IHF World Championship 2023: Suíça no caminho de Portugal

PUB

Realizou-se hoje em Budapeste o Sorteio da Qualificação para o IHF Men’s World Championship 2023 que ditou o duplo embate com a Suíça, no primeiro play-off.

A primeira parte da Fase de Qualificação colocou a seleção da Suíça no caminho dos portugueses que, em caso de passagem, ainda terão um segundo play-off – onde o adversário também já é conhecido: Países Baixos. Será esta a caminhada dos Heróis do Mar, com o objetivo de garantir presença no Campeonato do Mundo de 2023, que se vai realizar na Polónia e Suécia entre 12 e 29 de janeiro de 2023.

A sorte ditou que Portugal jogasse a primeira mão do play-off em casa, entre os dias 16 e 17 de março e, os últimos 60 minutos jogar-se-ão na Suíça a 19 ou 20 de março. A seleção das Quinas foi feliz nos últimos embates diante da Suíça. No Mundial de 2021, no Egito, Portugal venceu por 29-33 a seleção de Andy Schmid. Estas equipas também se encontraram na Qualificação para o EHF Euro 2018, fase de grupos, onde os lusos levaram a melhor nas duas partidas, vencendo por 27-22 em casa e por 25-27 fora de portas.

Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, afirma a vontade que Portugal tem em continuar nas grandes competições:

“Portugal enfrenta este sorteio com vista ao apuramento para o Mundial 2023, com a mesma vontade e a determinação de sempre. Queremos estar nos principais palcos do andebol mundial e é esse trabalho que já está a ser feito. No passado recente estivemos nos últimos dois Europeus, no Mundial e nos Jogos Olímpicos, reforçando a imagem e a posição de Portugal no andebol internacional. Queremos manter esta marca de presenças.”

Apesar de todas as contrariedades que envolveram a Seleção Nacional, Miguel Laranjeiro não as encara como justificação para os resultados obtidos, realçando o profissionalismo com que os portugueses – selecionador nacional, equipa técnica e jogadores – ultrapassaram as adversidades:

“Sabemos que o último Europeu não correu como todos desejaríamos. Sem procurar, nem justificar as razões para os resultados obtidos, não posso deixar de lembrar os casos de lesões e de infeções por covid-19, que foram atingindo a seleção nacional, com atletas e equipa técnica, ao longo das semanas anteriores à competição, alterando e prejudicando todo o planeamento, inclusive com a anulação de um torneio internacional. Até a dupla nacional de arbitros que deveria participar no Europeu, em mais uma prestação internacional, ficou em terra devido à pandemia. Foram assim razões que ultrapassaram a nossa vontade, mas que foram enfrentadas com profissionalismo e determinação pelo selecionador nacional, pela equipa técnica e, naturalmente, pelos atletas.”

Focando no sorteio que hoje se realizou, é momento de preparar o futuro, segundo as palavras do Presidente:

Mas agora o momento é de olhar para este sorteio e preparar o futuro. Respeitando as seleções que vamos enfrentar, tenho de afirmar que Portugal tem um grupo de trabalho exigente consigo próprio, profissional e capaz de ultrapassar os maiores desafios que se vão colocando pela frente. A Federação de Andebol, em conjunto com a equipa técnica e os atletas, tudo fará para estar sempre nos grandes palcos. Tenho uma grande confiança no trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos meses, para garantir a presença no Mundial. Todos podem contar com esta determinação, ao mesmo tempo que contamos com o apoio dos adeptos para atingirmos esses objetivos.”

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, quer consolidar a presença de Portugal nos palcos internacionais:

De facto, se me dessem a escolher, eu não escolheria a Suíça, porque é, provavelmente, a Seleção com mais poderio do Pote 2. Nos últimos tempos não temos tido muita sorte nos sorteios. Não vamos esperar que as coisas mudem nesse sentido, nós é que temos que fazer tudo para melhorar o nosso rendimento tanto até porque a vida é demasiado curta para desperdiçar tempo a pensar o que seria se fosse outra seleção, vejo isto como mais uma oportunidade para consolidar a nossa presença nos palcos internacionais. Queremos continuar a deixar a nossa marca como temos feito até aqui nos últimos tempos sobretudo lutando por coisas relevantes para o nosso país. Existe algum romantismo à volta de tudo isto, do que é o rendimento, queremos desprender um pouco disso e continuar a lutar pelos nossos sonhos sabendo que só com trabalho árduo e muita luta é possível lutar por eles.”

Sobre o próximo adversário de Portugal, o técnico português mostrou-se cauteloso, afirmando que os encontros de Março serão para já os mais importantes:

“Uma coisa de cada vez, porque o mais importante é a Suíça, que é uma seleção forte, e logo a seguir, se passarmos, teremos os Países Baixos pela frente, em Abril. Oxalá que consigamos continuar a lutar por esses sonhos que tanto esforço nos exige e que Portugal continue a sorrir, quer no andebol, quer no desporto em geral. Aproveito para desejar muita sorte ao meu companheiro Jorge Braz e à seleção de futsal. E espero que consigam vencer o Europeu!”

O Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, entre 12 e 29 de janeiro de 2023.

Patrocinadores Institucionais