Seleção Nacional sub-16 Masculina prepara Torneio Internacional em Espanha

PUB

João Varejão divulgou a lista de 16 atletas convocados para a participação no torneio particular no país vizinho, antecedida de um estágio em Setúbal.

A Seleção Nacional sub-16 Masculina irá defrontar as congéneres da França, Espanha e Eslováquia, num torneio internacional de cariz particular, a acontecer no país vizinho na segunda semana de dezembro. A comitiva composta por 16 atletas irá concentrar-se em Setúbal, onde irá estagiar durante dois dias, com cinco treinos previstos, antes da partida para a cidade espanhola de Toledo, marcada para o dia 15 do presente mês.

João Varejão salienta a importância deste estágio que marca o regresso à competição, bem como lutar contra o impacto que a pandemia teve nesta geração de atletas, que viu a sua evolução natural ser interrompida: “Este estágio e competição é o primeiro momento competitivo internacional ‘pós COVID-19’, de uma geração que interrompeu por largos meses os treinos e jogos dos escalões em que estavam integrados. Depois da retoma da ‘nova normalidade’, prosseguimos os trabalhos de deteção, seleção e treinos nos Centros de Treino Nacionais (Norte, Centro e Sul) e Seleções Regionais, procurando aferir e identificar atletas e o seu estado de desenvolvimento atual na modalidade. Temos um duplo sentimento: por um lado, satisfação por ver os atletas novamente em ação, a treinar e a competir; por outro, a consciência de que a evolução destes atletas não seguiu o seu trajeto natural e, por isso, aguardamos com expectativa a resposta que este grupo será capaz de apresentar.” – revelou o Selecionador Nacional de Sub-16.

O líder da equipa refere ainda que outro dos objetivos principais da participação neste torneio é controlar o processo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, comparativamente com as seleções que Portugal vai defrontar.

Calendário:
16.12.2021 – 17h15 – Portugal x França
17.12.2021 – 19h30 – Espanha x Portugal
18.12.2021 – 10h00 – Portugal x Eslováquia

Todos os jogos irão decorrer no Polideportivo Rafael del Pino, em Toledo.

Após este torneio, irá continuar o trabalho de observação de atletas, conjugado com a participação no torneio de Natal Cidade de Fafe (27 a 30 do mesmo mês) e, simultaneamente, com trabalhos nos Centro de Treino de Postos Específicos, nas mesmas datas, em Setúbal, para atletas da zona sul. Posteriormente, em Guimarães, no mês de janeiro, o mesmo acontecerá com atletas da zona norte. João Varejão conclui dizendo que deseja, acima de tudo, “assegurar um conhecimento mais alargado dos atletas desta geração e continuar a promover, juntamente com os clubes, o desenvolvimento integral da mesma.” 

Conheça a convocatória da Seleção Nacional Sub-16, aqui. (13 a 18 de dezembro)

Patrocinadores Institucionais