Seleção Nacional A Feminina: Nova vitória no último jogo particular em Viena

PUB

Portugal voltou a vencer a Áustria pela margem mínima num jogo marcado pela forte reação lusa na segunda parte; Golo da vitória aconteceu na sequência de uma jogada aérea nos últimos segundos.

Em mais uma partida de emoções fortes, Portugal voltou a vencer a Áustria no segundo e último jogo particular realizado na capital, Viena. Contrariamente ao que aconteceu no primeiro encontro entre as duas seleções, na passada quinta-feira, a equipa portuguesa apresentou um sistema defensivo 5×1 e um sete inicial composto por Isabel Góis, Carolina Monteiro, Anaïs Gouveia, Ana Carolina Silva, Beatriz Sousa, Patrícia Lima e Bebiana Sabino.

A Áustria cedo mostrou que queria “vingar” a derrota no jogo passado e chegou, rapidamente, ao 4-1 ainda dentro dos primeiros três minutos de jogo. A intensidade defensiva de Portugal não chegava para assustar o adversário, que ía conseguindo finalizar em transição, com desfecho nas pontas. Aos nove minutos, apareceu a primeira exclusão do encontro, pertencente a Portugal, e a partir desse momento a Áustria foi ainda mais superior, apontando um parcial de 3-0, colocando o marcador em 10-5, e José António Silva viu-se forçado a colocar time-out. No entanto, a formação lusa continuava a perder alguns ataques devido a faltas técnicas e perto dos cinco minutos finais da primeira parte surgiu a maior vantagem registada até então, de sete golos, favorável às austríacas (16-9). Um curta reação de Portugal sentenciou o 16-11 com que o jogo seguiu para o intervalo.

O descanso fez bem à Seleção Nacional, que entrou com um chip totalmente renovado. José António Silva fez entrar Sandra Santiago e Neide Duarte, em estreia no jogo, e foi mesmo a jovem ponta-direta do Madeira SAD que começou um contundente parcial de 0-4, que voltou a encurtar distâncias até à margem mínima (16-15) e aumentou consideravelmente a moral da equipa. Em evidência na etapa complementar esteve também Isabel Góis, dona da baliza durante os 60 minutos, que ajudou à grande recuperação lusa, e teve o primeiro momento alto ao minuto 40, quando o empate chegou, a 19 golos, com assinatura de Maria Pereira – uma das melhores marcadoras da equipa portuguesa com cinco golos, a par de Patrícia Lima. O segundo momento alto do jogo luso aconteceu a oito minutos do final, quando Maria Pereira, de novo, colocou Portugal a vencer pela primeira vez (24-25) após algumas ocasiões desperdiçadas. Seguiu-se um período de muito equilíbrio até surgir o terceiro e último momento de relevo, que acabou por ser o maior de todos: com o jogo empatado a 20 segundos final, o selecionador nacional pediu time-out e preparou a machadada final e tudo saiu como previsto. Uma jogada aérea finalizada com sucesso por Patrícia Lima após passe de Mégane Ribeiro, nos últimos segundos, deu a vitória a Portugal por 30-31….e a festa foi inevitável após a buzina.

O Selecionador Nacional mostrou-se bastante satisfeito com a prestação da equipa no jogo e salientou a forma como a equipa recuperou e conseguiu vencer: “A vitória de hoje foi assente naquilo que são as duas das grandes armas desta seleção: garra e disponibilidade total das atletas para o trabalho. Quando a isto juntamos uma boa organização colectiva, temos todas as condições para ter sucesso. Não começámos nada bem o jogo e tivemos muita dificuldade em nos adaptarmos aos problemas que a Áustria nos criou. A pouco e pouco fomos encontrando o nosso equilíbrio e acabámos por fazer uma excelente recuperação e obter uma boa vitória.” – afirmou.

José António Silva faz “um balanço muito positivo” deste estágio e dos jogos realizados e afirma que os resultados pretendidos irão aparecer se todos se mantiverem neste caminho de trabalho e rigor: “Como já referi, precisamos deste tipo de jogos para fazer evoluir a equipa e temos enormes e fundadas expectativas relativamente ao futuro. Os únicos aspectos menos positivos foram pequenos problemas físicos em algumas atletas que não nos permitiram cumprir tudo o que tínhamos planeado. Em resumo fizemos um excelente trabalho com dois jogos com um equipa que está na fase final da sua preparação para o Mundial e estou muito satisfeito com as atletas e com todas as pessoas que nos têm apoiado no nosso trabalho. Acredito que se mantivermos esta dinâmica, poderemos alcançar os resultados que todos almejamos.” – referiu.

Calendário
Jogos de Preparação
Áustria – 25.11.2021 – Áustria x Portugal25:26 (14:12)
Áustria – 27.11.2021 – Áustria x Portugal, 30:31 (16:11)

© Fotografias: Xavi Vegas.

Patrocinadores Institucionais