Seleção Nacional A Feminina: Comitiva viaja esta quarta-feira para Viena

PUB

Portugal vai defrontar a Áustria em dois jogos de cariz particular esta semana.

A Seleção Nacional A Feminina realizou na manhã desta quarta-feira o quarto e último treino no Rio Maior Sports Centre, antes da partida para a capital da Áustria, Viena, agenda para esta tarde. Posteriormente, a equipa lusa irá realizar o primeiro treino em solo austríaco no BSFZ Südstadt, palco do jogo, às 10h locais, no dia do primeiro de dois jogos de preparação com a seleção orientada pelo alemão Herbert Müller.

José António Silva admite que a falta de trabalho contínuo condiciona o desempenho da equipa: “Neste estágio temos procurado consolidar o nosso modelo de jogo. Temos experimentado as dificuldades normais de uma equipa que não treina regularmente, já que é necessário recordar e rever procedimentos que as atletas entretanto esqueceram. É uma fase normal, mas traz sempre uma dificuldade acrescida no início de cada estágio.”


O Selecionador Nacional reforçou ainda que estes próximos desafios servirão para serem postos em prática novas rotinas e processos, bem como preparar as atletas para um desempenho mais consistente durante todo o período de jogo: “Quanto aos jogos que vamos realizar, sabemos que vamos defrontar uma equipa que está na fase final da sua preparação para o Mundial e portanto estará certamente em melhor momento do que a nossa seleção. Como já tinha referido, vamos aproveitar para testar soluções diferentes, quer no ataque que na defesa e tentar melhorar a nossa prestação, particularmente na gestão das fases do jogo em que temos demonstrado tendência para perder a organização.” – afirmou.

A última vez que Portugal e Áustria se defrontaram aconteceu na Ronda 2 Qualificação para o Europeu de 2018 e as austríacas levaram a melhor nos dois jogos realizados. No primeiro, a 22 de março de 2018, Portugal perdeu por 30-32, em Tondela e dois dias mais tarde o resultado foi de 29-24, em Bregenz.

O adversário

A Áustria de hoje em dia não é a mesma que era há cerca de uma década. Esta seleção, que será a próxima adversária de Portugal, conta com oito participações em Campeonatos da Europa e 12 em Campeonatos do Mundo, sendo que desde 2009 que não marca presença na Fase Final de uma grande competição. Esse jejum será quebrado já no próximo mês, uma vez que as comandadas de Herbert Müller conseguiram qualificar-se para o IHF Women’s World Championship 2021, a acontecer de 2 a 19 de dezembro, em Espanha. Os anos de ouro da seleção austríaca aconteceram na década de 90, altura que a mesma alcançou duas medalhas de bronze, tanto no Europeu de 1996 como no Mundial de 1999. Há a registar ainda três participações nos Jogos Olímpicos e o melhor registo aconteceu nas olimpíadas de 1992 e 2000, com um 5º lugar alcançado em ambas.

Calendário
Jogos de Preparação
Áustria – 25.11.2021 – 17h10 – Áustria x Portugal
Áustria – 27.11.2021 – 17h10 – Áustria x Portugal

Patrocinadores Institucionais