EHF Euro 2022: Portugal estreia-se frente à Islândia

PUB

Heróis do Mar já se encontram em Budapeste no segundo dia de treinos em solo húngaro e estão de olhos postos nos islandeses.

A estória já é conhecida e foi contada por George R. R. Martin, na série Guerra dos Tronos, mais propriamente n’As Crónicas de Gelo e de Fogo, que parecem ser o reflexo dos embates entre Portugal e a Islândia. Nesta história, há já três capítulos recentes envolvendo os referidos protagonistas: os dois primeiros a contar para a Qualificação para a edição de 2022 do Campeonato da Europa e, a mais recente, há precisamente um ano, na abertura da participação lusa no IHF World Championship 2021, que culminou numa vitória portuguesa por 25-23. Os Heróis do Mar fazem agora a estreia no Europeu contra o mesmo adversário e a estrela que brilhou na altura, Miguel Martins, antevê as cenas do próximo capítulo.

O central, que se mudou esta época de armas e bagagens para a Hungria, e que figura atualmente no plantel do Pick Szeged, abordou este novo encontro com a equipa islandesa.

“O último jogo que fizemos com a Islândia foi no Mundial, vínhamos de um apuramento para o Europeu em que vencemos em casa e perdemos fora, e nesse jogo conseguimos vencer. Agora voltamos a encontrar a Islândia na fase de grupos – sabemos que todos os três jogos vão ser uma final e, para nós, esta é a primeira – é um jogo importantíssimo visto que o segundo vai ser com a equipa da casa [Hungria] portanto queremos muito entrar a vencer na competição. Vai ser um jogo super disputado, eles têm uma excelente equipa, todos eles jogam em grandes clubes e muito bem como equipa. Nós queremos entrar a vencer e estamos cientes da nossa qualidade, temos que ter uma defesa forte e imprimir um ritmo rápido de jogo, fazer a transição, e apostar naquilo que é o nosso jogo, que é jogar rápido para podermos sair de lá com uma vitória.”

A Islândia conta com o regresso de Aron Pálmarsson, que esteve lesionado durante os últimos embates, e que será uma das grandes referências a ter em conta no jogo de dia 14 de janeiro – o primeiro de Portugal no EHF Euro 2022.

“Acho que o Aron Pálmarsson é uma referência da parte da Islândia mas, tal como já referi, eles têm outros jogadores com muita qualidade – o lateral direito, Magnússon, que joga no Magdeburgo e tem tido muito impacto na Liga Alemã, têm o central, Jónsson, que joga no Melsungen com o André Gomes que também tem tido muita importância, assim como, o Smárason, do Göppingen – portanto eles têm muitas referências. O Pálmarsson é sempre um jogador que se pode destacar mas também não nos podemos descuidar e temos que tomar atenção aos outros. Nos últimos três jogos ele não estava mas também quando falta uma referência os jogadores procuram mais o coletivo e às vezes até corre melhor. Da minha parte, vou tentar dar o meu melhor e ajudar a equipa no máximo que puder para podermos conseguir a vitória que é o mais importante. Temos que dar o nosso melhor e pensar em nós e fazer aquilo que é o nosso trabalho para tentar vencer o jogo.”

Os nórdicos são o primeiro adversário de Portugal nesta caminhada no EHF Euro 2022, no Grupo B, onde se qualificam para o Main Round os dois primeiros classificados do grupo, sendo que os dois últimos serão afastados da competição, desta forma todos os pontos serão importantes para passar à próxima fase. Poderá acompanhar o embate entre Portugal e Islândia através da RTP2.

Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
14.01.2022 – 19h30 – Portugal : Islândia, RTP2
16.01.2022 – 17h00 – Portugal : Hungria, RTP2
18.01.2022 – 19h30 – Países Baixos : Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais