Campeonato Placard Andebol 1: Dragão vence clássico e é agora a única equipa só com vitórias

PUB

FC Porto derrotou o Sporting CP em jogo emocionante no Dragão Arena, referente à 11ª jornada da prova.

O FC Porto é agora a única equipa só com vitórias no Campeonato Placard Andebol 1, depois de vencer o Sporting CP este sábado, no Dragão Arena, em jogo em atraso a contar para a 11ª jornada da competição.

Os Leões entraram melhor na casa do rival e alcançaram cedo o 1-3 pela mão do pivô Jonas Tidemand, numa partida em que o FC Porto se mostrou fiel ao sistema defensivo 6×0, enquanto que o Sporting CP apresentou um 5×1, com Edmilson Araújo como homem mais adiantado na defensiva verde e branca. O emblema da capital ia conseguindo segurar a vantagem e aos 12 minutos, Magnus Andersson pediu o primeiro time-out do jogo com o marcador em 4-6, mas que acabou por não ter o efeito pretendido. Isto porque, após a paragem, Carlos Ruesga marcou o 4-7 e o 4-8 e concretizou a primeira vantagem de quatro golos para o Sporting CP, aproveitando uma superioridade numérica que durou quase quatro minutos. Após a metade da primeira parte, o FC Porto utilizou o 7×6, o que levou Ricardo Costa a optar por recuar a defesa para um 6×0 tradicional, nota ainda para Matevz Skok, que estava em tarde inspirada, bem como Sebastian Frandsen, que entrou no decorrer do primeiro tempo. Aos 23 minutos, Daymaro Salina reduziu para 9-11 e, na reta final do primeiro, apareceu Pedro Cruz que se tornou o protagonista de três momentos chave dos Dragões no primeiro período: primeiro, o lateral azul e branco reduziu para a margem mínima (12-13), de livre de 7 metros, depois assinou o golo de empate (14-14) ao aproveitar um erro no ataque leonino, bem como a ausência do guardião contrário, e nos últimos cinco segundos, Pedro Cruz colocou o FC Porto pela primeira vez na liderança do marcador (15-14), resultado que foi transportado para a segunda-parte.

Se o jogo estava já a ser recheado de emoção, a segunda parte trouxe ainda mais e abriu com o FC porto a chegar aos dois golos à maior (17-15), antes mesmo de uma reposta criteriosa do Sporting CP, resultante em novo empate, desta vez a 17 golos. O marcador teve algumas pequenas oscilações mas nunca saiu da barreira máxima de dois golos de diferença e aos 45 minutos assinalava 23-21, favorável aos Dragões. Matevz Skok elevou ainda mais o seu desempenho no segundo tempo e ajudou a equipa leonina a manter-se na luta pela vitória, mas a três minutos do final apareceu uma inédita margem de três golos na etapa complementar, de 30-27. O FC Porto ainda passou por um susto no último minuto, em que vencia por três golos mas permitiu que o Sporting CP se colasse ao mínimo, em cima da buzina, que confirmou o triunfo azul e branco. Pedro Cruz esteve novamente em destaque, ao apontar uns expressivos 16 golos e a ser o melhor marcador desta que foi a primeira derrota do Sporting CP no campeonato.

Campeonato Placard Andebol 1
11ª Jornada
18.12.2021 – 18h00 – FC Porto x Sporting CP, 31:30 (15:14)

Patrocinadores Institucionais