Campeonato Placard Andebol 1: Receção do FC Gaia ao ABC UMinho à 19ª jornada

PUB

Transmissão em direto n’A Bola TV do duelo entre gaienses e minhotos, a partir das 15h00 deste sábado; Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR no Funchal para jogar com o Madeira SAD.

O FC Gaia já conheceu os três desfechos possíveis em 2022: entrou no novo ano a perder com o Vitória FC, respondeu com um triunfo diante do ADA Maia/Universidade da Maia e empatou em Avanca na jornada passada, a 27 golos. Esta semana, a equipa comandada por Carlos Resende foi afastada da Taça de Portugal pelo Águas Santas Milaneza e, por isso, todo o foco fica agora voltada para o Campeonato Placard Andebol 1, competição em que o FC Gaia tem demonstrado um nível elevado, ocupando, atualmente, o 5º lugar a apenas três pontos do top-4.

O adversário nesta ronda 19 será o ABC UMinho, equipa que venceu dois dos três jogos realizados no novo ano, tendo perdido apenas com o SL Benfica, na jornada passada, um resultado que travou uma série de cinco triunfos consecutivos no campeonato. A formação bracarense foi igualmente eliminada da Prova Rainha, pelo Sporting CP, ou seja, as atenções dos minhotos – 10 º classificado com 29 pontos em 16 jogos (menos um do que o FC Gaia) – estão centradas em exclusivo no Campeonato Placard Andebol 1. Prevê-se, por isso, um jogo interessante na cidade da Vila Nova de Gaia, que contará com transmissão em direto n’A Bola TV, a partir das 15h00 deste sábado.

Carlos Resende, em antevisão, diz que “o jogo com o ABC UMinho vai ser muito importante e difícil, porque é um adversário que luta por objetivos semelhantes e que está a vivenciar uma boa fase desportiva.”

Do lado do ABC UMinho, o treinador Filipe Magalhães antevê um jogo dividido entre dois conjuntos que farão de tudo para garantir os três pontos: “Depois da derrota na última jornada, queremos voltar às vitórias e mostrar a nossa qualidade. Vai ser, certamente, um bom jogo de andebol, com duas equipas que vão deixar tudo em campo para vencer o jogo.”

Madeira SAD – Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR

Entre insulares e poveiros há um principal ponto em comum: ambas as equipas chegam a este duelo após duas vitórias consecutivas, o que faz deste próximo embate um momento especial e importante no capítulo da motivação. Madeira SAD (12º) e Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR (9º) estão separados por apenas um ponto, apesar de os madeirenses terem menos um jogo e, em caso de vitória, ultrapassam o conjunto da Póvoa de Varzim na tabela.

Paulo Fidalgo, técnico do Madeira SAD, salienta o bom momento de forma das duas equipas e diz que a sua equipa tem vindo a melhorar nos vários capítulos do jogo, e que isso pode ser uma vantagem para este confronto: “É mais um jogo em que a nota dominante será o equilíbrio. O Póvoa AC vem de dois resultados muito bons, tal como o Madeira SAD, as expetativas de ambas as equipas são manterem-se na rota das vitórias e praticar um bom andebol. No que diz respeito ao Madeira SAD, espero que consigamos manter esta dinâmica de jogo. A equipa tem crescido imenso em muitas fases do jogo, estamos a conseguir atingir níveis de qualidade altíssimos em termos defensivos e aumentámos também a nossa eficácia ofensiva, pelo que era importante – para podermos vencer o Póvoa AC – continuar a apresentar este registo, sabendo que do outro lado estará uma boa equipa, com um guarda-redes, um bom treinador, uma boa estrutura defensiva e que irá, certamente, colocar problemas ao Madeira SAD no ataque.”

Gabriel Maroja, treinador-adjunto, fez a antevisão do jogo com os insulares e diz que só a vitória interessa para subir na tabela: “No próximo sábado, teremos o nosso primeiro jogo fora de casa em 2022. Será um duelo difícil, contra uma equipa que luta diretamente connosco por melhorias na tabela classificativa. Estamos cientes de que a equipa do Madeira SAD sofreu alterações no seu plantel, no entanto, não podemos deixar de realçar que é uma equipa muito bem orientada, experiente e com um modelo de jogo bem consolidado. Para nós, apenas os três pontos interessam, a nossa equipa está focada e motivada e faremos de tudo para regressar à Póvoa de Varzim com mais uma vitória.”

Campeonato Placard Andebol 1
19ª Jornada
26.02.2022 – 15h00 – FC Gaia Empril x ABC UMinho, A Bola TV
26.02.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x Artística de Avanca, Boa Hora FC TV/andeboltv
26.02.2022 – 17h00 – Madeira SAD x Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR
26.02.2022 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x CD Xico Andebol, águassantastv/andeboltv
26.02.2022 – 21h00 – Sporting CP x ADA MAIA/Universidade da Maia, Sporting TV
26.02.2022 – 21h00 – SC Horta x SL Benfica
27.02.2022 – 15h00 – AD Sanjoanense Delba x CF Os Belenenses
27.02.2022 – 17h00 – FC Porto x Vitória FC, Porto Canal

Patrocinadores Institucionais