EHF Champions League: Noite pintada de azul e branco no Dragão Arena

PUB

FC Porto recebeu e venceu a formação do Lomza Vive Kielce por 29:27.

Depois do empate frente ao FC Barcelona, no Dragão Arena, o FC Porto atravessou um momento menos positivo na EHF Champions League, com três derrotas consecutivas. Esta noite, na cidade invicta, Magnus Andersson apostou em Sebastian Frandsen para defender as redes portistas, em Leonel Fernandes e Miguel Alves para alinharem de início nas pontas, Pedro Valdés e Djibril Mbengue como atiradores, Rui Silva para comandar o ataque e, na segunda linha, Victor Iturriza como pivô.

Artsem Karalek inaugurou o marcador, após um ataque falhado para cada lado, e foram precisos praticamente quatro minutos para o FC Porto apontar o primeiro golo, por Victor Iturriza, 1-2. Os polacos responderam com um parcial de 0-3, obrigando o técnico portista a usar o seu primeiro time-out para tentar quebrar a superioridade do Lomza Vive Kielce. Os comandados de Talant Dujshebaev ainda chegaram ao 1-6, mas Rui Silva e Djibril Mbengue quebraram o mau momento ofensivo, com dois golos, reduzindo a desvantagem para 3-6. Mas, após um período de inferioridade numérica, o FC Porto não conseguiu evitar nova desvantagem de 5 golos, 3-8, volvidos 16 minutos de jogo. E é nesta altura que o jogo muda de rumo, os dragões, que até então apresentavam uma defesa forte e bastante coesa, passavam por dificuldades ofensivas, muito culpa de Andreas Wolff, e Magnus Andersson orientou os seus atletas para o 7×6, que de imediato reduziram a partida para 6-8. Os polacos ainda tentaram voltar a fugir no marcador mas os azuis e brancos iam crescendo e alcançaram o empate a 10 bolas, à passagem do minuto 23, pela mão de Pedro Cruz na conversão de um livre de sete metros. E foi o mesmo Pedro Cruz, novamente através de um livre de sete metros, quem deu a primeira vantagem portista com o 12-11. Ao intervalo as equipas recolheram aos balneários empatadas a 14 bolas.

Intervalo: 14-14

Na segunda parte, o FC Porto voltou a entrar com o 7×6 e, com uma defesa consistente, construiu um parcial de 4-0, alcançando a maior vantagem até então, 18-14. Seguiu-se novo momento de recuperação polaca, com, mais uma vez, Andreas Wolff a ser o principal protagonista, Uladzislau Kulesh reduziu a desvantagem para apenas uma bola, 19-18. Rui Silva voltou a aparecer para quebrar os seis minutos de jogo sem qualquer jogo portista, devolvendo os dois golos de vantagem aos dragões. Seguiram-se momentos de maior equilíbrio e tensão no Dragão Arena, mas nem por isso os homens de Magnus Andersson abrandaram o ritmo e seguiram sempre com a liderança no marcador. Nos cinco minutos finais, Fábio Magalhães, o homem do 7×6, apontou o 26-23 e a vantagem manteve-se até ao 29-26, novamente da autoria do lateral esquerdo, os polacos ainda reduziram para 29-27 mas foram incapazes de evitar a derrota.

Vitória importante para o FC Porto (7º lugar – 7 pontos), que soma dois pontos numa jornada em que SG Flensburg-Handewitt (9 pontos) e Dinamo Bucuresti (6 pontos) também pontuaram. Os dragões estão a apenas 1 ponto do sexto lugar (Motor Zaporozhye), que dá acesso aos oitavos de final da maior prova europeia de clubes.

Top Player: Fábio Magalhães 5 golos (71% eficácia) e 10 assistências

Grupo B
10ª Jornada
09.12.2021 – 19h45 – FC Porto x Lomza Vive Kielce, 29:27 (14:14)

Patrocinadores Institucionais