Torneio 4 Nações sub-16: Portugal despede-se com uma vitória frente à Eslováquia

PUB

Triunfo foi conseguido por 27-24 num jogo praticamente dominado pela equipa lusa desde o início.

A Seleção Nacional Sub-16 Masculina realizou o terceiro e último jogo no Torneio 4 Nações, em Toledo, Espanha, na manhã deste sábado e venceu a Eslováquia por 27-24. O encontro não podia ter começado melhor para a equipa lusa, que apontou cinco golos sem resposta, nos primeiros sete minutos, num período marcado pelo desacerto nas tentativas da equipa eslovaca. Mesmo após um time-out, pedido pelo treinador Martin Spuchlák, a Elováquia não conseguiu retaliar à altura da formação portuguesa, que se mostrava assertiva e concentrada, tal como comprova o 11-4 registado a meio do primeiro tempo. Apesar da equipa da Eslováquia ter conseguido uma ligeira aproximação, no final dos primeiros 30 minutos, os mesmos sete golos de diferença marcavam o placard.

Ao intervalo: 18-11

No segundo tempo, a formação orientada por João Varejão conseguiu ser ainda mais superior e continuava a demonstrar uma solidez defensiva, aliada a uma boa eficácia no ataque sem que a Eslováquia tivesse argumentos para responder à altura e, em cima do minuto 44, a margem era já de 10 golos (23-13). A dez minutos do final, Portugal vencia por 24-17 mas o restante período da etapa complementar revelou-se mais complicado para a armada lusa, que permitiu a resposta com mais critério do adversário: uma aproximação cotundente até ao 25-22. No entanto, a vitória portuguesa nunca esteve em causa e acabou por se confirmar. Rafael Vasconcelos teve um papel importante no desfecho do jogo, ao apontar nove golos e assumiu o estatuto de melhor marcador.

Resultado final: 27-24

João Varejão salientou a contribuição de todos os atletas para a vitória lusa e agradeceu aos clubes pelo trabalho que tem vindo a ser feito: “Terminamos este torneio com uma vitória sobre a Eslováquia, num jogo em que fizemos uma boa primeira parte e em que todos os atletas contribuíram para o resultado final. Saímos deste estágio e torneio com mais conhecimento dos nossos atletas e das prioridades que temos que desenvolver. Agradecemos aos clubes o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o grupo de jogadores que estiveram aqui presentes e com todos os outros que estão também em observação. Desejamos um Santo Natal a toda a família do Andebol.” – concluiu.

Calendário:
16.12.2021 – 16h15 – França x Portugal, 42:25 (21:12)
17.12.2021 – 19h30 – Espanha x Portugal, 28:18 (13:10)
18.12.2021 – 09h00 – Portugal x Eslováquia, 27:24 (18:11)

Todos os jogos decorreram no Polideportivo Rafael del Pino, em Toledo.

Após este torneio, irá continuar o trabalho de observação de atletas, conjugado com a participação no torneio de Natal Cidade de Fafe (27 a 30 do mesmo mês) e, simultaneamente, com trabalhos nos Centro de Treino de Postos Específicos, nas mesmas datas, em Setúbal, para atletas da zona sul. Posteriormente, em Guimarães, no mês de janeiro, o mesmo acontecerá com atletas da zona norte. João Varejão afirmou que deseja, acima de tudo, “assegurar um conhecimento mais alargado dos atletas desta geração e continuar a promover, juntamente com os clubes, o desenvolvimento integral da mesma.”

Patrocinadores Institucionais