Campeonato Placard Andebol 1: Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR recebe AD Sanjoanense

PUB

Objetivo de subir na tabela é comum entre as equipas da Póvoa e São João da Madeira; A Bola TV transmite em direto o jogo entre CD Xico Andebol e Sporting CP, a partir das 20h00.

Após uma paragem longa para a realização do EHF Euro 2022, o Campeonato Placard Andebol 1 está de volta esta semana e com vários jogos de cartaz. A 16ª jornada arranca esta terça-feira com o duelo entre SC Horta e FC Porto, e no dia seguinte irão realizar-se cinco jogos referentes a esta fase da prova, que marca o regresso à competição para muitas equipas depois de uma interrupção que começou no final do ano passado. Um dos embates agendados decorrerá em Guimarães, entre CD Xico Andebol e Sporting CP e contará com transmissão em direto n’A Bola TV, a partir das 20h00.

Na Póvoa de Varzim, Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR e AD Sanjoanense irão medir forças num jogo que reúne particular interesse, pelo facto de ambas as equipas estarem separadas apenas por um ponto e em patamares próximos na tabela: os poveiros ocupam a 9ª posição, com 24 pontos e contabilizam cinco vitórias em 14 jogos; já o conjunto visitante está no 12º posto, com menos um ponto e também menos um jogo realizado, mas com os mesmos cinco triunfos alcançados. O Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR realizou apenas um jogo em 2022, diante do SL Benfica, que ditou o afastamento da Taça de Portugal, enquanto que a AD Sanjoanense está sem competir desde o dia 18 de dezembro, sendo que o último jogo foi também referente à Prova Rainha e resultou uma vitória diante da Juve Lis, nos 1/16 de Final. Agora a competição é outra e há três pontos em disputa que poderão ser importantes para qualquer uma das equipas na busca pela escalada na classificação.

João Santos, lateral e capitão do Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR, diz que é necessário vencer para estar mais perto da tão desejada regularidade na prova mas destaca a qualidade do adversário: “A AD Sanjoanense é uma equipa que tem vindo a evoluir com o acumular das jornadas e será um jogo ainda mais difícil do que o da primeira volta, onde o Póvoa AC ganhou com grande dificuldade e isso terá de servir de aviso para o que vamos encontrar na próxima quarta-feira. [O adversário] Tem jogadores com muita experiência e alia a isso uma boa capacidade individual em duelos de 1×1 e 2×2. Depois de sermos eliminados da Taça de Portugal queremos dar uma resposta já neste jogo e mudar o paradigma que tivemos na primeira volta, onde não conseguimos atingir regularidade nas nossas exibições. Que seja, acima de tudo, um excelente jogo e que, no fim, o Póvoa Andebol Clube obtenha a vitória.” – referiu.

Do outro lado, João Varejão realçou também o resultado da primeira volta – que ditou uma vitória pela margem mínima do Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR – e diz que há espaço para melhorar e conseguir agora um resultado diferente: “Depois de avanços e recuos na preparação com alguns treinos e jogos condicionados e alterados, finalmente vamos competir e retomar os jogos do campeonato. Iniciamos esta segunda volta contra um adversário que apresenta cinco vitórias até ao momento, tal como a nós e apenas mais um ponto na classificação (apenas porque tem um jogo realizado a mais). Na primeira volta, perdemos em São João da Madeira por 21-22, mas mantivemos o jogo equilibrado e com a possibilidade de pontuar. Reconhecemos que a equipa da Póvoa joga perante os seus adeptos, no entanto estamos focados e acreditamos que podemos melhorar o resultado anterior. Esperamos encontrar dificuldades mas estamos preparados para lutar pelos três pontos. Toda a equipa está motivada para retomar a competição e, jogo após jogo, melhorar a nossa classificação.” – disse o treinador de 44 anos.

À mesma hora (21h00), o ADA Maia/Universidade da Maia irá receber o ABC UMinho. A equipa maiata, atual 8ª classificada pretende evitar o terceiro jogo sem vencer e aproximar-se do top-5 mas, pela frente, estará um emblema minhoto (14º) que atravessava a melhor fase desde o início da época até à paragem: três vitórias consecutivas.

Nuno Silva, treinador do ADA Maia/Universidade da Maia diz que este será um “jogo com elevado grau de dificuldade, frente a um adversário de grande valor. É uma equipa que está num processo de desenvolvimento e adaptação a um novo treinador, e tem vindo a evoluir bastante bem no seu jogo. Esperamos estar nas melhores condições, vimos de um surto de COVID-19 que afetou o nosso grupo de trabalho, mas esperamos, com atitude e mentalidade positiva – e com a preparação que foi possível efetuar-, poder levar de vencida este adversário.” – afirmou.

Do lado bracarense, Filipe Magalhães salienta a importância da partida para o crescimento da equipa: “É um jogo muito importante para nós, no qual vamos ter de lutar muito para levar de vencida a muito organizada equipa do ADA Maia/Universidade da Maia. Queremos muito regressar às vitórias para continuarmos, passo a passo, jogo a jogo, a subir lugares na tabela classificativa e continuar o nosso processo de evolução e crescimento.” – referiu.

Após o jogo entre FC Porto e SC Horta, agendado para esta terça-feira, todos os restantes encontros da 16ª Jornada irão ter lugar esta quarta-feira, à exceção dos embates entre CF Os Belenenses e FC Gaia Empril (adiado para dia 16 de abril) e Vitória FC e Boa Hora FC Inetum (adiado para dia 19 de março).

Campeonato Placard Andebol 1
16ª Jornada
08.02.2022 – 21h00 – SC Horta x FC Porto, Porto Canal
09.02.2022 – 19h00 – Madeira SAD x Águas Santas Milaneza
09.02.2022 – 20h00 – SL Benfica x AA Avanca, BTV
09.02.2022 – 20h00 – CD Xico Andebol x Sporting CP, A Bola TV
09.02.2022 – 21h00 – ADA Maia/Universidade da Maia x ABC UMinho
09.02.2022 – 21h00 – Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR x AD Sanjoanense
19.03.2022 – 18h00 – Vitória FC x Boa Hora FC Inetum
16.04.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x FC Gaia Empril

Patrocinadores Institucionais