EHF Euro 2022: Portugal com prova de fogo frente à Hungria

PUB

Heróis do Mar enfrentam os húngaros, anfitriões da prova, no MVM Dome, em Budapeste, às 17h00, naquele que poderá ser o jogo decisivo para a turma lusa.

A edição de 2022 do Campeonato da Europa não começou da melhor forma para as duas equipas, tanto Portugal como a Hungria perderam pontos na ronda inaugural do Grupo B, os comandados de Paulo Pereira sofreram uma derrota por 24-28 contra a Islândia, já os húngaros perderam frente aos Países Baixos por 28-31. As duas equipas procuram agora a redenção dos resultados menos positivos e somar pontos na segunda ronda do grupo, o que poderá ser decisivo para avançarem para o Main Round do EHF Euro 2022. Desta vez, a história dos resultados está do lado português, basta recuarmos até 2020, e à participação de Portugal no Campeonato da Europa do mesmo ano, onde Portugal conquistou uma estrondosa vitória em Malmo, na Suécia, por 34-26.

Este jogo foi também especial para António Areia, internacional português e ponta direita do FC Porto, que venceu o prémio de MVP da partida, após uma incrível performance e 5 golos assinalados. O atleta lança este encontro que poderá ser muito importante para a turma portuguesa se manter em prova.

“Em primeiro lugar, é um facto que a Hungria joga em casa, que estarão novamente 20 mil pessoas, à semelhança do primeiro jogo, mas também é um facto que nós vamos jogar para ganhar o jogo porque precisamos de uma vitória. Por isso, quero acreditar que, à semelhança do que aconteceu no último Europeu, jogámos numa casa cheia e ganhámos – a Hungria não era a equipa da casa mas conseguimos a vitória. E quero acreditar que, da mesma forma, vamos ganhar o jogo e acho que o facto do pavilhão estar cheio pode ser bom, única e exclusivamente para o espetáculo e não nos pode influenciar minimamente.”

António Areia abordou ainda o desaire frente à Islândia e a força lusitana para corrigir os erros cometidos no jogo inaugural, assim como, os problemas que a Hungria irá causar.

“Tenho a certeza que vamos conseguir retificar os erros do jogo passado porque muitos nós já temos alguma experiência e acho que vamos ter a capacidade de resolver os problemas, tanto que a Hungria nos vai causar, como retificar aquilo que não fizemos bem e não temos outra hipótese senão retificar isso rápido. Seja um dia, sejam dois, ou seja meio dia, temos que retificar se queremos continuar a sonhar em passar à próxima fase.”

O ponta direita realçou ainda a qualidade do coletivo português para suprimir a qualidade individual húngara.

“De facto, eles têm muitas individualidades, não só o Máté Lékai mas têm outros jogadores que jogam no Veszprém também, inclusive dois dos defesas centrais deles [Ádrian Sipós e Patrik Ligetvári], e outros jogadores húngaros que estão em grande forma como o Dominik Máthé, lateral direito que se encontra a jogar no Elverum. Portanto, eu acho que eles individualmente têm grandes jogadores mas nós também temos jogadores experientes que atuam em grandes equipas e se batem na Europa durante todo o ano e esperemos que este conjunto de jogadores incríveis se traduza numa equipa fenomenal e que no final do jogo as individualidades deles não sejam um problema para nós.”

Os Heróis do Mar entram em campo no próximo domingo, dia 16 de janeiro, frente à Hungria, e poderá acompanhar este duelo na RTP2.

Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
14.01.2022 – 19h30 – Portugal : Islândia24:28 (10:14)
16.01.2022 – 17h00 – Portugal : Hungria, RTP2
18.01.2022 – 19h30 – Países Baixos : Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais