EHF European League: Equipas portuguesas com destinos diferentes

PUB

SL Benfica soma mais uma vitória, no Grupo B, e mantém invencibilidade; Emblema leonino sofre derrota, em França, frente ao USAM Nîmes Gard.

Riihimäki Cocks – SL Benfica

A estreia, nesta tarde de terça-feira, ficou ao cargo da formação de Chema Rodriguez, na Finlândia, onde enfrentou o Riihimäki Cocks, num encontro em que a turma da casa foi a primeira a marcar, através de Davor Basaric mas Petar Djordjic acabou por estabelecer a igualdade – naquele que viria a ser o ritmo de jogo durante grande tempo da primeira parte. As equipas seguiram bastante equilibradas e cruzaram os 15 minutos de jogo com um empate a 9 golos, no entanto, apenas cinco minutos mais tarde, os finlandeses já lideravam o marcador, num parcial de três golos sem resposta, encerrado por Djordje Djekic, levando o resultado a 13-10. Apenas sete minutos mais tarde, as águias conseguiram equilibrar o encontro, a 14 golos, pela mão de Carlos Martins, mas acabaram por sair para o descanso a perder por 18-15. Na etapa complementar, os encarnados entraram determinados em retomar o equiíbrio do encontro, chegando ao empate através de Ole Rahmel, que estabeleceu o empate a 21 golos. As igualdades acabaram por regressar ao marcador mas, aos 40 minutos, Lazar Kukic colocou o Benfica na frente e o alemão Ole Rahmel fechou um parcial de 3-0, que colocou o placar a 23-26, levando os finlandeses a time-out. Apesar dos esforços, os Cocks não voltaram a ter argumentos para a formação da Luz, que não voltou a sair do comando do encontro e fechou as contas a 32-37, somando assim a sua terceira vitória na fase de grupos da EHF European League.

Top Player: Petar Djordjic (12 golos / 100% eficácia)

USAM Nîmes Gard – Sporting CP

Já os leões, tiveram uma deslocação que prometia ser complicada, ao Le Parnasse, em Nîmes, frente à formação francesa que entrou a marcar, em casa, através de Henrik Jakobsen mas Erekle Arsenashvili acabou por estabelecer a igualdade no placar. O Nîmes acabou por regressar ao comando do encontro e aos 10 minutos vencia por 5-3, com Remi Desbonnet, guardião francês, a ser a figura de destaque no jogo até então. Em seis minutos tudo mudou, com o Sporting a conseguir ser mais eficaz que o adversário acabou por chegar ao empate, pela mão de Martim Costa, levando Franck Maurice, técnico francês, a pedir time-out. Jens Schongarth acabou por colocar a formação verde e branca na frente (7-8) mas os empates retornaram ao marcador e à passagem dos 20 minutos, o encontro seguia em igualdade a 10 golos. Com cinco minutos volvidos, a turma francesa tinha conseguido chegar aos dois golos de vantagem (14-12), através de Julien Rebichon, obrigando Ricardo Costa a pedir time-out quando faltavam apenas três minutos para o intervalo. Na saída para o descanso a vantagem manteve-se intacta para a formação da casa, com o placar a assinalar 17-15. No segundo tempo, a formação de Alvalade entrou determinada em alterar o rumo do encontro e, bastaram oito minutos para que, Josep Folques colocasse o encontro empatado a 21 golos, abrindo caminho para que Salvador Salvador desse a liderança ao emblema do Sporting. Seguiram-se empates sucessivos no marcador até que, Henrik Jakobsen volta a dar dois golos de vantagem ao Nîmes (27-25), perto dos 45 minutos de jogo. Na reta final do encontro, quando faltavam apenas quatro minutos para esgotar o tempo regulamentar, Julien Rebichon coloca o Nîmes com quatro golos de vantagem (30-26), concedendo grandes dificuldades aos leões. Mohamed Sanad acabou por selar as contas a 33-27, naquela que foi a primeira derrota nas competições europeias para o Sporting.

Top Player: Manuel Gaspar (29% de eficácia)

EHF European League
Fase de Grupos – 3ª Jornada
16.11.2021 – 17h45 – Cocks x SL Benfica, 32:37 (18:15)
16.11.2021 – 19h45 – USAM Nimes Gard x Sporting CP, 33:27 (17:15)

Patrocinadores Institucionais