Seleção Nacional A Feminina: Convocatória para os jogos de preparação com a Áustria

PUB

José António Silva divulgou a lista de 16 atletas convocadas para os dois compromissos em solo austríaco; Comitiva iniciou o estágio esta segunda-feria no Rio Maior Sports Centre.

A Seleção Nacional A Feminina iniciou esta segunda-feira uma nova e intensa semana de estágio, que contará com dois jogos de preparação com a homónima da Áustria, nos dias 25 e 27 de novembro, fora de portas. A equipa irá realizar três treinos em solo português, no Rio Maior Sports Centre, o primeiro agendado para esta tarde, antes da partida para a capital austríaca, Viena, que acontecerá ao início de tarde da próxima quarta-feira. Os dois jogos amigáveis entre Portugal e Áustria não contarão com a presença de público nas bancadas do Pavilhão BSFZ Südstadt.

Este será um estágio diferente dos anteriores, uma vez que não é precedido de uma competição oficial mas que, segundo o Selecionador Nacional, José António Silva, é “de extrema importância no processo de construção da equipa. Temos como principais objetivos, consolidar o nosso modelo de jogo e observar atletas em contexto de competição“. Já a seleção austríaca vai participar no próximo IHF Women’s World Championship 2021, de 2 a 19 de dezembro, em Espanha.

O líder da equipa portuguesa diz que é importante aproveitar todos os momentos de trabalho e revela quais são os objetivos técnicos e táticos que pretende alcançar durante a próxima semana: “No que diz respeito ao modelo de jogo, como o tempo destinado à Seleção Nacional é reduzido, vamos trabalhar aspetos que já foram abordados anteriormente e, simultaneamente, introduzir mais algumas soluções quer ofensivas quer defensivas. Procuraremos ainda consolidar estratégias para que a equipa saiba como actuar em determinadas fases do jogo, sendo esta uma prioridade nesta fase. Como a equipa está em construção, existem mecanismos colectivos não totalmente consolidados e por isso, por vezes apresentamos dificuldade em gerir determinados momentos do jogo. Por um lado, necessitamos de tempo para trabalhar em treino e, para além disso, de realizar jogos que permitam testar o nosso modelo de jogo em situações de grande pressão competitiva.” – adiantou.

As 16 convocadas

José António Silva mantém-se fiel à filosofia que tem vindo a defender desde a sua chegada ao comando técnico da Seleção Nacional A Feminina, que passa por potenciar ao máximo as qualidades físicas das atletas e consolidar cada vez mais o modelo de jogo estipulado. Das 16 atletas convocadas, destaca-se a presença de Soraia Lopes, ponta-esquerda, de 31 anos, que se transferiu esta época para o Boden Handboll, da Suécia, e que está de regresso aos trabalhos da Seleção Nacional após um longo período de ausência, e ainda de Neide Duarte, ponta-direita do Madeira SAD, que ainda não realizou qualquer jogo internacional por Portugal.

“Relativamente ao segundo objetivo, vamos dar oportunidade a outras atletas, testando-as no modelo de jogo que pretendemos implementar durante a competição. Temos mantido um núcleo base de atletas convocadas por forma estabilizar a equipa, mas existe também a preocupação de manter o grupo aberto, sendo que a qualquer momento podem existir entradas e saídas. Por outro lado, faremos uma avaliação da condição física e técnica das atletas fornecendo-lhes pistas para o que consideramos relevante para o seu desempenho na Seleção Nacional. As atletas sabem que faremos sempre um acompanhamento da sua condição física e técnica, para que sejam convocadas aquelas que na nossa perspectiva melhor se ajustem às necessidades da equipa.”

Para o Selecionador Nacional, o objetivo principal é entrar em 2022 com a equipa preparada para enfrentar qualquer obstáculo que possa aparecer: “Para terminar, é importante realçar que vemos este pequeno estágio e os jogos com a Áustria como a primeira parte do trabalho que será depois complementado com um estágio em Dezembro. Quando finalizarmos essa fase do nosso trabalho pretendemos ter a equipa preparada para competir em quaisquer circunstâncias, bem como um grupo de atletas identificado com os procedimentos colectivos e as exigências individuais da Seleção Nacional. No futuro, partindo dessa base, procuraremos escolher as atletas que se encontrem mais aptas, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista técnico e que melhor se ajustem às necessidades imediatas da competição.” – afirmou.

Recorde-se que Portugal está inserido no Grupo 5 do Women’s EHF EURO 2022 Qualifiers, em que os próximos desafios serão diante da Eslováquia, em março de 2022. Nos dois jogos realizados até ao momento, a equipa lusa perdeu diante da Hungria e da Espanha.

Pode consultar aqui a convocatória mais detalhada para o Estágio em Rio Maior e para os jogos de preparação com a Áustria (22 a 28/11/2021).

Calendário
Jogos de Preparação
Áustria – 25.11.2021 – 17h10 – Áustria x Portugal
Áustria – 27.11.2021 – 17h10 – Áustria x Portugal

Patrocinadores Institucionais