Campeonato Placard Andebol 1: Águias quebram ciclo vitorioso do FC Porto

PUB

SL Benfica impôs-se perante os dragões e quebrou o impressionante registo de 59 vitórias do FC Porto no Campeonato; Águas Santas Milaneza regressa às vitórias na receção ao Sporting da Horta.

O Águas Santas Milaneza recebeu o Sporting da Horta em jogo relativo à 17ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, vindo de três derrotas consecutivas – com FC Porto, SL Benfica e, a mais recente, na deslocação ao Funchal, diante do Madeira SAD por 33-27. Os maiatos voltaram ao registo vitorioso ao garantir os três pontos, já o Sporting da Horta registou a terceira derrota consecutiva – havia perdido com Sporting CP e FC Porto.

Miguel Neves abriu o ativo, marcando o primeiro de cinco golos sem resposta, o último deste parcial teve a assinatura de Ricardo Mourão. A resposta do Sporting da Horta só apareceu à passagem dos oito minutos de jogo, pela mão de Bruno Landim com o 5-1. Tiago Cunha, técnico açoriano, colocou o seu segundo time out, com 12 minutos volvidos e 7-1 no placard, para tentar encontrar o caminho para a baliza defendida por António Campos. No entanto, os insulares não saíram de forma positiva e o Águas Santas Milaneza deu seguimento ao seu bom momento chegando ao 9-1, através de um livre de 7 metros convertido por Mário Lourenço com 16 minutos decorridos.

Ulisses Ribeiro, em jogo de estreia ao serviço do Sporting da Horta, assinalou o 9-2, quebrando os 10 minutos sem qualquer golo por parte dos visitantes. Seguiu-se um momento de melhoria por parte dos açorianos, que chegaram ao 13-5, mas Alexandre Magalhães, chamado para um livre de 7 metros, disse presente e negou o sexto golo a Miguel Bagaço, dando seguimento ao bom momento de António Campos na baliza do Águas Santas Milaneza. A três minutos do intervalo, Bruno Landim viu a terceira exclusão de 2 minutos e consequente cartão vermelho, não podendo dar mais o seu contributo à equipa açoriana. António Aparício, atleta formado no Águas Santas Milaneza, agora ao serviço do Sporting da Horta, apontou o 13-7 registado ao intervalo.

Intervalo: 13-7

A primeira oportunidade para mexer o marcador no segundo tempo pertenceu ao Sporting da Horta, mas Alexandre Magalhães voltou a negar a conversão de um livre de 7 metros, desta vez frente a Ulisses Ribeiro. Na resposta foi Rúben Ribeiro quem estreou o marcador, 14-7. Nos momentos que se seguiram, a defesa insular, com a ajuda de Carlos Oliveira, conquistou algumas bolas que permitiram golos em transição, onde Eduardo Mendonça e António Aparício finalizaram com sucesso, reduzindo a desvantagem para cinco, 14-9.

Seguiram-se momentos de algum equilíbrio no marcador até que Spasoje Gacevic assinalou o 15-11, reduzindo a desvantagem para quatro bolas, diferença que não se registava desde o 4-0, obrigando Ricardo Moreira a utilizar um tempo técnico com 10 minutos decorridos da segunda parte. Os seis golos à maior regressaram através do número 6 maiato, Ricardo Mourão, ao assinalar o 19-13.

Carlos Santos, especialista defensivo dos locais, viu a terceira exclusão de 2 minutos com 15 minutos por jogar. Na sequência do lance, Spasoje Gacevic teve oportunidade para converter um livre de 7 metros, mas a falta de eficácia açoriana nestes momentos voltou a aparecer. Na resposta, João Gomes ampliou a vantagem para nove, conquistando a maior diferença registada até então no encontro, 22-13. A defesa maiata voltou a melhorar a performance e, com golos em transição, foi ampliando a diferença no marcador até ao 29-18 final.

Spasoje Gacevic, com 7 tentos, afirmou-se como o melhor marcador da partida. Do lado maiato, Ricardo Mourão foi o mais certeiro ao apontar 6 golos.

SL Benfica – FC Porto

No duelo em atraso entre águias e dragões, foram os locais a entrar melhor chegando ao 4-1, finalizado por Demis Grigoras, confirmando o bom arranque do SL Benfica no clássico. Seguiram-se momentos de domínio benfiquista, com ligeiras alterações no marcador – muito por culpa dos guardiões em campo – Gustavo Capdeville e Sebastian Frandsen iam dizendo presente e evitavam o disparar, para qualquer lado, no marcador.

