EHF Euro 2022: “Queremos honrar o legado dos nossos colegas”

PUB

Manuel Gaspar, um dos donos da baliza das Quinas, fez a análise dos adversários do Grupo B, do Campeonato da Europa de 2022, que terá lugar na Hungria e Eslováquia.

O guarda-redes, que atua no campeonato português, representando as cores do Sporting CP, vai para a sua oitava época no clube, e tem sido presença recorrente nos trabalhos da Seleção Nacional, ajudando Portugal a conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos, no Torneio de Montpellier. Apesar de ter viajado com a Comitiva Nacional para Tóquio, nesta presença sem precedentes, Manuel Gaspar acabou por não dar o seu contributo em campo mas continuou a desenvolver o seu trabalho para poder ajudar os Heróis do Mar nesta caminhada no EHF Euro 2022.

“É uma sensação única [disputar um EHF Euro pela primeira vez], um objetivo para o qual trabalho diariamente e que sempre quis alcançar. Desde o ano passado que integro este grupo e sempre quis dar o meu contributo, penso que agora chegou a altura de ajudar a Seleção Nacional a alcançar os seus objetivos.”

Manuel Gaspar abordou o legado de Alfredo Quintana, que nos deixou em Fevereiro passado e ainda de Humberto Gomes, que deu o seu contributo ao longo das qualificações e provas recentes, tanto no panorama europeu como mundial.

É uma grande responsabilidade, sabemos que estar aqui não é fácil e temos que estar no nosso melhor para honrar o legado dos nossos colegas que nos ajudaram a estar nestes palcos. Somos uma equipa de guarda-redes jovem, o que prova a confiança que depositam em nós e tudo faremos para ir ao encontro dessa expectativa.”

Sobre o Grupo B do Campeonato da Europa, onde figuram as Seleções da Islândia, Hungria e Países Baixos, a par de Portugal, o guardião destaca a força de vontade dos Heróis do Mar reconhecendo, em simultâneo, a qualidade dos adversários.

“Estamos num grupo em que as quatro equipas são de alto nível, sabemos que a Hungria e a Islândia têm maior tradição, no entanto, já os vencemos no passado e não vamos entrar de pé atrás com ninguém. Em relação aos islandeses, sabemos que será um jogo muito disputado, especialmente por ser o jogo de ‘abertura’ para ambas as equipas, o fator determinante para a vitória poderá ser, com grande grau de probabilidade, a entrega de cada formação neste encontro.”

A missão de Portugal é chegar ao Main Round desta edição e – a partir desse momento será jogo-a-jogo – Manuel Gaspar afirma que está pronto para dar o seu contributo, independentemente da forma como o faça.

“O meu objetivo sempre será ajudar a equipa de que maneira for, dando o melhor de mim para que possamos alcançar o Main Round – a nossa missão. Sei que estar no Europeu é um grande feito individual mas a minha maneira de ser é aproveitar a oportunidade e desfrutar, concretizando um sonho que partilho com os restantes colegas de equipa. Sabemos que o andebol tem crescido em Portugal, o que contribui para que os nossos jogos sejam transmitidos na RTP2 e, uma grande ajuda para nós será que o público demonstre esse crescimento apoiando a Seleção Nacional, mesmo que à distância.”

O guardião luso fez parte das camadas jovens de Portugal, na sua geração de ’98, que alcançou o quarto lugar, tanto no Campeonato do Mundo, como no Campeonato da Europa – a par de Manuel Gaspar, são também habituais presenças na Seleção A, Luís Frade, Leonel Fernandes, Diogo Silva e André Gomes.

Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
14.01.2022 – 19h30 – Portugal : Islândia, RTP2
16.01.2022 – 17h00 – Portugal : Hungria, RTP2
18.01.2022 – 19h30 – Países Baixos : Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais