“Handball4Health” distinguido na 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto

PUB

Menção honrosa na área da Fisiologia e Biomecânica do Desporto atribuída ao projeto.

O Comité Olímpico de Portugal, a Fundação Millennium BCP e a revista Visão anunciaram os trabalhos vencedores e as menções honrosas da 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, que distinguiram as categorias de “Economia, Direito e Gestão do Desporto”, “Fisiologia e Biomecânica do Desporto” e “História e Sociologia do Desporto”. O júri destes prémios decidiu atribuir uma menção honrosa na área da Fisiologia e Biomecânica do Desporto ao trabalho intitulado “O andebol de recreação como estratégia promotora da saúde óssea e cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas sem experiência na modalidade – o projeto Handball4Health”, que tem como autores Rita Pereira, Peter Krustrup, José Magalhães e Susana Póvoas.

Esta iniciativa pretende “aproximar o conhecimento e quem o produz e divulga, daqueles que dele necessitam para melhorar a sua intervenção e prática diárias nas áreas das Ciências do Desporto”. Concorreram a este prémio, nesta área específica, 31 trabalhos, tendo sido distinguidos três, e foi realçado ainda o apoio fundamental da Federação de Andebol de Portugal neste projeto.

Segundo o Comité Olímpico de Portugal, a calendarização da 6.ª edição foi afetada pela pandemia da COVID-19, “mas nem por isso o número trabalhos submetidos a concurso diminuiu. Na edição referente a 2020/2021, o número de candidaturas voltou a superar as edições anteriores, com a submissão de 72 trabalhos à análise do júri de especialistas de cada uma das áreas.”

Criados em 2014, os Prémios Ciências do Desporto pretendem valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como, a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional. Ao longo das cinco edições já realizadas, foram submetidos a concurso 194 trabalhos de investigação desenvolvidos por 572 autores e coautores. Até 30 de abril de 2021, está a decorrer a 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto para as áreas de: Fisiologia e Biomecânica do Desporto; Economia, Direito e Gestão do Desporto; e História e Sociologia do Desporto.

Patrocinadores Institucionais