Campeonato 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD recebe Colégio de Gaia Toyota no Funchal

PUB

Em fim-de-semana de jornada dupla, os olhos estão postos no próximo domingo, altura em que o segundo classificado do Campeonato disputará os pontos com a equipa na quarta posição.

A 15ª Jornada tem lugar, integralmente, no sábado, e começa no Funchal, com embate entre Madeira SAD e CA Leça, formações que se encontram em lugares muito diferentes da tabela classificativa. A formação da casa não irá querer desperdiçar mais pontos no Campeonato, após ter saído derrotada na penúltima jornada frente ao líder SL Benfica (31-36) e ter sido, ainda, afastada da Taça de Portugal pela mão do Alavarium Love Tiles (28-29). Já a turma de Leça da Palmeira conquistou, no passado fim-de-semana, uma vaga nos 1/4 de Final da Prova Rainha, ao bater o SIR 1º de Maio ADA CJB, e quer manter o momento positivo que atravessa.

Na Maia, a equipa da casa, Maiastars, recebe a ADA São Pedro do Sul, numa partida em que a formação de Paulo Costa vem de uma derrota na deslocação à Luz, por 26-24; já a turma de Ana Seabra não jogou na passada jornada, tendo sido o seu jogo adiado devido a COVID-19, e na jornada anterior perdeu às mãos do Alavarium Love Tiles, por 27-21. Nenhuma equipa quererá perder pontos nesta jornada, especialmente, com o quarto lugar em jogo para a equipa oriunda de São Pedro do Sul.

Mais tarde, o ARC Alpendorada Heavy OJP quer continuar a capitular vitórias após uma ligeira paragem, devido à pandemia, e cimentar o sexto lugar do Campeonato 1ª Divisão Feminina; ao passo que SIM Porto Salvo, quer manter a sua ascensão positiva e tentar fugir da linha d’água, encontrando-se para já na 11ª posição e beneficiando de uma vitória no seu confronto com o adversário direto (ABC UMinho), 28-25.

Alexandre Monteiro, timoneiro da formação de Alpendorada, realçou o impacto da pandemia na preparação deste jogo mas mantém a ambição intacta: “Sabemos que a presente realidade da pandemia tem condicionantes que interferem no planeamento e na preparação para os jogos, ficámos com oito baixas que, só a meio desta semana, regressaram ao ativo mas, de certeza, que todas as equipas passam pelas mesmas situações. No entanto, não nos devemos agarrar a isso como desculpa mas sim como um novo aspeto a ter em conta no nosso trabalho. Queremos muito ganhar este jogo e tudo faremos para atingir o nosso principal objetivo.”

Também Paulo Santos, técnico da equipa lisboeta, destaca as dificuldades que terá pela frente mas acredita na possibilidade de um desfecho positivo: “Após dois jogos em casa, onde conseguimos alcançar os três pontos, antevê-se um jogo complicado em todos os sentidos. Não ter o nosso público presente será um handicap que teremos de colmatar, apoiando-nos umas às outras. Temos vindo a crescer de jogo para jogo e iremos apresentar a nossa melhor versão, apesar das ausências por lesão. Para nós, estes jogos com grandes equipas são uma motivação para fazer mais e melhor sempre. Vamos com a expectativa de continuar a pontuar, fazendo o nosso caminho. Depois de dois jogos onde não tivemos sucesso com o ARC Alpendorada, na Final Four da Taça de Portugal e na primeira volta do Campeonato, sentimos que existe uma palavra a dizer da nossa parte. Desta forma, vamos motivadas a fazer o nosso trabalho.” – terminou.

