Campeonato Placard Andebol 1: Leões sofrem mas vencem no Restelo

PUB

Sporting CP lutou até ao fim e acabou por vencer o CF Os Belenenses por 24-27; Poveiros superiorizaram-se ao Águas Santas Milaneza por 23-20.

CF Os Belenenses – Sporting CP

André José apontou o primeiro golo da partida mas, rapidamente, a turma de João Galego Garcia respondeu com Bruno Moreira a assinalar o 3-1, à passagem dos 5 minutos. Os locais seguiram na liderança até ao 4-3 convertido por Nelson Pina – momento que antecipa um mau período ofensivo dos homens do Restelo – o Sporting CP apontou cinco golos contra zero, chegando ao 4-8. Gonçalo Nogueira, com o 5-8, acabou por quebrar o jejum de golos (cerca de 10 minutos sem marcar) do CF Os Belenenses. Seguiram-se momentos de protagonismo por parte dos dois guardiões – Tiago Silva (CFB) e Yassine Belkaied (SCP) que negaram finalizações parte-a-parte. Ricardo Costa alterou toda a sua primeira linha – saiu Martim Costa, André José e Francisco Costa, para dar lugar a Salvador Salvador, Carlos Ruesga e Natan Suarez; este último, camisola 7 dos leões, entrou a todo vapor e com duas finalizações consecutivas registou a primeira diferença de cinco golos, 5-10.

João Galego Garcia, descontente com o desempenho ofensivo da sua equipa, solicitou o seu primeiro time out à passagem do minuto 20, a equipa saiu bem e Bruno Moreira reduziu a desvantagem, 6-10. Nelson Pina esteve novamente em destaque, com conquistas na defesa e golos convertidos, dando o mote para a recuperação dos homens de Belém. A um minuto do intervalo, Cláudio Pedroso encostou o marcador, 10-11, concluindo um parcial de 4-1. Carlos Ruesga respondeu de imediato, mas o espetáculo ficou guardado para o último ataque dos homens da casa, com Rui Barreto a finalizar um golo aéreo, assistido por Cláudio Pedroso, e as equipas acabaram por recolher para os balneários com apenas um golo de diferença no placar, 12-13.

Intervalo: 12-13

Retomada a partida, Nelson Pina assinou o empate a 13. No entanto, os leões conseguiram retomar a liderança e chegar aos dois golos à maior, através um livre de 7 metros convertido por Francisco Costa (14-16). Tiago Silva, na baliza dos locais, ia brilhando e no ataque a sua equipa ia respondendo, o empate volta a surgir a 17 golos, desta vez assinado por Tiago Pereira, com dez minutos decorridos da segunda metade. Ricardo Costa levou o cartão verde à mesa, com o resultado a marcar um empate a 18 à entrada do 14º minuto. Francisco Costa na linha de 7 metros, por duas vezes consecutivas, voltou a finalizar com sucesso, dando nova liderança por dois aos visitantes (18-20).

Matevz Skok entrou a fazer a diferença – negando golos à equipa da casa – e ajudou os leões a distanciar, ainda que ligeiramente, no marcador. Jonas Tidemand apontou a maior vantagem dos leões na segunda parte, 18-21. Com duas finalizações seguidas, os homens de Belém voltaram a encostar o resultado. Com 22-24 no marcador, João Galego Garcia faz uso a um time out à entrada dos últimos 15 minutos. Apesar dos locais não finalizarem após o tempo técnico, Tiago Silva fez uma boa defesa que voltou a dar a oportunidade aos homens de Restelo para reduzir para a diferença mínima – oportunidade que João Ferreira não desperdiçou (23-24). Josep Folqués recolocou a vantagem por dois e, após uma defesa de Matevz Skok frente a Gonçalo Nogueira (na conversão de um livre de 7 metros), foi Francisco Costa – imparável da marca de 7 metros – quem deu os 3 golos à maior, com pouco mais de um minuto por jogar (23-26). Novo time out na partida, solicitado por João Galego Garcia, resultou no 24-26 de Rui Barreto. Os homens de Belém apresentaram uma defesa individual e Ricardo Costa não hesitou em parar a partida para tranquilizar o ataque da sua equipa. Josep Folqués acabou por sentenciar o destino do jogo ao finalizar o 24-27. Francisco Costa, com 8 golos concretizados, foi o melhor marcador do encontro.

À mesma hora, em Lisboa, disputou-se o duelo entre ABC UMinho e SL Benfica, em jornada invertida. As águias entraram a todo o gás e impuseram desde cedo uma margem confortável no marcador, chegando ao 2-9. Ao intervalo, os homens de Chema Rodriguez já venciam por 9-21. O resultado final, ditou uma vitória benfiquista por 36-21. Paulo Moreno e Jonas Kallman dividiram o título de melhor marcador, com 7 golos cada.

Mais tarde registaram-se dois empates a 27. O Vitória FC recebeu a AD Sanjoanense Delba – vinda de uma derrota diante do CD Xico Andebol – e, apesar da vantagem ao intervalo por 15-13, não conseguiu bater os aveirenses. Ruben Santos, pelos sadinos, foi o melhor marcador com 9 golos. Em Avanca, o empate a 27 foi entre a Artística de Avanca Bioria e o FC Gaia. No final dos 30 minutos, a vantagem era caseira por 13-11. Na segunda metade os gaienses reagiram e acabou por se registar o empate. Pedro Oliveira assinou 10 golos e foi o maior artilheiro o encontro. Em Guimarães, o CD Xico Andebol recebeu o FC Porto e averbou uma derrota por 26-47. Ao intervalo o placar assinalava 14-25. António Areia, com 9 golos, foi o melhor marcador da partida.

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR – Águas Santas Milaneza

Na Póvoa de Varzim, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR procurava a segunda vitória consecutiva perante os seus adeptos na receção ao Águas Santas Milaneza, atual quarto classificado. E foi isso que se verificou no Municipal da Póvoa de Varzim, apesar da primeira vantagem pertencer aos maiatos, 0-1, os locais responderam bem e, com 11 minutos jogados, o placard assinalava 4-1. Humberto Gomes ia dizendo presente, mas os visitantes foram recuperando a desvantagem e com um parcial de 1-4, chegaram ao empate a 5, finalizado por Francisco Fontes, à passagem dos 20 minutos. Um jogo onde, claramente, as defesas se superiorizavam aos ataques, os experientes Humberto Gomes, ao serviço do Póvoa AC, e António Campos, pelo Águas Santas, iam sendo os protagonistas. Apesar da recuperação maiata, os comandados de Jorge Carvalho não permitiram a reviravolta no marcador e saíram para o intervalo com o marcador a registar uma vantagem pela margem mínima, 9-8.

Intervalo: 9-8

No recomeço da partida foram os atletas de Ricardo Moreira que entraram melhor e chegaram à primeira vantagem com o 10-11 assinada por João Gomes. O Águas Santas seguiu em crescendo e chegou ao 13-15. Foi altura dos poveiros crescerem na partida e abanarem as redes defendidas por António Campos por seis vezes consecutivas, sem sofrer qualquer golo, o que se refletiu no 19-15, maior vantagem registada até então. Ricardo Moreira, técnico maiato, utilizou o seu time out com 22 minutos do segundo tempo decorridos para tentar virar o sentido do jogo. No entanto, a equipa de Jorge Carvalho soube gerir a vantagem que havia conquistado e, com a ajuda de Humberto Gomes, foram mantendo a liderança. João Santos, assistido por Alan Silva, assinou o 23-19, igualando a maior diferença do encontro. Ainda houve tempo para reduzir através de Rúben Ribeiro, mas não para evitar outro desfecho. Num jogo onde as defesas foram claramente superiores, Humberto Gomes foi o principal protagonista com 17 defesas, 45% de eficácia e ainda 1 golo. António Campos, na baliza contrária, também se mostrou presente ao parar 12 bolas e contabilizando 37% de eficácia.

O Póvoa AC Bodegão Grupo CCR encontra-se em nono lugar da tabela classificativa com 30 pontos, a apenas um de ADA Maia Universidade da Maia, e o Águas Santas Milaneza permanece na quarta posição, com 40 pontos mas vê os adversários diretos mais próximos. Mais tarde, foi a vez de ADA Maia Universidade da Maia e Boa Hora FC Inetum entrarem em campo. Os maiatos regressaram às vitórias, depois de três desaires consecutivos, por 38-21. Na recolha para os balneários, os homens de Nuno Silva já venciam por 15-8. João Furtado com 8 golos, foi o melhor marcador do encontro.

No fecho da 18ª Jornada houve duelo insular, com o Sporting da Horta a receber o Madeira SAD e onde os madeirenses somaram os três pontos. Ao intervalo a vantagem já era de 9-16. No segundo tempo a turma de Paulo Fidalgo seguiu na liderança e venceu por 22-36. O melhor marcador da partida foi Délcio Pina com 14 golos.

Campeonato Placard Andebol 1
18ª Jornada
19.02.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Sporting CP24:27 (12:13)
19.02.2022 – 15h00 – SL Benfica x ABC UMinho, 36:21 (21:9)
19.02.2022 – 18h00 – Vitória FC x AD Sanjoanense Delba, 27:27 (15:13)
19.02.2022 – 18h00 – Artística de Avanca x FC Gaia Empril, 27:27 (13:11)
19.02.2022 – 19h00 – CD Xico Andebol x FC Porto, 26:47 (14:25)
19.02.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Águas Santas Milaneza, 23:20 (9:8)
19.02.2022 – 19h30 – ADA Maia Universidade da Maia x Boa Hora FC Inetum, 38:21 (15:8)
19.02.2022 – 21h00 – Sporting da Horta x Madeira SAD, 22:36 (9:16)

Patrocinadores Institucionais