Geração de atletas masculinos sub-16 em intensa atividade

PUB

Projeto de Centros de Treino Específicos prevê observar mais de 150 atletas nascidos em 2006 e 2007.

Depois da presença no Torneio 4 Nações, em Toledo, há duas semanas, e da presença no Torneio de Natal – Cidade de Fafe 2021 (que tem início esta tarça-feira), irá retomar o projeto de Centros de Treino Específicos, que teve início em fevereiro de 2020 mas foi interrompido devido à pandemia.

Esta semana, dois grupos de 22 atletas cada, oriundos da zona Sul, estão concentração na cidade de Setúbal para a realização de trabalho de técnica e de tática individual, fundamentalmente. Um primeiro grupo composto por guarda-redes, laterais e pontas e um segundo grupo composto por guarda-redes, centrais e pivôs terão a oportunidade de realizar quatro treinos em dois dias, com vista ao seu desenvolvimento individual. Este grupo estará enquadrado pelos treinadores Nuno Santos e Ricardo Candeias, que coordenam uma equipa técnica mais alargada.

Este projeto será repetido na primeira semana de janeiro para atletas da zona Norte, concentrando-se, novamente, dois grupos de 22 atletas na cidade de Guimarães, desta vez enquadrados tecnicamente por João Varejão e Nuno Santos, repetindo o mesmo formato de treinos. Isto permitirá que, no final deste processo, ao nível dos Centros de Treino, tenham já sido observados mais de 150 atletas nascidos em 2006 e 2007.

Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, afirma que este é um trabalho complementar onde se pretende desenvolver os aspetos individuais dos atletas, numa geração que foi muito afetada pela interrupção de competição, durante mais de um ano, devido à pandemia da COVID-19: “Sentimos que existe muito trabalho a realizar com estes atletas, sendo necessário recuperar o tempo perdido de forma faseada. Urge aumentar a quantidade e qualidade de treino destes atletas, assim como a especificidade do trabalho a realizar. Estes Centros de Treino Específicos surgem como complemento também aos Centros de Treino Nacionais, realizados bi-mensalmente em três polos distintos: Norte, Centro e Sul. E pretende-se a partir do mês de fevereiro incluir trabalho em regiões ainda não abrangidas por estes três polos. É objetivo das equipas técnicas nacionais que todos os atletas com potencial de futuro sejam observados e envolvidos em trabalho dirigido a esta faixa etária. É um processo contínuo e que será realizado ao longo destas duas épocas desportivas, no sentido de assegurarmos o futuro, para o qual é decisiva a qualidade do treino a realizar nos clubes.” – afirmou.

Recorde-se que o Torneio de Natal – Cidade de Fafe 2021 arranca já esta terça-feira e pode consultar o calendário de jogos, AQUI.

Patrocinadores Institucionais