EHF Euro 2022: Sorteio de Sub-20 realiza-se em Gondomar

PUB

Sorteio do Campeonato da Europa Sub-20, que se irá realizar em Portugal de 7 a 17 de julho, tem lugar na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, esta sexta-feira.

A Casa Branca de Gramido vai ser palco do Sorteio do Campeonato da Europa Sub-20 na próxima sexta feira, pelas 11h00. O sorteio, com a moderação de Duarte Monteiro, irá definir o destino das 16 equipas em competição em quatro grupos, onde Portugal terá oportunidade de escolher o seu grupo. As seleções irão a sorteio distribuídas nos seguintes potes:

Pote 1 – Alemanha, Croácia, Eslovénia e Espanha
Pote 2Portugal, Islândia, Dinamarca e Suécia
Pote 3 – França, Hungria, Itália e Noruega
Pote 4 – Ilhas Faroé, Montenegro, Polónia e Sérvia

Este sorteio contará com ilustres convidados, entre os quais, os maiores representantes das federações envolvidas: Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Michael Wiederer, Presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF). De honrar, igualmente, as presenças dos Presidentes Camarários e Vereadores: Marco Martins (CM Gondomar), José Guilherme Aguiar (CM Vila Nova de Gaia) e Vasco Pinho (CM Matosinhos).

Carlos Martingo, líder da Seleção em competição, será acompanhado de André Sousa e Martim Costa, atletas representantes do grupo. Carlos Resende, como jogador mais internacional por Portugal, também dará o seu contributo e, Rui Silva e Fábio Magalhães serão os representantes dos Heróis Do Mar.

O Campeonato da Europa de Sub-20 terá lugar de 7 a 17 de julho, nas cidades de Gondomar, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Portugal já foi organizador de algumas competições internacionais, nomeadamente, o Campeonato da Europa em 1994 e o Campeonato do Mundo em 2003 – ambos a nível sénior. Em escalões de formação, o solo luso já recebeu o Campeonato da Europa de Sub-19 em 1999 e, mais recentemente, em 2016, foi a vez do Europeu de Andebol de Praia ter lugar em Portugal.

Na história de Campeonatos da Europa Sub-20, Portugal conquistou a medalha de prata na edição de 2010. João Ferraz, em representação da nação, foi o melhor marcador português em prova com 36 golos – 12º na lista geral. Nesse ano, a seleção orientada por Rolando Freitas ultrapassou a fase de grupos com três vitórias – Islândia, Eslováquia e Israel. No Main Round, os portugueses bateram a Dinamarca e França, contabilizando cinco vitórias em outros tantos jogos. Na meia final, novo embate com a Eslovénia e nova vitória… Chegados à final, os caminhos com a Dinamarca voltaram a cruzar-se e, desta vez, os nórdicos foram mais fortes e nem os seis golos de Pedro Portela – melhor marcador da partida – evitaram outro desfecho.

Quanto aos resultados recentes da geração que irá representar a seleção das quinas nesta competição, os homens de Carlos Martingo conquistaram o sexto lugar na edição do Campeonato da Europa Sub-19 de 2021. O Europeu, realizado na Croácia, viu a Alemanha sagrar-se campeã, a prata a ficar destinada aos anfitriões e o bronze foi entregue à Seleção Espanhola.

Na história, a atual campeã Sub-19, Alemanha, tem o mesmo número de medalhas conquistadas, seis, que a líder europeia, Dinamarca. No entanto, os dinamarqueses somam às quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, já os alemães têm no seu palmarés três ouros, duas pratas e um bronze. Para fechar o pódio de Seleções Sub-20 mais tituladas segue-se a Espanha com dois ouros, uma prata e duas medalhas de bronze. Num total de 13 países medalhados em Campeonatos da Europa Sub-20, Portugal ocupa o nono lugar com uma prata conquistada – mesmo registo que Bielorrússia e Croácia.

Poderá acompanhar o sorteio aqui ou no link abaixo.

Patrocinadores Institucionais