Campeonato Andebol 1: FC Gaia Empril derruba aspiração bracarense

PUB

Comandados de Carlos Resende derrotam ABC UMinho pela margem mínima, por 30:29; Madeira SAD vence Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, por 29-25, no Funchal.

A 19ª Jornada foi inaugurada em Gaia, com a receção da equipa de Carlos Resende, o FC Gaia Empril, ao ABC UMinho, de Filipe Magalhães. Foi uma entrada avassaladora dos bracarenses, que abriram o ativo pela mão de José Silva e só pararam nos 5 golos sem resposta, por Marco Cruz, tendo o treinador gaiense colocado um time-out pelo meio. Pedro Salvador conseguiu desbloquear a defesa do ABC, quando já tinham decorridos 5 minutos, marcando pela primeira vez para a formação de Gaia. Com oito minutos decorridos, a equipa da casa já tinha conseguido reduzir a desvantagem, para três golos, com 3-6 no placar, mas novo desacerto no ataque contribuiu para que os bracarenses voltassem à liderança por cinco (3-8). Com o desenrolar do encontro e à passagem dos 17 minutos, os gaienses aproximaram o resultado pela margem mínima (8-9) e o empate acabou mesmo por surgir pela mão de Nuno Grilo (9-9). Seguiram-se momentos de grande equilíbrio, com empates sucessivos no marcador e alguns erros no ataque de parte a parte, até que a formação oriunda de Gaia conseguiu passar para a liderança, pela mão de Vasco Costa, e ampliou mesmo a vantagem para dois golos quando faltavam apenas cinco minutos para o descanso (13-11). Dois minutos mais tarde, o encontro voltava a estar empatado a 13 golos mas, na reta final, Pedro Salvador colocou o Gaia a vencer por dois golos segundos antes da buzina, por 16-14. No segundo tempo, foi a vez do FC Gaia Empril entrar de forma contundente, com um parcial de 3-1 e aos 36 minutos já vencia por 20-16, levando a uma paragem de jogo por Filipe Magalhães. Mas o desenrolar do encontro revelou-se favorável à equipa de Carlos Resende que, com 10 minutos volvidos, vencia por cinco golos de diferença, com 23-18 no marcador. A aproximação acabou por surgir apenas aos 20 minutos, com Tiago Ferreira, guardião do ABC, a colocar o encontro pela margem mínima, a 26-25 e, na sequência, Marco Cruz coloca tudo empatado, levando, desta vez, ao time-out de Carlos Resende. O jogo tornou-se bastante emocionante, com grande intensidade das duas equipas, e grande protagonismo para os guarda-redes, com Pedro Salvador a desbloquear o ataque após vários minutos sem golos – ao que se seguiram golos de parte-a-parte. O encontro acabou por terminar com uma vitória do FC Gaia Empril, por 30-29, com a ajuda de Vasco Costa, que com 9 golos, foi o melhor marcador do encontro.

Em Lisboa, o Boa Hora FC Inetum recebeu a Artística de Avanca, com Duarte Seixas a inaugurar o marcador, no Pavilhão Fernando Tavares, mas a equipa orientada por Ljubomir Obradovic prontamente respondeu. Seguiram-se empates sucessivos até que Pedro Santana dá dois golos de vantagem à equipa da casa, colocando o marcador a 5-3, no entanto, a formação avancanense voltou equalizar o encontro a 5 golos, passando para o comando, consequentemente, na conversão de um livre de 7 metros pela mão de Pedro Oliveira. Seguiram-se quatro golos de vantagem para a equipa avancanense (6-10), o que obrigou João Florêncio a utilizar o seu primeiro time-out, o Boa Hora tentou recuperar da desvantagem mas sem sucesso, recolhendo aos balneários com 14-17 no marcardor. No segundo tempo, a Artística de Avanca entrou determinada em conquistar os pontos da jornada, e com cinco minutos volvidos vencia por quatro golos (16-20), ampliando a diferença até aos 45 minutos. Por esta altura, os lisboetas tentaram a aproximação mas sem sucesso, fechando o encontro a 27-31, com Daniel Vieira a ser o maior ativo da equipa avancanense, com oito golos marcados.