Após uma exclusão benfiquista, o FC Porto aproveitou, numa primeira fase através de António Areia para reduzir, 9-8, e, de seguida, Victor Iturriza recolocou o empate no Pavilhão da Luz, perante a baliza vazia. O mesmo protagonista, internacional português, deu a primeira vantagem aos dragões ao assinar o 9-10 e, após paragem técnica solicitada por Magnus Andersson, os campeões nacionais em título imprimiram uma maior eficácia, recorrendo ao 7×6, e conquistaram uma vantagem de três golos, através de Daymaro Salina, 9-12.

Com 20 minutos volvidos, foi a vez de Chema Rodriguez utilizar um time out para quebrar o crescimento portista e voltar a dar soluções aos seus comandados. As águias responderam bem, aproveitaram a superioridade numérica e retomaram o empate, desta feita a 12, através de Lazar Kukic que finalizou na baliza vazia. Leonel Fernandes e António Areia voltaram a conquistar dois golos à maior, mas Lazar Kukic respondeu, em duplicado, assinalando o 14-14. Já após o soar da buzina para o intervalo, o ponta direita portista converteu um livre de 7 metros com sucesso, levando os dragões a vencer pela margem mínima para os balneários.

Intervalo: 14-15

No segundo tempo, os homens de Chema Rodriguez voltaram a entrar mais fortes e com um parcial de 3-0, dominaram o marcador com o 17-15. O técnico portista, Magnus Andersson, com menos de cinco minutos jogados nesta segunda parte, utilizou o seu segundo tempo técnico, pois não queria permitir o avanço no marcador por parte dos adversários. O técnico sueco manteve-se fiel ao 7×6, que ia dando resultado, mas queria acertar os processos defensivos, perante um Benfica que atacava com dois primeiras linhas e dois pivôs, num sistema 2:4. Pedro Cruz tornou-se num defesa mais profundo, a tentar condicionar as linhas de passe entre Bélone Moreira e Lazar Kukic, mas os centrais dos encarnados afirmaram-se uma dor de cabeça para os azuis e brancos. Com duas investidas consecutivas, em iniciativas individuais, Bélone Moreira finalizou com sucesso e voltou a dar a vantagem de duas bolas à equipa da casa.

Volvidos mais sete minutos após o segundo time out portista, Magnus Andersson utiliza a sua última carta para alinhar os posicionamentos defensivos. O defesa avançado passou a pressionar a primeira linha do lado contrário ao que havia feito mas, os protagonistas continuavam a ser Lazar Kukic e Bélone Moreira no plano ofensivo e, na baliza, Gustavo Capdeville negava claras oportunidades de golo ao FC Porto.

O SL Benfica conquistou uma margem de seis bolas, 29-23, através de Alexis Borges, a maior registada em todo o encontro. E, à entrada dos dez minutos finais, o técnico espanhol, ao serviço das águias, voltou a utilizar o 7×6 com três pivôs – que valeu o histórico empate a 33 em Nantes, diante do HBC Nantes, em jogo a contar para a EHF European League. Depois do 33-27, os azuis e brancos renovaram-se e conseguiram provocar erros ao ataque benfiquista e, com isso, concretizar golos que permitiram a aproximação no marcador. Com três minutos por disputar Rui Silva apontava o 33-31, terminando um parcial de 0-4 para os azuis e brancos e, obrigava Chema Rodriguez a chamar a sua equipa. Apesar do susto, as águias conseguiram serenar e Rogerio Moraes apontou o 36-33 que colocou um ponto final na senda de vitórias do FC Porto – 59 jogos consecutivos a vencer para o Campeonato Placard Andebol 1.

Lazar Kukic com 9 golos em 10 remates afirmou-se como o melhor marcador do encontro. Gustavo Capdeville com 13 defesas e Bélone Moreira com 6 golos e 5 assistências foram das principais figuras encarnadas.

Do lado do FC Porto, Victor Iturriza foi o maior artilheiro com 8 golos, seguido de Rui Silva com 7 golos e 5 assistências.

Os dragões não perdiam desde 29 de maio de 2019, curiosamente em jogo frente ao SL Benfica, onde as águias venceram por 31-34.

Campeonato Placard Andebol 1
13ª Jornada
13.02.2022 – 18h30 – SL Benfica x FC Porto, 36:33 (14:15)

17ª Jornada
12.02.2022 – 17h30 – ABC UMinho x AA Avanca, 28:22 (13:12)
12.02.2022 – 18h00 – AD Sanjoanense Delba x CD Xico Andebol27:29 (9:17)
12.02.2022 – 18h00 – Sporting CP x Vitória FC, 38:20 (17:11)
12.02.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x ADA Maia/Universidade da Maia, 30:29 (16:17)
13.02.2022 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x SC Horta, 29:18 (13:7)
16.03.2022 – 20h00 – Boa Hora FC Inetum x CF Os Belenenses
19.04.2022 – 19h30 – Madeira SAD x SL Benfica 
26.04.2022 – 20h00 – FC Porto x Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR, Porto Canal

Patrocinadores Institucionais