Nos restantes encontros do dia, o CS Madeira receberá o Colégio de Gaia Toyota, duas equipas que se encontram separadas por oito pontos mas onde há sempre espaço para supreender. Já a Juve Lis conta com uma deslocação ao reduto do CJ Almeida Garrett, os atuais dois lanternas vermelhas do Campeonato 1ª Divisão Feminina, num embate onde todos os pontos contam, já que se encontram separados apenas por três pontos e com o mesmo número de jogos. Na Marinha Grande, o SIR 1º de Maio ADA CJB recebe o Alavarium Love Tiles que está imparável neste início de 2022, apesar de que se encontram a 10 pontos do líder desta prova nacional, com menos dois jogos. O último encontro do dia tem direito a inversão de jornada, entre ABC UMinho, que jogará em casa na Luz, e SL Benfica, que já vai adiantado na tabela com 13 vitórias em 14 jogos e não quer desperdiçar pontos, ao passo que, as bracarenses querem fugir da linha d’água.

Domingo traz direito a jornada dupla das formações insulares, com destaque para o embate entre Madeira SAD e Colégio de Gaia Toyota, equipas que se encontram na segunda e quartas posições do Campeonato 1ª Divisão Feminina. Onde, após afastamento da Taça de Portugal, a equipa de António Florido quer somar o máximo de pontos possíveis para se manter na luta pelo título; a formação de Paula Marisa Castro também não quererá desperdiçar esta oportunidade e somar pontos para não perder de vista o Alavarium Love Tiles.

António Florido, técnico que comanda o Madeira SAD, afirma que a sua equipa está confiante num desfecho positivo no próximo domingo: “O Colégio de Gaia é um clube histórico do andebol feminino português, tem a mesma treinadora e mantém a mesma estrutura à várias épocas, atualmente tem uma equipa muito equilibrada e com os processos de jogo muito consolidados, joga um andebol muito rápido, quer em ataque organizado quer nas transições e também tem uma defesa muito dinâmica, sendo que esperamos um adversário muito competitivo. Teremos de fazer um bom jogo e ser muito pragmáticos no nosso jogo, de modo a contrariar os pontos fortes do nosso adversário, à semelhança da primeira volta esperamos um jogo equilibrado onde todos os pormenores serão fundamentais no resultado final, estamos motivados e confiantes para lutar por mais uma vitória neste campeonato.”

Do lado gaiense, Ana Catarina Ferreira, guardiã do Colégio, reconhece as dificuldades mas acredita na coesão como chave para o sucesso: “Neste confronto com o atual detentor do título esperamos um jogo competitivo, pautado pela intensidade e equilíbrio entre as duas equipas. Para alcançar a vitória teremos de realizar um jogo coeso, de modo a anular os pontos fortes do adversário. Apesar de termos sido afetados pela pandemia durante o mês de janeiro, estamos confiantes no trabalho realizado ao longo das últimas semanas, e queremos conquistar os 3 pontos.” – rematou.

No mesmo dia, CS Madeira enfrenta o CA Leça e, ainda, ARC Alpendorada Heavy OJP e SIR 1º de Maio ADA CJB, são os protagonistas do embate, em atraso, relativo à 10ª Jornada.

Campeonato 1ª Divisão Feminina
10ª Jornada
20.02.2022 – 17h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x SIR 1º de Maio ADA CJB

Campeonato 1ª Divisão Feminina
15ª Jornada
19.02.2022 – 17h00 – Madeira SAD x CA Leça
19.02.2022 – 17h00 – Maiastars x ADA São Pedro do Sul
19.02.2022 – 18h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x SIM Porto Salvo
19.02.2022 – 18h00 – CS Madeira x Colégio de Gaia Toyota
19.02.2022 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x Juve Lis
19.02.2022 – 18h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x Alavarium Love Tiles
19.02.2022 – 18h30 – ABC UMinho x SL Benfica, BTV

Campeonato 1ª Divisão Feminina
16ª Jornada
20.02.2022 – 12h00 – CS Madeira x CA Leça
20.02.2022 – 17h00 – Madeira SAD x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
12.03.2022 – 17h00 – SIM Porto Salvo x Maiastars
12.03.2022 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x CJ Almeida Garrett
12.03.2022 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x ARC Alpendorada Heavy OJP
12.03.2022 – 18h00 – ABC UMinho x Juve Lis
12.03.2022 – 19h00 – SL Benfica x SIR 1º de Maio ADA CJB

Patrocinadores Institucionais