Também na 19ª Jornada, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR contou com uma deslocação ao terreno do Madeira SAD, e foi mesmo a equipa da casa a abrir as hostilidades, com um parcial de 2-0 mas, a resposta poveira acabou por surgir e voltou a colocar tudo empatado, no Funchal. Seguiram-se momentos de grande equilíbrio até que Admilson Furtado dá aos poveiros dois golos à maior, com 6-8 no placar; os empates acabaram por regressar novamente ao marcador, até que na reta final do primeiro tempo, a equipa de Paulo Fidalgo chamou a si a liderança, por Pedro Peneda, que colocaria os madeirenses a vencer por dois golos (13-11). Esta vantagem foi reduzida por Lourenço Santos e as equipas recolheram aos balneários com 13-12 no placar. O Madeira SAD entrou no segundo tempo determinado em pontuar nesta jornada e através de um parcial de dois golos sem resposta distanciou-se, novamente, no marcador (15-12). A formação de Jorge Carvalho tentou responder mas com vários minutos decorridos viu-se a perder por 20-15, conseguindo uma ligeira aproximação, posteriormente, por Admilson Furtado, a 21-18. O resultado voltou a estar próximo a 23-21 mas a reta final do Madeira SAD foi contundente, conquistando uma vitória por 29-25.

Na Maia, o Águas Santas Milaneza recebeu o lanterna vermelha do Campeonato Placard Andebol 1, CD Xico Andebol, num encontro em que os vimarenses até inauguraram o marcador, o que deu lugar a um empate na abertura do jogo mas, aos cinco minutos, os maiatos já venciam por 5-1. A equipa do Xico Andebol ainda tentou a recuperação mas, aos 15 minutos, perdia por seis golos de diferença, com o placar a assinalar 9-3; no entanto, dez minutos mais tarde os vimaranenses já tinham conseguido a tão almejada aproximação, com 11-8, quando faltavam apenas cinco minutos para o descanso. A reta final do primeiro tempo acaba por ser favorável à formação de Ricardo Moreira que saiu para o descanso a vencer por 15-9. O segundo tempo acabou por seguir na mesma toada, sem que a turma de Guimarães conseguisse recuperar, acabando por claudicar novamente no Campeonato Placard Andebol 1, deixando os pontos na Maia, em casa do Águas Santas Milaneza, que venceu por 33-18, com Miguel Pinto em destaque, com seis golos marcados, tornando-o no artilheiro do jogo.

Novamente em Lisboa, foi a vez do Sporting CP receber o ADA Maia / Universidade da Maia, em casa emprestada pelo Boa Hora FC, onde os leões criaram bastantes dificuldades no primeiro tempo aos maiatos, saindo para o descanso a vencer por 14-11. No segundo tempo, a equipa de Ricardo Costa voltou a ser superior e carimbou uma vitória por 31-22, com Martim Costa em destaque, com seis tentos.

Na Horta, o SL Benfica venceu na deslocação ao reduto do Sporting Club da Horta, após uma primeira parte bastante equilibrada, com as equipas a sairem para o descanso com 16-17 no placar; o segundo tempo acabou por ditar a superioridade da equipa de Chema Rodriguez que somou uma vitória por 27-35, numa partida em que Eduardo Mendonça foi o melhor marcador, com 11 golos.

Campeonato Placard Andebol 1
19ª Jornada
26.02.2022 – 15h00 – FC Gaia Empril x ABC UMinho, 30:29 (16:14)
26.02.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x Artística de Avanca, 27:31 (14:17)
26.02.2022 – 17h00 – Madeira SAD x Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR, 29:25 (13:12)
26.02.2022 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x CD Xico Andebol, 33:18 (15:9)
26.02.2022 – 21h00 – Sporting CP x ADA MAIA/Universidade da Maia, 31:22 (14:11)
26.02.2022 – 21h00 – SC Horta x SL Benfica, 27:35 (16:17)
27.02.2022 – 15h00 – AD Sanjoanense Delba x CF Os Belenenses
27.02.2022 – 17h00 – FC Porto x Vitória FC, Porto Canal

Patrocinadores Institucionais