EHF Euro 2022: Suécia conquista o ouro

PUB

Seleção nórdica sagra-se Campeã Europeia 20 anos depois ao bater a Espanha na Final; Dinamarca garantiu o bronze.

Espanha – Suécia

Jim Gottfridsson, MVP do EHF Euro 2022, abriu o ativo na final dando a primeira vantagem à equipa sueca. Os espanhóis foram crescendo na partida e, embora com muita dificuldade em ultrapassar o inspirado guarda-redes Andreas Palicka, chegaram ao empate a seis bolas, pela mão de Adrian Figueras.
A Suécia voltou à liderança e foi, novamente, Andreas Palicka a aparecer, desta vez para marcar o 8-6, aproveitando a baliza vazia do adversário.
Um parcial de 0-3 permitiu à seleção espanhola voltar a comandar a partida, chegando ao 11-12 assinado por Adrian Figueras.
Felix Claar ainda voltou a colocar tudo empatado, mas Aleix Gómez deu a liderança aos hispanos que saíram para o descanso com a vantagem mínima.

Intervalo: 12-13

Ian Tarrafeta abriu o ativo no segundo tempo, aumentando a vantagem para os espanhóis mas, oito minutos volvidos, Oscar Bergendahl estabelecia novo empate na MVM Dome, 17-17.
A nova liderança da Suécia surgiu pela mão de Daniel Pettersson, aos 43 minutos, com o 20-19. Seguiram-se momentos de muito equilíbrio com ligeiro domínio sueco, que não permitiram que os espanhóis fossem além da igualdade no marcador.
A sete minutos do final da partida, Hampus Wanne colocou a sua equipa a vencer por 25-23.
Os comandados de Jordi Ribera voltaram a empatar tudo a 26, com a assinatura de Joan Cañellas, e, após tempo técnico a favor dos espanhóis, estes foram incapazes de retomar a liderança do marcador, já nos últimos segundos da partida, dando tempo a Glen Solberg de utilizar o seu último time-out na conquista do ouro. A buzina soou com um livre de 7 metros por converter, e quem assumiu foi Niclas Ekberg – que não vacilou perante Gonzalo Perez de Vargas, concretizando o 27-26 que deu o ouro à Suécia, troféu que não conquistava desde 2002.

Aleix Gomez e Adrian Figueras foram os melhores marcadores da partida, com 6 golos cada.

MVP – Andreas Palicka – 11/35 defesas (31% eficácia) e 1 golo.

França – Dinamarca

No jogo da disputa da medalha de bronze, quem levou a melhor foi a seleção dinamarquesa por 32-35. Os campeões do mundo foram a jogo sem Mikkel Hansen, que está lesionado, e perderam Mathias Gidsel nos primeiros minutos do encontro – os dois dinamarqueses premiados como melhores laterais da competição.
Ao intervalo, eram os gauleses que dominavam a partida, vencendo por 14-13. No final dos 60 minutos encontrava-se tudo empatado a 29 mas os homens de Nikolaj Jacobsen aceleraram nos 10 minutos do prolongamento e foram felizes no final.

MVP – Kentin Mahé – 8/12 (67% eficácia) e 7 assistências.

All-Star Team – Men’s EHF Euro 2022

Guarda-redes – Viktor Hallgrímsson (Islândia)
Ponta esquerda – Milos Vujovic (Montenegro)
Lateral esquerdo – Mikkel Hansen (Dinamarca)
Central – Luc Steins (Países Baixos)
Lateral direito – Mathias Gidsel (Dinamarca)
Ponta direita – Aleix Gomez (Espanha)
Pivô – Johannes Golla (Alemanha)
Defensor – Oscar Bergendahl (Suécia)
MVP – Jim Gottfridsson (Suécia)

Patrocinadores Institucionais