EHF Champions League: Exibição de luxo garante ponto importante

PUB

FC Porto empata em casa do HC Telekom Veszprém, à 11ª Jornada, da Liga dos Campeões, a 28 golos.

7 inicial: Sebastian Frandsen, Diogo Branquinho, Pedro Valdés, Rui Silva, Djibril M’bengue, Miguel Alves e Victor Iturriza.

Foi o ponta esquerda esloveno, Gasper Marguc, a inaugurar o marcador a favor dos locais. Rasmus Lauge ampliou o marcador para 2-0 mas, em superioridade numérica, o FC Porto conseguiu inaugurar o marcador com quatro minutos decorridos, pela mão de Ivan Sliskovic, 2-1.

O empate surgiu mais tarde, à entrada do minuto 10, através de Pedro Valdés, 4-4, mas a resposta de Rasmus Lauge foi imediata. Os ataques foram-se superiorizando às defesas e, com 15 minutos jogados, Momir Ilic solicitou o seu primeiro tempo técnico, quando o marcador assinalava um empate a 9 golos. Quem voltou aos 40×20 por cima, foi a formação de Magnus Andersson que, após uma exclusão a Pedro Valdés e, ainda, uma sanção ao treinador, conquistou uma bola na defesa e, por Diogo Branquinho em contra ataque, chegou à primeira liderança no terreno do Telekom Veszprém, 10-11.

Novo empate a registar na Hungria, com um golo do internacional francês Kentin Mahé, desta feita a 12 bolas. Seguiram-se alguns momentos sem qualquer golo e Magnus Andersson, aos 24 minutos, utilizou o seu primeiro time out. No entanto, quem voltou a fazer mexer o marcador foi Andreas Nilsson, pivô sueco, que apontou o 13-12. Sebastian Frandsen com uma grande presença impulsionou os azuis e brancos a voltar à liderança e Daymaro Salina assinou o 13-14. Do outro lado, o também pivô, Andreas Nilsson volta a colocar a igualdade. Golo cá, golo lá, acabou ditar o empate a 15 na saída para o intervalo.

Intervalo: 15-15

Petar Nenadic, fez abanar as redes portistas na abertura da segunda parte, mas o empate a 16 teve nota artística com António Areia a assistir Ivan Sliskovic para um golo aéreo. O equilíbrio ia sendo nota predominante na Hungria e nem a inferioridade numérica abalava o FC Porto que, através de Rui Silva, após nova defesa de Sebastian Frandsen, deu a primeira liderança por dois aos dragões, 17-19.

À passagem dos 40 minutos, o FC Porto seguia com a mesma vantagem, 19-21, e os húngaros sentiam cada vez mais dificuldade em ultrapassar a defesa azul e branca. Momir Ilic voltou a chamar os seus jogadores para limar os processos ofensivos. Ataques cada vez mais lentos, muito por mérito defensivo, mantinham o equilíbrio no marcador que, sensivelmente, a meio do segundo tempo assinalava 21-23 favorável aos dragões.

Seguiu-se uma mudança no plano defensivo húngaro, colocando Gasper Marguc como defesa avançado num 5:1, mas o FC Porto foi-se adaptando e o Telekom Veszprém ia cometendo erros na finalização, que permitiam aos portugueses estar a vencer por 23-25 à passagem do minuto 50, momento em que Magnus Andersson chama os seus atletas com o seu segundo time out.

No entanto, falhas na finalização portista, permitiram três golos dos locais que voltaram a liderar com sete minutos por jogar (26-25). Magnus Andersson não permitiu a recuperação do Telekom Veszprém e voltou a parar a partida, desta vez para lançar o 7×6.

Apesar do bom momento de Vladimir Cupara, recém entrado na partida, a defesa do FC Porto continuava a dar provas e, depois de evitar a desvantagem por dois, os portistas responderam pela mão de Leonel Fernandes retomando o empate, agora a 27.

Pedro Valdés, através de um contra ataque, deu de novo a liderança ao FC Porto, 27-28. Mas um livre de 7 metros convertido por Petar Nenadic resultou em novo empate. Os dragões não foram capazes de finalizar e deixaram cerca de 20 segundos para Momir Ilic preparar o último ataque no time out. A defesa portista seguiu com forte e impediu que a bola chegasse à baliza defendida por Sebastian Frandsen.

Com este empate, o FC Porto sobe, provisoriamente ao sexto lugar do Grupo B, ficando com mais um ponto que o Motor Zaporozhye – que viu o seu jogo desta jornada, frente ao PSG, ser adiado.

Top Player: Kentin Mahé – 6 golos (100%) e 1 assistência

EHF Champions League
Fase de Grupos – 11ª Jornada
16.02.2022 – 17h45 – Telekom Veszprém x FC Porto, 28:28 (15:15)

Patrocinadores Institucionais