João Gomes integrou programa Respect Your Talent

PUB

EHF promoveu nos dias 21 e 22 de janeiro, em Budapeste, o programa Respect Your Talent que visa promover o desenvolvimento holístico da carreira de jovens talentos.

O lateral direito português João Gomes, que foi uma das figuras principais ao serviço da Seleção Nacional no Campeonato da Europa Sub-19 que decorreu na Croácia e valeu a Portugal o sexto lugar, integrou o programa Respect Your Talent de 2022. Este programa, promovido pela Federação Europeia de Andebol (EHF), iniciado em 2019, que apenas tinha tido edições destinadas ao género feminino – onde Portugal teve representação através de Constança Sequeira e Luciana Rebelo – teve em 2022 a sua primeira edição masculina, onde João Gomes, atleta do Águas Santas Milaneza, esteve presente. O Respect Your Talent visa promover o desenvolvimento do talento dos jogadores jovens, na abordagem pioneira do programa, os melhores jogadores de andebol do mundo, apoiados por especialistas, inspiram e instruem os jovens atletas e abordam tópicos como a carreira dual, anti-doping, desempenho mental, meios de comunicação ou direito desportivo. Além disso, o programa serve como fonte central de competência, ajudando a família europeia do andebol com formação, investigação e oportunidades de rede para promover percursos sustentáveis de jogadores com muito potencial.

A par da vertente desportiva, o programa Respect Your Talent acredita no movimento cognitivo que os exemplos podem causar na próxima geração de jogadores de andebol para estimular o crescimento pessoal. Os embaixadores são personalidades multifacetadas que transmitem de forma autêntica os princípios-chave da compreensão da EHF sobre o desenvolvimento holístico de talentos.

João Gomes considera que participar neste evento foi uma experiência enriquecedora para o seu futuro: “Ter participado no evento Respect Your Talent pela EHF foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora. Foi possível reconhecer os diversos aspetos “off-court” que um atleta deve apreender, desde a vertente mediática até ao tema da “dual career”, algo importantíssimo para um jogador de andebol.”

O atleta destacou ainda a oportunidade que teve ao conhecer algumas lendas do andebol mundial: “Ter ficado a conhecer as vivências dos embaixadores Carlos Prieto, Vid Kavtičnik, László Nagy e Stefan Lövgren, reconhecidos como lendas do andebol, e as dos atletas participantes das diferentes nacionalidades, será algo que levarei para o resto da minha carreira tanto andebolística como pessoal. Por fim, gostaria de agradecer à EHF e à Federação de Andebol de Portugal pela grande oportunidade que me proporcionaram.”

View this post on Instagram

A post shared by Home of Handball (@thehomeofhandball)

Patrocinadores Institucionais