL realçou ainda o facto de a Federação de Andebol de Portugal “ter essa capacidade de abranger todo o território nacional, como é o caso deste torneio, que vai decorrer em concelhos do interior do país e com baixa densidade populacional.”

O professor, que é também Presidente da Associação de Andebol de Viseu, explicou ainda a distribuição dos seis jogos do torneio e a importância que a realização do mesmo tem, quer para os quatro municípios, quer para a Federação de Andebol de Portugal: “É um projeto inter-municipal, acolhido por quatro municípios em rede que receberão os seis jogos. Há dois municípios que irão ser palco de dois jogos e os outros, de apenas um, mas é algo que está perfeitamente de acordo com os presidentes das respetivas autarquias. Este projeto, que envolve as seleções jovens e que já começou há alguns anos, será para continuar e, por isso, há essa rotatividade entre concelhos. É importante para nós a promoção do andebol em todo o território e é igualmente importante para estes concelhos, a  promoção dos pontos fortes que cada um deles oferece, desde a gastronomia, património histórico e a própria gente. É um acordo que, claramente, beneficia as duas partes.” – afirmou.

Por fim, Joaquim Escada reforçou o “agradecimento aos municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel pela forma como estes têm acolhido as nossas propostas e nos têm recebido de braços abertos para a realização de eventos da Federação de Andebol de Portugal nestes territórios.”

Calendário:
26/11/2021 – 15h45 – Portugal x Noruega, andeboltv
26/11/2021 – 21h00 – Espanha x Suécia, andeboltv
27/11/2021 – 18h30 – Noruega x Espanha, andeboltv
27/11/2021 – 21h00 – Portugal x Suécia, andeboltv
28/11/2021 – 15h00 – Suécia x Noruega, andeboltv
28/11/2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, andeboltv

Patrocinadores Institucionais