Seleção Nacional A Masculina: Sorteio da Qualificação para o Mundial 2023 realiza-se dia 29

PUB

Portugal irá conhecer o primeiro adversário na caminhada para o Campeonato do Mundo de 2023, no sorteio que decorrerá em Budapeste.

Após a fase preliminar do EHF EURO 2022, a Seleção Nacional que terminou a sua participação em 19º lugar e, ainda, Eslovénia, Bielorrússia, Eslováquia, Áustria, Lituânia, Macedónia do Norte, Bósnia-Herzegovina e Ucrânia, que terminaram a sua participação entre o 16º e o 24º lugar, terão que disputar a primeira parte da segunda fase de qualificação para o IHF Men’s World Championship 2023.

O sorteio, agendado para o próximo sábado, dia 29, vai colocar frente-a-frente estas seleções com a Suíça e os oito primeiros classificados da primeira fase de qualificação: Grécia, Bélgica, Finlândia, Estónia, Roménia, Israel, Ilhas Faroé e Itália.

As 18 equipas jogarão em formato de play-off e as nove seleções vencedoras marcarão presença na segunda parte da segunda fase de qualificação. Os primeiros embates estão previstos para os dias 16 e 17 de março e, a segunda mão disputar-se-à nos dias 19 e 20 de março. As equipas sorteadas em primeiro lugar terão o direito de jogar os primeiros 60 minutos em casa.

Pote 1: Áustria, Bósnia-Herzegovina, Bielorrússia, Lituânia, Macedónia do Norte, Portugal, Ucrânia, Eslovénia, Eslováquia

Pote 2: Bélgica, Estónia, Ilhas Faroé, Finlândia, Grécia, Israel, Itália, Roménia, Suíça

Segunda parte da qualificação está agendada para abril

Os três primeiros classificados no EHF EURO 2022, excluindo Polónia e Suécia (co-anfitriões) e Dinamarca (atuais campeões), qualificar-se-ão diretamente para o Campeonato do Mundo. Isto significa que além de Dinamarca e Suécia, França e Espanha já garantiram presença no IHF Men’s World Championship 2023 com a passagem às meias finais. A última vaga foi entregue à Noruega, ao derrotar a Islândia no jogo de atribuição do 5º lugar.

O sexto classificado, Islândia, juntamente com as restantes oito equipas (Alemanha, Croácia, Rússia, Países Baixos, Montenegro, República Checa, Sérvia e Hungria) entrarão na segunda parte da segunda fase de qualificação, que também será disputada em formato play-off a duas mãos – 13/14 de abril e 16/17 de abril.

Pote 1: Croácia, República Checa, Alemanha, Hungria, Montenegro, Países Baixos, Sérvia, Rússia e Islândia

Pote 2: Nove vencedores da fase anterior de qualificação

Patrocinadores Institucionais