Seleção A Masculina: Portugal com vitória frente ao Luxemburgo

PUB

Lusos alcançam vitória por números esclarecedores frente à congénere luxemburguesa, por 21-39.

7 Inicial: Diogo Branquinho, André Gomes, Victor Iturriza, Rui Silva, Angel Hernandez, Miguel Alves e Manuel Gaspar

Os Heróis do Mar entraram em campo com posse de bola e acabaram por perdê-la, resultando no primeiro golo da formação luxemburguesa, através de Daniel Scheid, mais tarde, os lusos voltaram a perder no ataque mas Miguel Alves acabou por estabelecer a igualdade de contra-ataque. Aos cinco minutos, André Gomes colocava Portugal em vantagem por 1-3, com boas intervenções de Manuel Gaspar na baliza. Mais tarde, Diogo Branquinho fecha um parcial de três golos sem resposta (4-7), que resultaram no pedido de time-out por parte do Luxemburgo, mas em nada alterou o rumo do encontro, e à passagem dos 15 minutos, Portugal vencia pela mesma margem (6-9). A turma da casa manteve-se com algumas falhas técnicas no ataque e com o desenrolar do primeiro tempo acabou por, naturalmente, ampliar a diferença e dobrar o resultado, através de Miguel Martins, chegando ao 7-14, apesar da prestação de Mika Herrman na baliza luxemburguesa. Portugal acabou por fixar o resultado em nove golos de vantagem na saída para o descanso.

Intervalo: 10-19

Nos primeiros 10 minutos, da etapa complementar e ainda com Diogo Valério na baliza, os comandados de Paulo Pereira, acabaram por ampliar a diferença no marcador, para 12 golos, enquanto Francisco Tavares assinava o golo número 26 para Portugal. Telmo Ferreira, procedeu então à troca de guarda-redes na baliza das Quinas e fez entrar Gustavo Capdeville. Portugal conseguiu manter o ritmo até ao final do encontro, tendo nas suas pontas os melhores e mais eficazes ativos do encontro, fechando o resultado final a 21-39, com o contributo de Diogo Branquinho, melhor marcador do encontro, com 7 golos.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se satisfeito com este encontro: “Porque conseguimos ser organizados, apesar de só termos tido dois dias de trabalho, com três sessões de treino, para virmos jogar aqui e gostei muito da organização e entrega que os atletas dedicaram a este jogo. Mais do que o resultado, estou satisfeito pela forma séria como abordámos este jogo, sempre com os olhos postos nos dois jogos com a Alemanha, que vão ter outro nível de exigência. Tenho pena de termos perdido o Tiago Sousa, vamos ter que reformular um pouco aquilo que estava pensado mas oxalá que consigamos ser mais competitivos do que fomos hoje mas já foi um bom prenúncio e estou muito satisfeito por isso.” – rematou.

Pode consultar aqui o Boletim de Jogo.

Portugal encontra-se no Luxemburgo, na semana internacional de andebol, onde ainda disputará dois encontros de caracter particular com a formação germânica, o primeiro no dia 5 de novembro e, posteriormente, no dia 7, em Dusseldorf para o último embate frente à Mannschaft.

Pode comprar os seus bilhetes para o encontro com a Alemanha AQUI

Men’s EHF Euro 2022

Portugal iniciará a sua participação no Campeonato da Europa de 2022, a 14 de janeiro, após ter disputado o Torneio Yellow Cup, na Suíça, como forma de preparação para a grande prova que se avizinha, de 7 a 9 de janeiro, frente às seleções da Suíça, Ucrânia e Montenegro. Já no Euro de 2022, o primeiro encontro dos Heróis do Mar será frente à Islândia, conhecido adversário português e, posteriormente, a anfitriã Hungria, em Budapeste, terminando a fase de grupos frente aos Países Baixos, na terceira jornada. Portugal tem recordações recentes positivas, em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio. Em relação à Islândia, os confrontos entre as duas Seleções são já algo recorrentes, este que foi um dos adversários de Portugal na Qualificação para o EHF Euro 2022. Nos três jogos mais recentes, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova.

Calendário
Jogos de Preparação
Luxemburgo – 03/11/2021 – 18h00 – Luxemburgo x Portugal, 21:39 (10:19)
Luxemburgo – 05/11/2021 – 19h15 – Portugal x Alemanha
Dusseldorf – 07/11/2021 – 14h00 – Alemanha x Portugal

Torneio Yellow Cup
Winterthur – 07/01/2022 – 16h45 – Montenegro x Portugal
Winterthur – 08/01/2022 – 19h15 – Suíça x Portugal
Winterthur – 09/01/2022 – 12h30 – Portugal x Ucrânia

Men’s EHF Euro 2022
Fase de Grupos (Budapeste)
14/01/2022 – 19h30 – Portugal x Islândia, RTP2
16/01/2022 – 17h00 – Portugal x Hungria, RTP2
18/01/2022 – 19h30 – Países Baixos x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais