EHF European League: Leões e Águias de volta aos duelos europeus

PUB

Sporting CP e SL Benfica regressam à EHF European League para disputar a Ronda 7 da Fase de Grupos, diante de Kadetten Schaffhausen e TBV Lemgo Lippe, respetivamente.

Os leões, inseridos no Grupo D, encontram-se atualmente em terceiro lugar, com sete pontos em seis jogos disputados. No último jogo realizado, os comandados de Ricardo Costa arrecadaram uma derrota no terreno do Eurofarm Pelister por 31-25. No entanto, os homens de Alvalade querem repetir o bom resultado da primeira volta diante dos suíços do Kadetten Schaffhausen, vitória por 29-28, e tentar subir na tabela classificativa.

Os adversários do Sporting CP vêm de uma série de resultados positivos – empate diante do USAM Nimes Gard e duas vitórias frente ao AEK Athens HC – enquanto que os leões, além da derrota na Macedónia contra o Eurofarm Pelister, haviam empatado no Pavilhão João Rocha contra o mesmo adversário.

No plano interno, os suíços lideram o campeonato com 16 vitórias e 2 empates em 18 jogos. Já a equipa verde e branca, segue também no primeiro posto, com mais um e dois jogos que os adversários diretos, FC Porto e SL Benfica, respetivamente, com 16 vitórias e 1 derrota, em 17 jogos disputados. Em 2022 os leões estão invencíveis, com o pleno de quatro vitórias nas competições internas, e querem entrar com o pé direito também nas competições europeias.

Ricardo Costa, timoneiro dos verde e brancos, destaca a dificuldade que a sua equipa teve em vencer os suíços em casa e, ainda, o regresso de Joan Cañellas que na primeira volta não estava ao dispor de Adalsteinn Eyjolfsson, técnico do Kadetten Schaffhausen:

“Ambicionamos a vitória. Sabemos da dificuldade que é jogar com o Kadetten Schaffhausen, pois defrontámo-los na primeira jornada – que não foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte. Falhámos imensos golos e o adversário teve agora a oportunidade de recuperar um dos seus melhores jogadores, o Joan Cañellas, e ao recuperá-lo a equipa ficou sem dúvida mais forte. Vencemos o primeiro jogo apenas por um golo e no último segundo, por isso não foi um bom jogo da parte do Sporting CP. Queremos fazer melhor e com isso não é apenas ganhar, é concretizarmos um bom jogo.” – rematou o técnico leonino.

Já as águias, inseridas no Grupo B, encontram-se na segunda posição da tabela classificativa com 9 pontos em 6 jogos disputados, em igualdade pontual com os líderes, GOG. Na Fase de Grupos da EHF European League, os homens de Chema Rodriguez apenas consentiram uma derrota na receção aos dinamarqueses, com quem partilham o mesmo número de pontos, por 25-33, e um empate, considerado positivo, no terreno do HBC Nantes a 33 golos. Com o arranque de 2022, o balanço do SL Benfica é bastante satisfatório, tendo vencido todos os jogos disputados, o último deles em casa frente ao FC Porto, por 36-33, quebrando o ciclo vencedor, 59 vitórias consecutivas no Campeonato Placard Andebol 1, dos azuis e brancos.

Os seus adversários para a sétima ronda, TBV Lemgo Lippe, que disputam a LIQUI MOLY Bundesliga, encontram-se no nono lugar do campeonato com um total de 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, arrecadando 20 pontos em 19 jogos. Em 2022 os alemães consentiram um empate frente à equipa onde atua o português André Gomes, MT Melsungen, e, mais recentemente, venceram o TuS N-Lübbecke por 27-22.

Apesar de se prever um duelo complicado para os encarnados, motivação não falta para repetir o bom resultado da primeira mão, 29-30 na Alemanha, e seguir na perseguição ao líder do grupo, GOG.

Alexis Borges, pivô dos encarnados, refere o bom momento que as águias estão a atravessar depois da vitória importante no Campeonato Placard Andebol 1, mas garante que a equipa já está totalmente focada no duelo com os alemães:

“Estamos contentes, nós e os adeptos. Foi um dia [domingo] importante para continuarmos na luta, agora é virar a página e focar no jogo de terça-feira. (…) Devemos continuar a trabalhar focados no que temos a fazer e acreditar no que o míster nos passa. No jogo temos de nos entreajudar e defender como temos vindo a fazer” – referiu.

Alexis Borges acrescentou ainda sobre a importância de jogar em casa, diante dos seus adeptos:

“Jogar em casa é um fator favorecedor, estamos com os nossos adeptos e isso é o mais importante. Vamos estar mais concentrados a trabalhar e a jogar, tem tudo para correr bem”

EHF European League
Fase de Grupos – 7ª Jornada
15.02.2022 – 19h45 – Kadetten Schaffhausen x Sporting CP, Sporting TV
15.02.2022 – 19h45 – SL Benfica x TBV Lemgo Lippe, BTV

Patrocinadores Institucionais