Seleção A Masculina: Portugal sai derrotado frente à Alemanha

Heróis do Mar perderam o primeiro encontro com a congénere germânica, no Luxemburgo, por 30-28.

7 Inicial: Diogo Branquinho, Alexandre Cavalcanti, Luís Frade, Miguel Martins, Angel Hernandez, Miguel Alves e Manuel Gaspar

Alexandre Cavalcanti abriu o ativo, na Coque Arena, no Luxemburgo mas, rapidamente, a turma alemã empatou o encontro, ao que se seguiram igualdades sucessivas, até aos dois golos, por esta altura, com um parcial de três golos sem resposta, os alemães passam para a liderança a 5-2. A Seleção Nacional soube responder e à passagem dos 10 minutos, o jogo estava pela margem mínima (6-5) através de Miguel Alves. Mais tarde, os lusos voltaram a sofrer um parcial de 3-1, levando Paulo Pereira a pedir time-out e minutos mais tarde Telmo Ferreira substituiu Manuel Gaspar na baliza, por Gustavo Capdeville. Cinco minutos volvidos, a Alemanha já se tinha voltado a distanciar no encontro, com 14-8 no placar, mas Portugal conseguiu recuperar, com um par de defesas de Capdeville e encostou o resultado a 14-12, levando os germânicos a pedir desconto de tempo. Na reta final da primeira parte, a Alemanha acaba por conquistar um parcial de 5-1 e sai para o descanso a vencer por 18-13.

Intervalo: 18-13

Os 10 primeiros minutos do segundo tempo foram infernais para Portugal, que concedeu um parcial de 6-2, favorável aos germânicos, obrigando, novamente, Paulo Pereira a parar o jogo. À passagem dos 45 minutos, os lusos já mostravam sinais de retoma e iniciam a sua recuperação, que terminou com a imposição da margem mínima (26-25) pela mão de Salvador Salvador, com Victor Iturriza a acabar por falhar no contra-ataque, a igualdade. Nos instantes finais do encontro, Portugal acaba por sofrer um parcial de quatro golos e apesar da tentativa de aproximação, acabou por fechar o encontro a 30-28, com o último golo a ser apontado por André Sousa. Miguel Alves, com 5 golos, foi o melhor marcador do encontro.

O Boletim de Jogo não se encontra disponível.

Salvador Salvador, um dos atletas em destaque da formação portuguesa, confirmou o favoritismo dos alemães mas garantiu que no domingo a história poderá ser diferente: “A Alemanha tem sempre excelentes equipas, está sempre no topo das seleções, sempre com um andebol muito forte e muito poderoso. Eles não trouxeram algumas algumas peças fundamentais mas nós também não, temos aqui também muitas estreias na seleção, de jogadores jovens, tal como eu. Mas foi um jogo bastante disputado desde início, se bem que tivemos ali uma parte em que desligámos um pouco e sofremos alguns golos mas depois acabámos por conseguir dar a volta por cima e conseguimos discutir o resultado até ao fim. Penso que o resultado foi construído desde o início, tanto que, no intervalo já tínhamos cerca de 18 golos sofridos. Na segunda parte conseguimos melhorar mais na parte final e apanhar algumas bolas resultando em contra-ataque. O Gustavo [Capdeville] também entrou bastante bem na segunda parte e conseguiu-nos ajudar nesse fator. Tal como já referi foi um resultado que acabou por ser discutido até ao fim, acabou por cair para o lado deles mas creio que no domingo também possa cair para o nosso lado.” – terminou.

Portugal encontra-se no Luxemburgo, na semana internacional de andebol, onde ainda disputará um encontro de caracter particular com a formação germânica, no dia 7, em Dusseldorf para o último embate frente à Mannschaft.

Pode comprar os seus bilhetes para o encontro com a Alemanha AQUI

Men’s EHF Euro 2022

Portugal iniciará a sua participação no Campeonato da Europa de 2022, a 14 de janeiro, após ter disputado o Torneio Yellow Cup, na Suíça, como forma de preparação para a grande prova que se avizinha, de 7 a 9 de janeiro, frente às seleções da Suíça, Ucrânia e Montenegro. Já no Euro de 2022, o primeiro encontro dos Heróis do Mar será frente à Islândia, conhecido adversário português e, posteriormente, a anfitriã Hungria, em Budapeste, terminando a fase de grupos frente aos Países Baixos, na terceira jornada. Portugal tem recordações recentes positivas, em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio. Em relação à Islândia, os confrontos entre as duas Seleções são já algo recorrentes, este que foi um dos adversários de Portugal na Qualificação para o EHF Euro 2022. Nos três jogos mais recentes, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova.

Calendário
Jogos de Preparação
Luxemburgo – 03/11/2021 – 18h00 – Luxemburgo x Portugal, 21:39 (10:19)
Luxemburgo – 05/11/2021 – 19h15 – Alemanha x Portugal, 30:28 (18:13)
Dusseldorf – 07/11/2021 – 14h00 – Alemanha x Portugal

Torneio Yellow Cup
Winterthur – 07/01/2022 – 16h45 – Montenegro x Portugal
Winterthur – 08/01/2022 – 19h15 – Suíça x Portugal
Winterthur – 09/01/2022 – 12h30 – Portugal x Ucrânia

Men’s EHF Euro 2022
Fase de Grupos (Budapeste)
14/01/2022 – 19h30 – Portugal x Islândia, RTP2
16/01/2022 – 17h00 – Portugal x Hungria, RTP2
18/01/2022 – 19h30 – Países Baixos x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais